Connect with us

HISTÓRIAS DA NOSSA GENTE

“Acredito que minha vida é um milagre, cheia de mimos de Deus” diz Edimael Alves; conheça sua história

Publicado

em

Chapada Velha, Data Casa de Pedra (Município de Jaicós); foi ali, onde Edimael viveu seus dias de infância e adolescência até seus 14 anos de idade. Fez sua iniciação escolar já tardiamente, aos 11 anos – mas mesmo assim, ao ingressar na Escola João Crisóstomo da Costa (Baixão/1996), Edimael foi diagnosticado com índice de autoaprendizagem elevado, que o fez ser alocado diretamente na antiga 1ª série do Fundamental I, sem a necessidade de alfabetização, pois já sabia ler e escrever, mesmo sem antes ter frequentado escola alguma.

Infância, propriamente dita, ele não teve – abandonado por pai e mãe, Dona Amelina (sua avó materna) passa a ser seu berço esplêndido, que lhe tratava com cuidados e carinhos elevados a nível de super filho.

Edimael na sua infância aprendeu muitas habilidades campestres. Por atirar muito bem
de espingarda e ter sido um caçador, foi perseguido por muito tempo por um tipo de erê, possivelmente pelo lendário “saci Pererê”. Boas habilidades com o arado de tração animal e outros equipamentos de plantio manual (plantadeira, enxada, rastelo, etc.).

Depois de estudar até onde pôde na Localidade Baixão, ele agora precisaria ir, com suas próprias pernas, até o Povoado Croazal (5km aproximadamente, de onde morava). Mas ele não desistiu e enfrentou as dificuldades de locomoção, com a certeza plena de que não chegaria em lugar algum, se não tentasse.

Aos 13 anos de idade, Edimael vinha a pé até a Escola Clara Maria de Jesus (Croazal), onde permaneceu provisoriamente até o primeiro semestre de 1999 (4ª série). Ali ele já se debruçava no seu futuro incerto, haja visto que na época não havia a 5ª série em escolas rurais. E, mesmo sem certeza alguma, confiava que nada iria o impedir de chegar onde queria, mesmo que lhe custasse o sangue dos pés frágeis de criança. Ainda naquele mesmo ano (1999), antes de concluir o primeiro semestre da 4ª série, chegava de São Paulo, seu tio Davi Felipe Alves – que logo foi morar na zona urbana de Jaicós, onde Edimael pretendia chegar. As certezas fluíram e, Edimael não pensou duas vezes, e foi logo questionar seu tio Davi se o mesmo aceitaria que ele fosse morar na cidade também e em troca cuidaria da sua casa. Recebendo um “SIM”, como resposta, Edimael agarrou-se com o seu único dote, que havia recebido da sua mãe (Ana) quando deixado no interior (em 1986), com a sua avó, aos 2 anos de idade. Ah, o dote? O que era? Uma mala velha de madeira e papelão, caindo aos pedaços. Nela o semiadolescente põe todos os seus trapos e vem ser um verdadeiro mordomo da casa de Davi, na cidade. É claro,
que com um único objetivo: “continuar seus estudos na sede de Jaicós”.

A primeira escola urbana que Edimael ingressou foi no Francisco Crisanto de Sousa (1999,SEM2), saindo em no ano 2000, com 5ª série concluída. Edimael deveria permanecer alí até terminar seu Ensino Fundamental, mas ele tinha consciência que havia iniciado seus estudos tardiamente aos 11 anos e não poderia se dar ao luxo da cronologia do tempo normal.

Publicidade

Foi assim, que Edimael ao lembrar da sua espingarda frenética, “deu um tiro” e concluiu de uma vez só, 6ª, 7ª e 8ª série na U. E. Professora Maria Gelsa da Silva, recebendo das mãos do professor Chico Cecílio de Sousa seu alvará para ingressar no Ensino Médio. A professora Maria Aureni de Paiva teve papel muito importante, nesta etapa: era ela quem viajava para Teresina para solicitar a autenticação dos certificados dos alunos concludentes.

Em 2002 ingressou no Ensino Médio, na Escola Estadual Anísio de Abreu e como nunca
repetiu nenhuma série, em toda sua vida estudantil, em 2004 já estava com o seu Certificado do Ensino Médio em mãos.

Em 2006 passa no vestibular para Licenciatura Plena em Língua Portuguesa, da Faculdade Cristo Rei – FECR, e como sua vida sempre foi de insistência, persistência e resiliência, em 2009 já estava recebendo o grau de Licenciado em Letras.

Em 2012 mudou-se para São Paulo, tendo vivido permanentemente por 10 anos na
capital, em alguns bairros: Heliópolis, Liberdade e USP Leste.

Em 27 de Dezembro de 2015, recebeu das mãos do Juiz de Direito Dr. Alex Passarini, a sua certidão de casamento homoafetiva com Rafael Silva de Oliveira, que também recebeu o seu sobrenome, Alves. (link do casamento de Edimael << https://www.youtube.com/watch?v=SpMZdqRv4Uc).

A Resolução 175 do Conselho Nacional de Justiça – com a proclamação do direito do
casamento homoafetivo foi outorgada em 14 de maio de 2013, pela então Presidenta da
República Dilma Rousseff e pelo Ministro da Justiça, agora aposentado Dr. Joaquim Barbosa.

Publicidade

Em 2016 recebeu o grau de Especialista em FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA O ENSINO SUPERIOR – da Universidade Nove de Julho – UNINOVE. Tendo trabalhado de carteira assina por 8 anos na Capital de São Paulo, encerra sua carreira de funcionário CLT e passa ser empresário, abrindo sua empresa em 2018, ainda em São Paulo. Voltando à Jaicós, já como empresário, em 2020, torna-se Mantenedor de Ensino de uma das maiores e melhores Universidade do Brasil, a Universidade Estácio de Sá – UNESA.

Apesar de sua falta de tempo com todas as delegações que um regente de Ensino Superior possa ter, começa a graduação em Gestão de Recursos Humanos (Estácio Jaicós) e vai muito bem como gestor e aluno. Obrigado!

EMPRESAS QUE TRABALHOU: Instituto Civitas, Faculdade Cristo Rei, Prefeitura de Jaicós e Massapê do Piauí, Escola Idiomas Eurodata, Escola de Idiomas Tecns Ability School, na Multinacional Carrefour Comércio e Indústria LTDA, no Instituto Brasileiro de Tecnologia Profissional – IMBRATEP, etc.

EDIMAEL ALVES SILVA – MANTENEDOR DE ENSINO SUPERIOR
UNIVESIDADE ESTÁCIO DE SÁ – UNESA / POLO CENTRO JAICÓS – PI
INTAGRAM: @estaciojaicos; E – mail: [email protected]
WhatsApp: (89) 99425 -7229; CENTRAL: 0800 880 6767

NOMES, APELIDOS E PSEUDÔNIMOS

Edimael Alves (nome de registro solteiro); Edimael Alves Silva (nome de registro casado); DongoDongo (apelido de criança); Caetano Pika (apelido de adolescente); Genaro de Alquina Tielosvique (nome literário masculino); Dra. Maelly Brightway (nome literário feminino); Erick Silva (nome LGBTQIA+)

Publicidade

LEMA E FILOSOFIA DE VIDA

“Ser você mesmo é doloroso, provoca inimizades, tira o sangue dos seus olhos e sucumbe a sua paz e sossego. Todavia, você NUNCA será você mesmo defendendo os princípios alheios. Lembre-se que não foi entregando-se a lógica de que a maçã seria apenas um simples alimento que ISAAC NEWTON descobriu a LEI DA GRAVIDADE. É preciso questionar a si mesmo. Lembre-se ainda: tudo o que você é ou faz, alguém já foi ou já fez a mesma coisa. Portanto, não há espaço para o egocentrismo, para meritocracia absoluta e tão pouco para o sapiencentrismo” “Dizer quem você é (sua formação), o que faz (com quem se relaciona), onde se encontra no exato momento – sem que isto seja perguntado por alguém ou ainda sem que seja por veículo oficial de comunicação chega a ser uma grande falta de educação e, ultrapassa disso: supõe que o outro não pode ser quem você é, não pode fazer o que você faz e não pode ir a lugares menos acessíveis, por exemplo. Ao falar comigo, evite estas coisas, até
que eu lhe pergunte”.

DEDICATÓRIA A JESUS CRISTO E AO PAI TODO PODEROSO

“_Dedico a ti senhor, o meu corpo e a minha alma e te agradeço eternamente pelos
seguintes livramentos e graças:
1 – Não ter permitido que o abandono dos meus pais me causasse a marginalização social;
2 – Me fazer sempre vencer na Justiça dos homens em todos os processos que me
sobrecaem injustamente;
3 – Não ter deixado eu morrer de tombamento de caminhão na Ladeiro do Belo
(Jaicós/1997);
4 – Não ter deixado eu morrer afogado na Barragem da Casa da Pedra (Jaicós/1995)
5 – Por ter me protegido dos aniquiladores da Praça da República e Avenida Paulista (São
Paulo/2012 até hoje)”
6 – Pelas graças incontáveis que tenho recebido.

CRONOGRAMA DA VIDA ESTUDANTIL

Publicidade

1996 a 1998 – U. E. João Crisóstomo da Costa (extinta)
1999/1 – U. E. Clara Maria de Jesus (Povoado Croazal)
1999/2 – U. E. Francisco Crisanto de Sousa (urbana)
2000 – U. E. Francisco Crisanto de Sousa (urbana)
2001 – U. E. Professora Maria Gelsa da Silva (urbana)
2002 a 2004 – U. E. Anísio de Abreu(urbana)
2006 a 2009 – Faculdade Evangélica Cristo Rei – FECR
2015 a 2016 – Universidade Nove de Julho – UNINOVE
2022 – Universidade Estácio de Sá – UNESA

PROFESSORES HOMENAGEADOS

Maria José da Conceição (in memoriam)
Neri Feitosa Dias Veloso
Rosângela Maria do Nascimento Santana
Irenilda de Carvalho Araújo
Zulimar de Paiva e S. Oliveira (in memoriam)
Sônia Maria de Sousa Ribeiro
Carleusa Teixeira Leal de Carvalho
Doralice Maria Alves
Francisca Maria Pereira Bezerra
Luiz Mário Ferreira
Maria Aureni de Paiva
Francisco Cecílio de Sousa (in memoriam)
Adão Benedito Bispo
Maria do Socorro O. da Silva
Rafaela Alves Marreiros
Maria dos Ramos de Brito
Eunice dos Santos Costa

PRODUÇÃO DE IMAGEM

Religare Photography
SITE: religarephotography.com.br
INSTAGRAM: @religarephotography

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS