Connect with us

Jacobina do Piauí

Mais de 50 mulheres de Jacobina do Piauí participam de mutirão de mamografia em Picos

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Jacobina, através da Secretaria de Saúde, realizou durante esta sexta-feira (18) o Dia D do Outubro Rosa, com um mutirão de mamografia para as jacobinenses. Os exames foram realizados na clínica Biodiagnóstico, em Picos. Além do preventivo ao câncer de mama, algumas mulheres fizeram exames de ultrassom e tomografia.

“Sempre é um objetivo da gestão buscar conscientizar as mulheres com o cuidado à saúde. O Outubro Rosa não é diferente. Resolvemos fazer um mutirão para trazermos as mulheres dentro da faixa etária, que é de 50 a 69 anos, que possuem um maior risco de ter o câncer de mama, para fazerem o exame de mamografia. Tudo isso em parceria com a clínica Biodiagnóstico. Nosso objetivo é conscientizar as mulheres para chamar a atenção para a doença”, disse a secretária de Saúde de Jacobina, Vera Oliveira.

Mais de cinquenta mulheres foram trazidas até a cidade de Picos para realizarem o exame de rastreio ao câncer de mama. A gestora da pasta garante que, em caso de algum diagnóstico suspeito, as demais medidas a serem tomadas com a paciente serão acompanhadas pela secretaria.

“No momento trouxemos um pouco mais de 50 mulheres, mas ao longo do mês estaremos enviando as mulheres dentro da faixa etária para que elas estejam se cuidando. Vale ressaltar que, caso haja algum diagnóstico, estaremos à disposição para acompanhar a paciente no decorrer do tratamento. Esse é nosso compromisso. Tudo o que envolve as mulheres e que a gestão municipal de Jacobina, junto com a Saúde, decide fazer, as jacobinenses aderem. Elas têm um cuidado maior para com a saúde, têm de fato levantado a bandeira, junto com a gente, na busca de informações e de prevenção”, afirmou.

Uma das pacientes é a servidora pública Maria Zuleide da Costa Rocha, 52 anos. Segundo ela, uma de suas prioridades é cuidar da saúde e disse estar feliz pelo cuidado que a gestão de jacobina tem por suas filhas.

Publicidade

“É muito importante esse tipo de ação. Eu mesma sempre estou cuidando de minha saúde. Todos os anos realizo meus exames de rotina por conta própria. E ter esse incentivo da prefeitura e secretaria de Saúde nos ajuda muito mais a ter ânimo para vir realizar os exames, especialmente de um tão importante como esse, que é a mamografia. É bom sentir esse cuidado”, relatou.

A médica Saara Jane Batista, proprietária da Biodiagnóstico, parabenizou a gestão de Jacobina do Piauí pela preocupação em cuidar da população do município e relatou que quanto mais cedo a mulher descobrir a doença, mais chances de recuperação ela tem.

“A gente nota que a Prefeitura de Jacobina tem uma preocupação com a saúde da população porque sempre tem alguém aqui fazendo algum exame, os quais são marcados pelo SUS, mas que essas mulheres ainda possuem o auxílio da prefeitura, que facilita a vida dessas pessoas fazendo o transporte delas. Em outubro temos essa parceria onde eles trazem as mulheres para fazerem o rastreio do câncer de mama. É muito importante o diagnóstico precoce dessa doença, a fim de que o tratamento seja o mais efetivo possível, pois a gente sabe que o câncer de mama tem 95% de chance de cura, quando é descoberto em sua fase inicial”, destacou.

Assim como a preocupação no transporte das pacientes, a Prefeitura Municipal de Jacobina do Piauí proporcionou a todas um almoço, na própria clínica.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS