Connect with us

Jaicós

ADAPI de Jaicós inicia segunda etapa da vacinação contra Febre Aftosa e alerta criadores

Publicado

em

A Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (ADAPI), sede do município de Jaicós, iniciou nesta terça-feira, 1º de novembro, a segunda etapa da campanha de vacinação contra Febre Aftosa.

A ADAPI atende os municípios de Massapê, Jaicós, Belém, Padre Marcos e Francisco Macedo, e está alertando os criadores quanto a obrigatoriedade e importância da vacinação e convocando os mesmos a realizarem a vacinação e certificação do rebanho.

Nesta fase, deverão ser vacinados bovinos e bubalinos de 0 a 24 meses. A média é de cerca de 8 mil animais a serem vacinados nos 4 municípios atendidos pela ADAPI de Jaicós.

A campanha segue até o dia 30 de novembro, e os criadores terão o prazo de até 15 de dezembro para realizar a certificação. “Estamos conclamando todos os criadores, que não deixem para fazer a declaração da vacinação fora do prazo, pois nos dias atuais não existe mais advertência. Aquele criador que deixar de vacinar e de comparecer ao escritório para fazer a certificação, será notificado, autuado e multado” explicou o médico veterinário e coordenador da ADAPI, Abdias Último.

Ele explicou a forma correta da vacinação. “Os criadores ainda tem dúvida também com relação a quantidade de ml que é aplicada no ato da vacinação. A quantidade é 2 ml, na tábua do pescoço, e recomendo que a imunização seja feita de manhã cedo ou no fim da tarde, sob pena de estressar os animais e não obter uma imunização decente. Não existe mais 5 ml, o ministério reduziu, pois na época em que era utilizada a dose de 5 ml, existia na vacina uma substância chamada saponina, que no momento da aplicação, por manuseio errado do criador, estava causando um caroço no animal. Após pesquisas, foi retirada essa substância e reduzida a quantidade para 2 ml”.

Para a certificação, Abdias informou que o criador deve apresentar o Cadastro Ambiental Rural. “Lembrando que nesta etapa, daqui pra frente, o criador quando comparecer ao escritório para fazer a certificação, tem que trazer o Cadastro Ambiental Rural (CAR), pois o Ministério está exigindo que todas as propriedades tem que ser georeferenciadas. O cidadão que não tem o CAR, precisa providenciar fazer, para no ato da certificação a gente lançar as coordenadas. Se o criador comparecer apenas com a nota fiscal, infelizmente não tem como fazer o cadastro”.

Publicidade

O coordenador também alertou para a importância da vacinação contra Brucelose.”Estamos pedindo que os criadores que possuem bezerras fêmeas de 3 até 8 meses de idade, já aproveitem a oportunidade para fazer a vacinação contra Brucelose. Essa vacinação quem faz é o veterinário ou o vacinador cadastrado na ADAPI, por ser uma vacina altamente perigosa e de difícil manipulação para aqueles criadores que não possuem treinamento específico”.

Para os criadores que possuem bezerras acima de 8 meses de idade, Abdias explicou que é necessário vacinar os animais com a RB 51, e após, o criador deve comparecer no escritório com o atestado para fazer a certificação.

Abdias destacou que Jaicós tem alcançado resultados positivos nas campanhas. “Graças a Deus, em Jaicós, em todas as etapas, a gente consegue obter o percentual de 90% de vacinação do rebanho, o que significa dizer que a maioria dos criadores está disciplinada. A gente sempre faz essa divulgação e os criadores tem cumprido os prazos”.

Ele ainda chamou atenção para que os criadores procurem a ADAPI no caso de qualquer sinal indicativo da Febre Aftosa.”Estamos aqui a disposição para atender. Toda e qualquer sintomatologia, como animais babando, com ferimento entre as patas, apático, caído, prostrado, que notifique a ADAPI, para que até 12 horas após a notificação, a gente possa ir a propriedade para observar em tempo real se de fato aqueles sintomas são compatíveis com a febre aftosa. Não se omita, procure o órgão responsável pela defesa sanitária animal para a gente tomar as providências”.

ADAPI passa por auditoria

Abdias também informou que a ADAPI, no mês de setembro, passou por uma auditoria externa, visando verificar como está a qualidade do serviço veterinário oficial e ações sanitárias em todo o estado do Piauí.

Publicidade

“A auditoria teve essa função de fazer um levantamento, pois o Ministério adotou um plano estratégico de erradicação da febre aftosa e vigilância em propriedades, que a previsão é de até 2026, começar a estudar uma possibilidade da retirada gradual da vacinação contra febre aftosa. Para que isso aconteça, o Ministério da Agricultura está auditando os municípios, para saber se os estados estão de fato preparados, ou seja, o sistema de defesa agropecuária animal, está preparado para poder tirar essa vacinação” explicou.

Jaicós foi um dos municípios sorteados para a auditoria, e segundo Abdias, teve uma boa avaliação. “Jaicós foi auditado e se saiu muito bem. Foi um auditoria muito importante, onde eles fizeram levantamentos, corrigiram algumas inconformidades que tem, o que é normal, e uma das alegações, infelizmente é a falta de estrutura. A previsão é que em 2026, seja retirada totalmente, mas até lá vamos dando continuidade a vacinação da febre aftosa, para que tenhamos um estado de zona livre com vacinação e saiamos para zona livre sem vacinação. Para que isso aconteça, o criador deve continuar vacinado o rebanho”.

Facebook

MAIS ACESSADAS