Connect with us

Jaicós

14ª Romaria acontece nesse final de semana em Paulistana; Paróquia de Jaicós se prepara para participar

Publicado

em

A Paróquia Nossa Senhoras dos Humildes  da cidade de Paulistana, sedia neste final de semana a 14ª  Romaria da Água e da Terra, que acontece nos dias 14 e 15 e deve concentrar uma multidão de fiéis vindos de várias cidades do Piauí e de outros estado como Pernambuco e Bahia.

Essa é segunda vez a que Diocese de Picos sedia uma Romaria.  A primeira aconteceu no ano de 1999, na cidade de Picos.  A Romaria que acontece de acordo com o grito do momento, esse ano, discute o tema “Defender a natureza e os direitos dos pobres” e o lema ‘Para que todos tenham vida’.

A iniciativa tem por objetivo evidenciar o clamor do povo por vida digna e lutar pela preservação da terra e da água como dons de Deus, essenciais à vida de todos.

Aureni Paiva, que faz parte da coordenação da Romaria e também é membro da presidência da CNLB (Conselho Nacional do Laicato no Brasil), informou que   mais 3 mil pessoas se inscreveram para participar do evento religioso. “São mais de 3 mil pessoas inscritas, além das equipes de trabalhos,  convidados e assessores devem  somar mais de 4 mil pessoas”, disse.

As oito  Dioceses e suas diversas Paroquias estarão presente. Dentre elas, a Paroquia Nossa Senhora das Mercês, de Jaicós que se  prepara para participar do evento.   Da  Paróquia  de Jaicós que compreende a  Área Pastoral de Massapê do  Piauí,  50 pessoas participarão.

Publicidade

Na segunda-feira, 09, foi realizado uma reunião para tratar sobre a participação na  Romaria. A arquidiocese de Jaicós vai recepcionar com um café os fiéis que vem da Diocese de Parnaíba, e será ofertado no sábado pela manhã no patronato.

Aureni, explica que a expectativa, é  que os participantes da Romaria compreendam a verdadeira missão da igreja. “Que os fiéis compreendam missão ensinada por Jesus Cristo, a partir do evangelho que não é só um anuncio mais também uma denúncia,  que povo  leve como fruto da Romaria  o entusiasmo da profecia e do verdadeiro discipulado de Jesus Cristo que é gritar por vida digna”, frisou.

Programação

Na manhã do sábado, 14, os participantes serão acolhidos na  igreja São Judas Tadeu de Paulistana,  onde serão encaminhadas para as famílias. Às 13h acontece os cinco Seminários, e ás 19h será realizado   a grande plenária, intitulado de tribuna livre,  onde será apresentado a síntese do  que foi  discutido em cada seminário. Em seguida acontece um momento cultural animado pelo cantor Zé Vicente.

No domingo, 15, às 4h horas da madrugada inicia a caminhada,  com saída do Mirante para a Igreja Matriz de Paulistana onde acontece a missa de encerramento.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS