Jacobina do Piauí

Jacobina unifica as Campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul e promove ações de saúde

Publicado

em

O governo municipal de Jacobina do Piauí, por meio das Secretarias de Saúde e Assistência Social, aderiu às Campanhas de prevenção a três tipos de câncer. A campanha “Outubro Rosa” é direcionada ao combate ao câncer de mama e do colo do útero, e o “Novembro Azul”, ao câncer de próstata.

Esta semana, equipes de profissionais envolvidos nas ações unificadas das Campanhas percorreram as principais comunidades do município, atuando de maneira preventiva e levando informações para melhoria da qualidade de vida da população por meio de palestras ministradas nos povoados Juazeiro do Secundo e Vila Pedra Redonda.

No último sábado (7), a mobilização aconteceu na sede do município e teve início com uma caminhada pelas ruas da cidade, com o objetivo de chamar a atenção da comunidade para o problema que atinge um número maior de pessoas a cada ano. A caminhada teve início na Unidade Escolar Severo Rocha, percorreu ruas do Centro da cidade e encerrou no Espaço Festa, onde aconteceram as palestras e outras atividades.

A enfermeira Leidjane Melo ministrou uma palestra com foco no câncer de mama, onde orientou sobre os sintomas, fatores de risco e cuidados para prevenir a doença. Na ocasião, a enfermeira ensinou passo a passo como fazer o autoexame, que pode ser feito em casa, e chamou atenção para importância de fazer a mamografia pelo menos uma vez por ano.

O médico Tomaz Rosell também foi um dos palestrantes. Em sua fala, ele explanou sobre o câncer de próstata, a segunda doença mais comum entre os homens e a sexta mais comum no mundo, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). O médico orientou que homens a partir dos 40 anos de idade devem ficar mais atentos mesmo antes de aparecerem alguns sintomas mais ligados à doença, como aumento da frequência da urina, dificuldade para urinar, ou mesmo, observar se há presença de sangue nela. Como parte da prevenção, além da consulta e do exame clínico de toque retal, os homens precisam fazer ultrassom da próstata e exames de sangue.

Publicidade

Após as palestras, homens e mulheres participaram de atividades físicas dançando Zumba, uma atividade física tradicional aeróbica com movimentos de dança e coreografias.

A prefeita Jucirene Almeida, que é enfermeira, participou das ações e destacou a importância do evento. “Essa Campanha é de extrema importância para o nosso município, para a saúde da nossa população. O nosso município tem registrado um índice muito grande de pessoas com câncer. É doloroso ver pessoas que são nossos amigos perdendo a vida por conta do câncer. Nós precisamos lutar contra esse mal, e o diagnóstico precoce, quando ainda na fase inicial, é fundamental. Dá ao paciente a oportunidade de um tratamento mais efetivo e até a cura. Por isso estamos realizando essa Campanha, chamando às pessoas a se aproximarem mais dos centros de saúde e cuidarem mais de si mesmas”, disse.

Veja mais fotos:

     

 

Publicidade

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile