Connect with us

DESTAQUES

230 famílias são capacitadas para receberem cisternas em Jaicós; fotos

Publicado

em

Famílias de 17 comunidades rurais de Jaicós estão sendo capacitadas, através do curso de Gerenciamento de Recursos Hídricos-RGH, para receberem cisternas. Cerca de 230 tecnologias para consumo humano, com capacidade para captar e armazenar até 16 mil litros de água, serão construídas na zona rural do município.

Serão beneficiadas as localidades Gameleira com 28 famílias, Jacu 08, Capim e Morro  21,  Santana I – 17, Santana II – 2, Santana III – 42,  Assentamento Formosa II – 10,  Formosa I – 07, Santo Antônio 24, Caldeirãozinho 06,  Sobradinho 06, Chapada do tamboril 01, Serra Preta 02, Tiririquinha 07, Umbuzeiro Cavado 01, João Tube 16 e Angical dos Magros 30 famílias.

A implantação das tecnologias para consumo humano no município de Jaicós é financiada pelo Ministério do Desenvolvimento Social-MDS,  juntamente com a ASA – Articulação do Semiárido Brasileiro, e a Obra Kolping Piauí que vai  executar a construção das cisternas.

A capacitação iniciou nesta quarta-feira,13, no patronato. O evento foi aberto  com uma oração e a apresentação da equipe de trabalho, sendo eles,  o coordenador geral,  Bernardo Borges, os animadores de campo, Daniel Silva, Paulo Sergio, Auri e a facilitadora, Marcielle Ferreira.

Em seguida,  foi realizada a apresentação do órgão responsável pela capacitação e construção das cisternas, a Obra Kolping Estadual. Após a solenidade de abertura, que foi realizada com todas  as comunidades e autoridades municipais, as pessoas beneficiadas  foram divididas em blocos, onde receberam a capacitação que segue até amanhã, 14.

Publicidade

A capacitação tem por objetivo preparar  as famílias  para o uso correto do benefício, além de abordar a importância da tecnologia como ferramenta de convivência com o semiárido. Mais três municípios do Piauí, foram beneficiados com a construção das cisternas, Jaicós será o primeiro a receber as tecnologias de armazenamento de água para o consumo humano.

O coordenador geral do projeto, Bernardo Borges, agradeceu a Deus pelo momento, como também, a presença dos beneficiários e autoridades. Ele ainda afirmou que a cisterna  não é um presente, é uma conquista e todos tem que colaborar para receber.

O prefeito de Jaicós, Neném de Edite, como é conhecido, falou sobre a importância do benefício para município e afirmou que dará todo apoio necessário. “É um grande benefício para nosso município. Eu enquanto Poder Executivo, sei bem da necessidade de água em Jaicós, cidade do seminário que enfrenta grandes problemas hídricos. Acompanhamos o dia a dia da população, então sei o quanto é importante essas cisternas para amenizar o problema, por isso reforço aqui a nossa parceria, a Prefeitura de Jaicós, junto a Secretaria de Agricultura, o Sindicato dos Trabalhadores, a Câmara de Vereadores, estamos todos a disposição para contribuir com essa ação”, pontuou o prefeito,  que parabenizou as famílias  pelo benefício.

O gestor disse que após a construção das cisternas, a Prefeitura vai mapear e  cadastrar  os contemplados, para que possam receber água através da operação carro pipa. Por fim, o gestor informou que comprou com recursos próprios,  cinco tarefas de maniva, e que o agricultor que se interessar, procure a Secretária de Agricultura,  que  ela vai  fazer a distribuição.

O presidente do sindicato, Aldenides Carvalho, o Maninho, que faz parte da Comissão Municipal de apoio ao projeto, disse que está disposição para colaborar com os trabalhos. “O Sindicato bem como, toda a  sua diretoria,  nos colocamos a disposição para colaborar com essa ação tão importante que vai beneficiar nossos agricultores que tanto precisam”, disse.

Publicidade

O vice-prefeito, Branco Rodrigues, representando a Emater,  também se pronunciou.  “Como técnico do Emater, nos colocamos a disposição para auxiliar e contribuir para que o processo de fato possa acontecer  da melhor forma possível, e que as pessoas mais necessitadas sejam de fato beneficiadas. Sabemos da importância da cisternas para a vida do agricultor,  com a comodidade do acúmulo de água nas suas residências que certamente dará um avanço, também, no setor primário do nosso município”, disse.

Segundo uma das facilitadoras, Marcielle Ferreira, durante a capacitação, as famílias receberão instruções sobre o cuidado que deverão ter com as cisternas que irão receber. Além de como fazer a manutenção adequada e o consumo racional da água,  que será armazenada com o intuito de melhorar a vida das famílias que necessitam conviver com a seca. “Garantir o melhor uso e manutenção da água armazenada em tecnologias sociais e discutir a importância de políticas públicas de acesso à água serão alguns pontos trabalhados na capacitação realizada com famílias que irão ser beneficiadas com cisternas,  em Jaicós”, explicou.

Segundo ela, serão dois dias de muitas informações. “Para que as famílias recebam essa tecnologia social, é importante, que  conheçam o processo de mobilização e construção, e pós tudo isso acontecido como elas vão cuidar dessas cisternas”, frisou.

A facilitadora informou ainda que antes da capacitação houve o processo de mobilização e cadastramento. “A lista das famílias contempladas é disponibilizada pelo MDS. Já cadastradas, os agentes de campo, foram até as comunidades para fazer o preenchimento de um requerimento da cisterna com o levantamento de informações para identificar se é viável a família receber o benéfico”, explicou.

Ainda de acordo com Marcielle, será  realizada uma capacitação de pedreiros para mulheres e homens interessados. Após  essa capacitação, inicia a construção das cisternas, pois as famílias já estarão aptas a receberem a cisternas de 16 mil litros.

Publicidade

Por fim, ela agradeceu e enfatizou a importância do trabalho em parceria. “Jaicós foi o primeiro município que escolhemos  para começar todo esse processo de construção, devido a real  necessidade de água e o grande problema de recursos hídricos que o município enfrenta. E nós fomos muito bem recebidos e acolhidos pelo poder público e o  Sindicato de Trabalhadores,  e a prova disso é que todos estavam aqui, ou seja, eles também se sentem parte desse processo de construção e nos mostram  que  não chegamos a nenhum lugar se não estivermos realmente juntos  e de mão dadas lutando pelos nossos direitos  de cidadãos”, finalizou.

Nayane Veloso Lima, de 24 anos, casada, mãe de um filho e grávida de outro, residente na localidade Gameleira, é uma das contempladas com a tecnologia. Ela informou a nossa reportagem, que o abastecimento de água de sua residência é feito através de uma rede de distribuição de um poço que existe na comunidade, e de acordo com Nayane,  muitas vezes falta água, principalmente, no período de estiagem, pois, o poço não tem vasão suficiente para o consumo das famílias.

Ela destacou e comemorou a conquista. “A cisterna é uma grande benfeitoria para nós, porque muitas vezes falta água e a gente precisa se deslocar para outros lugares longe para conseguir água, e com a cisterna esse problema será amenizado”, afirmou.

Estiveram também presentes na abertura do evento, o secretário de Agricultura, João Bosco,  os vereadores João Bosco Evangelista Lima, o Bosquinho, Maria Sirlene Lopes Silva Barros, Jessé Gonçalo da Silva e o chefe de Gabinete, Deusmar João da Costa.

Veja fotos:

Publicidade

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS