Connect with us

Jacobina do Piauí

Jacobina do Piauí promove Conferência Final e aprova Plano Municipal de Saneamento Básico

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Jacobina do Piauí, realizou na manhã desta terça, 28 de setembro, na sede do CRAS, a Conferência Final do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB).

O evento aconteceu de forma semipresencial, e reuniu o Comitê de Coordenação, os delegados, bem como representantes diversas segmentos para votar as propostas colhidas durante os eventos relacionados à diagnóstico técnico-participativo, prospectivas, programas, projetos e ações afim de consolidar e aprovar o Plano Municipal de Saneamento Básico, que é um documento que norteará as ações do município na implementação dos serviços de saneamento básico.

A conferência final tem como objetivo geral apresentar, debater e aprovar o Plano contendo as diretrizes, programas e metas e ações para cada um dos componentes do sistema de saneamento básico do município.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é DSC_7570-1024x683.jpg

O Plano de Saneamento Básico atende a Lei 11.445/2007, que busca a universalização dos serviços de saneamento, abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, resíduos sólidos e drenagem urbana. O documento envolveu diferentes fatores na sua elaboração, incluindo a participação direta dos gestores públicos, sociedade civil, equipes técnicas e demais agentes do saneamento, de modo a respeitar e contemplar todos os interesses, desde que voltados para o combate da desigualdade social, incluindo soluções antecipadas para áreas de risco, preservação ambiental e planejamento de obras e projetos a serem efetivados em cada um dos pilares do saneamento.

Após a solenidade de abertura e a leitura do Regimento Interno, feita pela técnica da Secretaria de Meio Ambiente, Roberta Kelly, os trabalhos foram conduzidos pelo técnico da FESP-SP, José Lucas, que acompanhou de forma online. Segundo ele, todo o debate, referente ao Plano Municipal de Saneamento Básico, foi iniciado desde 2019, onde foram realizadas várias oficinas com participações para que fosse construindo o documento, avaliado e aprovado na conferência final.

Durante a conferência, o engenheiro civil da FESP-SP, Afonso Luís Silva, que também participou de forma virtual expôs de maneira sucinta todas as etapas do projeto elaboração do PMSB de Jacobina, com foco nos componentes como abastecimento de água/ esgotamento sanitário/ drenagem de águas pluviais/ limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos.

O prefeito Gederlânio Rodrigues de Oliveira, o “GD”, frisou sobre da importância do PMSB para o município. “Representa um marco na questão do saneamento de nossa cidade, um documento bem elaborado e de fundamental importância para nossa município, onde irão ser estabelecidos a política de saneamento que nós vamos poder planejar daqui pra frente, a qual identifica todas as falhas referente ao componentes básicos de saneamento e que vai nos ajudar permitindo buscar recursos para melhorar esse setor em Jacobina”, disse.

“É um Plano que visamos desde o primeiro ano de mandato e fomos contemplados pela Funasa, e agora vamos executar as ações, ver cada ponto do plano, que está bem especificado e já buscar melhorias. É um compromisso nosso fazer uma gestão que melhore a vida das pessoas, buscando resolver os problemas da cidade, que nesse caso criamos o documento para solucionar problemas, como abastecimento, coleta de lixo e de esgoto, entre outros”, acrescentou.

O vice-prefeito, Vanderlei Carvalho, disse que o plano com certeza vai melhorar o saneamento em Jacobina. “Serão muitas melhorias, como a questão da saúde pública, do meio ambiente, e por isso agradecemos a toda a nossa equipe, por conseguir elaborar o plano, e agora vamos executar para melhorar o saneamento básico de nosso município”, frisou.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é DSC_7620-1024x683.jpg

O secretário de Meio Ambiente de Jacobina, Gerson Miranda, o Nem, falou sobre o PMSB. “Foi bastante desafiador todo o processo até chegarmos a esse momento, mas esse é um plano extremamente importante, porque vai tratar da nossa saúde, do meio ambiente, o que vai refletir diretamente na melhoria da qualidade de vida da nossa população”, disse o chefe da pasta.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é DSC_7579-1024x683.jpg

O documento aprovado na conferência será encaminhado para apreciação da Câmara Municipal, e com ele traz metas de curto, médio e longo prazo, de forma que toda a população do município seja atendida com abastecimento de água, drenagem, coleta de resíduos e esgoto.

Jacobina do Piauí foi um dos 100 municípios contemplados com o Plano Municipal de Saneamento Básico, financiado pela Fundação Nacional de Saúde – FUNASA. Dos municípios contemplados pela ação, 50 já concluíram os Planos Municipais de Saneamento Básico e 25 estão na fase de conferência. O restante deverá passar por essa etapa até dezembro deste ano. Após a fase de conferência, o último passo é o Relatório Final do PMSB, que será o Plano finalizado.

A solenidade contou com a participação de representantes do Poder Executivo, Legislativo, secretários, Funasa, representante da FESP-SP, lideranças comunitárias, agentes de saúde, funcionários públicos e sociedade civil.

Veja imagens:

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS