Connect with us

Jacobina do Piauí

Jacobina do Piauí promove manhã de esportes e cuidados com a saúde do homem

Publicado

em

No calendário da Saúde, o mês de novembro é dedicado aos cuidados com a saúde do homem. No município de Jacobina do Piauí, com o objetivo de conscientizar a população masculina e reforçar a prevenção do câncer de próstata, o segundo mais comum entre os homens, a Secretaria Municipal de Saúde realizou o Dia ‘D’ da campanha ‘Novembro Azul’.

O evento aconteceu, neste sábado, 26 de novembro, no Estádio Municipal, e reuniu um grande número de homens com idade superior a 40 anos, público preconizado pelo Ministério da Saúde.  

O evento foi aberto com atendimento em saúde. Homens tiveram a pressão arterial aferida e passaram pela triagem para a realização do exame de PSA, indicado para o diagnóstico precoce do câncer de próstata em homens, antes mesmo que eles tenham sintomas.

No encontro, o médico Roberto Carvalho ministrou uma rica palestra acerca do tema, enfatizando o objetivo da campanha, o que é a próstata, como se desenvolve o câncer. Ele orientou aos homens sobre a importância da prevenção e o diagnóstico precoce da doença, o que aumenta significativamente as chances de cura.

Dentre os exames, indicou o de sangue, PSA, exame do toque retal. Segundo o médico, conforme indicado pela Associação Brasileira de Urologia, homens negros devem fazer o exame a partir dos 45 anos, os pacientes com histórico familiar de câncer de próstata devem fazer a partir dos 40 anos, e o paciente que não possui caso na família e não é negro, exame deve ser feito anualmente a partir dos 50 anos. “Se alguma mulher na família, como a mãe ou uma tia, teve câncer de mama, o homem também deve começar a fazer os exames aos 45 anos.”, acrescentou.  

Alimentação saudável, prática de atividades físicas, manter relações sexuais pelo menos duas vezes por semana foram algumas das orientações repassadas pelo palestrante como métodos que contribuem para a redução dos casos.

Seguindo a orientação médica, como estratégia para estimular os homens para a prática de atividades físicas e esportivas, a Prefeitura Municipal promoveu o II Torneio de Futebol amador com a participação de quatro times formados pelos homens atendidos na ação da Saúde.  

Ao final, foi realizada a premiação dos vencedores com a entrega de troféus e medalhas, distribuídas lembrancinhas personalizadas da campanha ‘Novembro Azul’ e servido lanche para todos.

Gilmar Carvalho, secretário municipal de Saúde, informou que a ação reuniu profissionais das três equipes da Estratégia em Saúde da Família, bem como, a população atendida nas Unidades Básicas de Saúde da sede, da Vila Pedra Redonda e do povoado Juazeiro do Secundo.

“Foi uma grande mobilização por parte dos profissionais de saúde e tivemos aqui uma boa participação dos homens, uma demonstração de que eles estão conscientes da importância dos cuidados com a saúde.”, disse. O próximo passo, segundo o secretário, é a realização dos exames.

O prefeito Gederlânio Rodrigues, o GD, participou da ação ao lado do vice-prefeito Vanderlei Carvalho. Em entrevista, ele destacou o trabalho de conscientização que tem sido realizado pela gestão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

“Esse evento já faz parte do calendário da saúde em nosso município e cada ano cresce mais a participação. E aqui a gente associa o evento com o futebol, que é uma paixão do nosso povo, e isso atrai ainda mais os homens. A gente fica feliz em ver que os homens de Jacobina estão entendendo a mensagem, estão cada dia mais conscientes da importância de cuidarem da saúde, de realizarem os exames preventivos. Esse trabalho inicial, de cunho preventivo, é muito importante para evitar um mal maior.”, pontuou.  

Mais fotos

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS