Connect with us

DESTAQUES

JACOBINA | Prefeita não paga Garantia Safra e prejudica 631 agricultores

Publicado

em

Agricultores familiares do município de Jacobina do Piauí, castigados pela seca, podem não receber o benefício do Garantia Safra 2015/2016. Conforme relatório do Ministério do Desenvolvimento Agrário, a Prefeitura Municipal não pagou a contrapartida do município ao programa, deixando Jacobina na lista de inadimplentes.

O município é administrado pela prefeita Juscirene Oliveira de Almeida Sousa, a Mocinha (PP), que não se reelegeu.

O Garantia Safra visa oferecer condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares que tiverem perda de pelo menos 50% da produção agrícola. Comprovada a perda, cada agricultor familiar inscrito no programa receberia um auxílio no valor de 850 reais, cujo pagamento é dividido em cinco parcelas de 170 reais. Com o não pagamento, o município deixará de receber mais de 536 mil reais, dinheiro que iria ajudar no sustento das famílias e fomentar a economia do pequeno município.

O município de Jacobina do Piauí tem 631 agricultores inscritos no programa. Segundo dados disponibilizados pelo MDA, das seis parcelas, apenas duas foram pagas, somando R$ 10.127. A dívida restante é de R$ 21.454.

Jacobina do Piauí está situado no semiárido piauiense, região castigada pela prolongada estiagem, que tem comprometido a produção agrícola. O Garantia Safra tem sido uma das principais políticas públicas de apoio ao homem do campo. O programa tem contribuído de forma significativa para a sobrevivência das famílias.

Publicidade

Clique aqui e veja o relatório de inadimplência municipal!

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS