Connect with us

Jacobina do Piauí

Palestra sobre ‘Cuidados Maternos e Neonatais’ é realizada em Jacobina do Piauí

Publicado

em

A Prefeitura de Jacobina do Piauí, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã desta quarta-feira, 01 de setembro, uma palestra sobre os cuidados voltados as gestantes e recém-nascidos.

A ação foi desenvolvida em parceria com os acadêmicos do 8ª período do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Piauí – UESPI, que estão desenvolvendo um Projeto de Extensão com o tema “Educação em Saúde sobre Autocuidado de Gestantes e Puérperas e Cuidados com o Recém-Nascido em Contexto Pandêmico”.

Na abertura do evento, que aconteceu na sede da Câmara Municipal, o presidente da Casa Legislativa, o vereador Francisco de Assis de Sousa, o Dedé, e o secretário de Saúde, Gilmar Carvalho, acolheram o público com as boas vindas e frisaram sobre a importância da iniciativa.

A palestra foi ministrada pelas acadêmicas, Carolina Sores, Naisa Carla, Mainara Sousa e Maria Vitória, que abordaram sobre o tema “Cuidados Maternos e Neonatais”, dentro do contexto “Autocuidado de Gestantes e Puérperas e Cuidados com o Recém-Nascido”.

A acadêmica, Carolina Soares, falou sobre a iniciativa. “O projeto foi idealizado pela pela colega a Marcilene Luz, em que trabalha o autocuidado com a gestantes e com puérperas no tempo neonatal, onde buscamos levar orientações acerca desse período, e os cuidados com os recém-nascidos, abrangendo desde o trabalho de parto como o pós-parto, os cuidados em casa. E temos recebido muitos feedback positivos, ou seja, estamos dando a nossa contribuição”, disse.

Em entrevista, o secretário de Saúde, Gilmar Carvalho, disse que é uma ação muito importante, e que o projeto de fato veio contribuir. “Desde que os acadêmicos entraram em contato conosco fomos solícitos para acolher o projeto. Tanto para as gestantes como para as puérperas foi um momento proveitoso, riquíssimo que trouxe muitos conhecimentos para elas durante esse período pela qual estão passando, a qual é um momento da vida da mulher muito importante, como bem foi frisado pelas palestrantes”, frisou.

Gilmar ainda informou que a Secretaria Municipal de Saúde desenvolveu ações voltadas a Campanha Agosto Dourado, mês dedicado à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, onde a temática foi trabalhada pelos profissionais de saúde nas UBSs Gilda Almeida, na unidade da localidade Pedra Redonda e a Emília de Jesus no povoado Juazeiro do Secundo.

O gestor da pasta, informou ainda que a Secretaria Municipal de Saúde de Jacobina, também, já deu inicio hoje a campanha Setembro Amarelo, dedicado à prevenção do suicídio.

Fotos:

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS