Connect with us

GERAL

Senar vai fomentar produção de ovinos e caprinos em Jacobina do Piauí

Publicado

em

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), regional Piauí, apresentou proposta de assistência técnica e gerencial para trabalhar em 63 municípios. O projeto do Senar está inserido dentro do plano Agronordeste como iniciativa de sustentabilidade.

A cidade de Jacobina do Piauí, foi contemplada com a cadeia produtiva de ovinocaprinocultura de corte.

Inicialmente, serão 30 produtores atendidos na cadeia de produção, sendo que o projeto vai ofertar assistência técnica e gerencial, contribuindo para que os produtores organizem suas produções.

De acordo com o Supervisor do Munícipio, o Sr Valdeci Rodrigues de Sousa, os produtores serão acompanhados e orientados por um técnico de campo. “O projeto vai contemplar os produtores com um técnico de campo para acompanhamento e orientação na sua propriedade uma vez por mês, de forma gratuita. O técnico visitará o produtor, onde em conjunto, buscarão soluções para resolver problemas sanitários, nutricionais, reprodutivos, entre outros. Além de auxiliar o produtor no controle gerencial da propriedade, como também ajudá-lo a entender as receitas e despesas da atividade, para assim, transformar a propriedade em uma empresa rural”.

A cidade possui potencial produtivo para diversas cadeias, com destaque para a ovinocaprinocultura de corte, que foi a cadeia selecionada. Mas o técnico estará preparado também para, dentro do quintal produtivo, prestar algumas orientações sobre outras cadeias, como criação de galinha caipira e suinocultura.

Publicidade

Dentro da proposta, haverá cursos de capacitação para famílias rurais, onde os técnicos de campo irão discutir com os produtores a necessidade de levar capacitações para fortalecimento do conhecimento deles.

Entre outras finalidades, a iniciativa objetiva mostrar para o produtor que é possível viver no semiárido com sustentabilidade, evitando alguns prejuízos ao desenvolvimento da família como por exemplo, o êxodo rural.

Para participar, o produtor deve procurar o técnico responsável pelo município, através do telefone (89) 99413-4303, por meio de ligação ou WhatsApp.

Os interessados podem entrar em contato para obter mais informações, agendar uma reunião ou conversa com o técnico. Para participar do programa é necessário preencher uma ficha de inscrição e agendar a primeira visita com o técnico.

 

Publicidade

Da Ascom

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS