Connect with us

Jacobina do Piauí

Prefeitura de Jacobina do Piauí realiza mutirão de exames de mamografias e vai atender mais de 250 mulheres

Publicado

em

A Prefeitura de Jacobina do Piauí, através da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando um mutirão de exames de mamografias gratuitos. A ação teve início na manhã desta quarta-feira, 01 de dezembro, e segue até o próximo sábado(04), quando serão atendidas mais de 250 mulheres.

A ação tem por objetivo incentivar as mulheres a se cuidarem mais e prevenir contra a o câncer de mama, bem como  compartilhar informações e proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento para contribuir para a redução da mortalidade provocada pela doença.

A mamografia é um exame de imagens das mamas, que são obtidas por meio de radiografia. Ela serve para identificar lesões, nódulos, assimetrias, e principalmente o diagnóstico precoce do câncer de mama. Os exames estão sendo realizadas na carreta “Mamoclin” que está instalada em frente ao Espaço Festa com toda a estrutura necessária para receber as pacientes.

A solenidade de abertura do evento, além do público-alvo, contou com a participação de autoridades municipais, bem como a realização de uma palestra ministrada pela Dra. Sara Jane.

O vice-prefeito, Vanderlei Carvalho, destacou a importância da ação que visa preservar a saúde das mulheres de Jacobina do Piauí. “Dizer que fazer gestão pública não é fácil, por isso é uma escolha, então num momento difícil que estamos vivendo devido a pandemia, onde ouve muitas perdas, realizar ações de promoção a saúde das pessoas é muito importante. E fazer esse evento foi uma escolha, mesmo diante as dificuldades, por entender a importância do mesmo, onde nosso objetivo é aperfeiçoar cada vez nossos serviços promovendo o bem-estar da população”, disse.

De acordo com o secretário de saúde, Gilmar Carvalho, serão ofertados 70 exames por dia para mulheres com idade de 40 a 60 anos previamente agendados pelas equipes de saúde da família.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é DSC_0652-1024x678.jpg

“Estamos iniciando o mutirão de mamografias, ainda referente a campanha Outubro Rosa, agendadas para essa data devido a disponibilidade da carreta, a qual nosso foco é trabalhar a prevenção contra o câncer de mama, tendo em visto, que o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura, então é uma ação, principalmente, preventiva”, ressaltou Gilmar.

Ele ainda informou que a ação é realizada com recursos próprios do município, quando destacou o compromisso do compromisso do prefeito, que segundo ele, não mede esforços para cuidar da saúde da população jacobinense.

Em sua palestra, a médica ginecologista, Sara Jane, iniciou enaltecendo a gestão pela iniciativa mediante a importância de trabalhar a prevenção.

Publicidade

“Antes, as pacientes eram levadas para Picos para realizar o exame, e dessa vez, a gestão resolveu trazer para o município, investimento esse que está sendo pago pela prefeitura, quando a gente entende quanto o gestor é comprometido, pois ao promover essa ação, ele está fazendo um investimento para o futuro, pois estamos salvando vidas, porque quando se faz o diagnóstico precoce do câncer de mama, a gente dar a possibilidade da mulher que fez aquele diagnóstico de sobreviver, porque o câncer de mama é uma doença que tem cura, mas se diagnosticado no primeiro estágio”, explicou.

Ainda durante a palestra, Sara repassou importantes dicas sobre os cuidados que devem ser adotados pelas mulheres no dia a dia, bem como ressaltou que os hábitos de vida saudáveis, também, ajudam a prevenir o câncer.

Após a palestra, deu início a realização das mamografias, exame essencial para o rastreamento do câncer de mama. O câncer de mama é o segundo tipo mais comum entre as mulheres, dai a importância do exame, que se torna um aliado na prevenção e detecção precoce do câncer, fator o que está associado a altas taxas de sucesso no tratamento.

A senhora Rosália de Carvalho Fernandes, de 60 anos, foi uma das pacientes que fez a mamografia e elogiou a iniciativa. “Muito bom e louvável poder fazer o exame de graça e aqui mesmo, sem ter que nos deslocarmos para Picos, o município está de parabéns por isso. Essa a segunda vez que faço e, é muito importante porque é uma forma de prevenção da doença”, relatou.

Paralelo a realização das mamografias, serão realizadas atividades com as mulheres como alongamentos, brincadeiras e dinâmicas direcionados ao contexto. Também haverá música ao vivo com apresentação de artistas locais.

A ação faz parte das atividades do município em alusão a Campanha Outubro Rosa, desenvolvida no mês de outubro. A Saúde Municipal também desenvolveu a campanha Novembro Azul, com atividades de conscientização e a realização do PSA.

Veja imagens:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS