Connect with us

Jaicós

Ação orienta sobre combate ao mosquito da dengue e realiza avaliação nutricional de alunos da Rede Municipal de Jaicós

Publicado

em

Através dos programas Saúde na Escola (PSE) e Crescer Saudável, uma importante ação está sendo levada para as unidades de ensino da Rede Municipal de Jaicós, com o intuito de orientar os alunos sobre o combate ao Aedes Aegypti e a alimentação saudável.

A Secretaria de Saúde, com apoio da Secretaria de Educação, está realizando palestras sobre as temáticas e fazendo também uma avaliação do estado nutricional das crianças menores de 10 anos.

Segundo a coordenadora do PSE no município, Fabia Celina Freitas Crisanto, a ação será levada para todas as escolas do município. “Abril foi o mês sugerido pelo Ministério da Saúde para dar início às atividades de palestras referentes ao ano 2022 do PSE e Crescer saudável. A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, está atuando para o desenvolvimento durante o ano 2022 de palestras em todas as escolas da Rede Municipal. Agradeço o apoio do secretário de Educação, Antônio de Pádua, e de Audeli Coutinho, secretária de Saúde”.

As palestras começaram a ser realizadas nesta terça-feira (26), pelas escolas Padre David Ângelo Leal e Líria Maria da Cruz Alencar, e Creche e Pré-Escola O Bolinha, ambas na sede do município.

Na creche O Bolinha, a palestra do programa Crescer Saudável foi ministrada pela enfermeira Rakel Monteiro, que de forma dinâmica, abordou sobre os hábitos alimentares, exemplificando alimentos importantes para a saúde e os que devem ser evitados e/ou consumidos em menor quantidade.

Logo após, o Agente de Endemias, Armando Maia, fez uma explanação sobre a prevenção à Dengue, Zica e Chikungunya, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti.

Além de explicar para os alunos como ocorre o desenvolvimento do mosquito, Armando também mostrou na prática, materiais que são propícios ao acúmulo de água e que podem se tornar criadouros para o mosquito.

A enfermeira Rakel Monteiro, disse que as palestras foram realizadas de forma dinâmica. “Hoje foi um dia do Programa Saúde na Escola e o tema em destaque para esse momento é sobre a dengue, então nós fizemos o campo minado, trouxemos larvas, para ser uma atividade bem didática pois para crianças nesse perfil de até 10 anos, é necessário esses recursos para que eles possam ter mais atenção ao que está sendo repassado”.

Ela ainda destacou a importância da temática abordada através do Programa Saúde na Escola. “E tratamos sobre vida saudável, alimentação, crescer saudável, que é um assunto que sempre trazemos para a sala de aula, e inclusive eles já estão bem espertos e orientados com relação a isso. Com essa ação trazemos o público mais para perto da Unidade de Saúde. Trazemos a equipe, fazemos as orientações e vamos, através dos resultados em relação ao peso, altura, acompanhando mais de perto. Mas isso não exclui o acompanhamento que nós já fazemos na Unidade Básica e Saúde da Família”.

Rakel também agradeceu à coordenadora Lusimaria de Moura, pelo apoio da Vigilância Sanitária na ação.

Nas Escolas Líria Alencar e Padre David, as palestras foram ministradas pelas enfermeiras Mercês e Arlen. Em todas as unidades foram também distribuídos panfletos para os alunos com orientações quanto ao combate ao mosquito da dengue.

O Programa Saúde na Escola (PSE) é um programa dos Ministérios da Saúde e da Educação, e constitui estratégia para a integração e a articulação entre as políticas e ações de educação e de saúde, com a participação da comunidade escolar, das equipes de atenção básica e da educação básica pública.

O Programa Crescer Saudável, estabelece, no âmbito do Programa Saúde na Escola, um conjunto de ações a serem implementadas com o objetivo de contribuir para o enfrentamento da obesidade infantil no país por meio de ações a serem realizadas no âmbito do Programa Saúde na Escola (PSE), para as crianças matriculadas na Educação Infantil (creches e pré-escolas) e Ensino Fundamental I.

Publicidade

Veja todas as fotos:

Facebook

MAIS ACESSADAS