Connect with us

Jaicós

ADAPI de Jaicós alerta criadores após ocorrência de foco de Peste Suína Clássica no Piauí

Publicado

em

A Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (ADAPI), sede do município de Jaicós, que é coordenada pelo médico veterinário Abdias Último, está orientando criadores após a ocorrência de foco de Peste Suína Clássica, na cidade de Lagoa do Piauí, que fica a aproximadamente 43 km de Teresina.

De acordo com Abdias Último, a vigilância está sendo intensificada. “A ADAPI de Jaicós, em parceria com a central em Teresina e o Ministério da Agricultura, estão intensificando a vigilância dessa patologia que vem dizimando praticamente todo o Nordeste. Todas as medidas profiláticas, preventivas e de biosegurança estão sendo tomadas” disse.

O coordenador alerta os criadores que está proibida a compra de suínos na região onde o foco foi encontrado. “Houve um surto de Peste Suína Clássica no município limítrofe com Teresina e as avisamos às pessoas que habitualmente vinham comprando suínos daquela região próxima a Teresina, que está provisoriamente proibida a compra por conta desse surto” informou.

Ele também falou que a apesar de não ser uma zoonose, a doença causa prejuízos ao estado. “Que os criadores eu comercializam animais daquela região evitem comprar esses suínos, comprem apenas de fontes seguras. A doença é causada por um vírus que geralmente é letal, não é uma zoonose, mas causa prejuízos econômicos para o estado, é um problema de saúde pública”.

A ADAPI, após reunião realizada no último sábado (06), divulgou uma nota informando sobre as medidas que estão sendo adotadas após a identificação do foco no estado.

Publicidade

De acordo com o órgão “o Grupo Especial de Atenção às Enfermidades Emergenciais ou Exóticas (GEASE) foi acionado imediatamente e já está atuando, e medidas como a interdição da propriedade onde foi localizado o foco, proibição do trânsito de suínos, assim como outras, de relevante importância, estão sendo tomadas em busca da contenção e da eliminação da doença”.

Na nota a ADAPI também ressalta que a doença acomete apenas suínos. “Informa a intensificação da vigilância epidemiológica no Estado e que outras análises laboratoriais e investigações clínico-epidemiológicas estão em andamento na região. Esclarecemos a população que a Peste Suína Clássica é uma doença viral que acomete somente porcos e javalis e não é uma zoonose, e, portanto, não acomete humanos”.

O órgão destaca ainda que é de suma importância que a doença seja erradicada, evitando prejuízos. “O controle e a erradicação da PSC é de grande relevância para a economia local e nacional, pois sua ocorrência gera prejuízos e restrições ao comércio desses animais e seus produtos. Portanto, solicitamos que todos aqueles que suspeitarem da ocorrência da doença comuniquem imediatamente a ADAPI”.

A Peste Suína

A Peste Suína Clássica, também conhecida como peste suína, cólera suína ou febre suína clássica é uma doença infecciosa, altamente contagiosa causada por um vírus que acomete suínos domésticos e silvestres.

Publicidade

Além da mortalidade, os principais sinais clínicos nos suínos com suspeita de PSC são febre alta, lesões hemorrágicas (manchas avermelhadas) na pele e extremidades (orelhas, membros, focinho e cauda), constipação intestinal seguida de diarreia, vômito, sinais nervosos, conjuntivite, falta de apetite e fraqueza e problemas reprodutivos (aborto, natimorto e repetição de cio).

A transmissão ocorre pelo Contato direto entre animais (secreções, excretas, sêmen, sangue); Propagação por pessoas, utensílios, veículos, roupas, instrumentos e agulhas; Utilização de restos de alimentos sem tratamento térmico adequado na alimentação dos animais.

Entre os cuidados para prevenção da doença estão a Separação das instalações nas diferentes fases de criação; cercas adequadas que evitem a entrada de animais; limpeza e desinfecção das instalações e dos veículos que transportam animais; conhecimento da origem de animais adquiridos e quarentena dos mesmos; limpeza e desinfecção das mãos e botas das pessoas que lidam com os animais.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS