Connect with us

Jacobina do Piauí

Saúde de Jacobina do PI promove campanha e reforça a importância da prevenção ao câncer de mama

Publicado

em

Reconhecida por enfatizar a importância do autocuidado entre as mulheres, a campanha Outubro Rosa leva em consideração, principalmente, a necessidade da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

Em Jacobina do Piauí, diversas atividades estão sendo realizadas para reforçar a campanha, cujo o objetivo é compartilhar informações sobre o câncer de mama e fortalecer ações para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença.

Na noite desta quinta-feira, 27 de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde, promoveu diversas atividades voltadas sobre os cuidados para prevenção do câncer de mama. O evento aconteceu na garagem municipal e reuniu um grande número de mulheres.

A enfermeira Poliana Oliveira, ministrou uma palestra, quando explanou sobre diversas temas relacionados a prevenção, sinais, sintomas, diagnóstico, tratamento, cuidados com corpo e, principalmente, como fazer autoexame da mama.

O médico Dr. Roberto, também reforçou os cuidados a serem adotados como forma de prevenção ao câncer de mama, como não fumar, não consumir bebidas alcoólicas, manter uma boa alimentação, praticar atividades físicas e fazer o autoexame com frequência.

Em sua fala, o secretário de Saúde de Jacobina, Gilmar Carvalho, incialmente agradeceu pela grande participação das mulheres no evento, quando falou sobre a necessidade do público se conscientizar sobre a importância da prevenção à doença e colocar em prática a mensagem que foi repassada.

O gestor também informou que a Secretaria Municipal de Saúde vai fazer um levantamento do público alvo da campanha e será disponibilizado as mamografias, que serão realizadas na cidade de Picos.

Durante o evento, o educador físico Iziran Isidoro, enfatizou a importância da atividade física, como fundamental em qualquer idade, sendo um dos meios de cuidar da saúde e ter uma melhor qualidade de vida. Na oportunidade ela ainda realizou alguns tipos de alongamento com o público presente.

O evento ainda contou com música ao vivo e teve, também, uma apresentação de dança abordando sobre a realização do autoexame. No final, foi feita a entrega de lembrancinhas e foi servido um lanche.

Além da sede, as atividades da campanha Outubro Rosa, foram realizadas na zona rural, especificamente, na UBS Emília de Jesus, localizada no povoado Juazeiro do Secundo e na UBS da Vila Pedra Redonda.

Fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS