Connect with us

Jacobina do Piauí

Reportagem da TV Clube destaca criação de caprinos e ovinos em Jacobina do Piauí

Publicado

em

Com uma população estimada em 5.700 habitantes, para cada morador de Jacobina do Piauí, são pelo menos 11 ovinos. Segundo levantamento recente do IBGE, o município tem hoje o maior rebanho de ovelhas do estado do Piauí, com cerca de 66 mil animais.

“Como aqui é um município que a grande maioria da população vive do meio rural, a ovinocultura surge com uma das principais fontes de renda desse pessoal. A gente tem isso como um grande potencial e a secretaria de agricultura atua como forma de incrementar tudo isso, através da tecnificação dessa produção, por meio de capacitação”, destacou Edcácio, representante da Secretaria Municipal de Agricultura, durante entrevista.

O jovem ainda complementou: “através da melhoria desse rebanho, a gente passa a garantir um mercado e uma geração de renda cada vez maior para essas pessoas que produzem”.

A reportagem ainda mostrou um pouco da rotina do comerciante Mageano Rodrigues, que mora na cidade, mas passa boa parte do dia na roça. A rotina do mesmo mudou quando ele decidiu investir para valer na criação de ovelhas. Atualmente, o rebanho dele é formado por cerca de 80 animais mestiços da raça dopper. A criação é voltada para a venda em frigoríficos do estado de Pernambuco.

“Hoje uma propriedade está funcionando como uma empresa, dá pra você suprir suas necessidades e, a gente quer alavancar ainda mais as vendas”, destacou Mageano em fala durante a reportagem.

Para melhorar a qualidade do rebanho e o gerenciamento da propriedade, uma vez por mês, o Mageano recebe a visita do Carlos, que é técnico de campo do SENAR.

Assista abaixo a reportagem completa:

Fonte: Diário do Itaim

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS