Jaicós

Aluna de Jaicós é premiada ao vencer a etapa estadual do projeto MPT na Escola

Publicado

em

A aluna da rede municipal de ensino, Vitória Guerra, foi premiada nesta terça-feira, 13 de setembro, em solenidade, após vencer após a etapa estadual do projeto MPT na Escola.

O Prêmio MPT na Escola – A Escola no Combate ao Trabalho Infantil, fomenta a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil e da proteção do adolescente trabalhador.

Vitória, que é estudante do 5º ano Ensino Fundamental, na Escola Municipal Francisco de Sousa, conquistou o 1º lugar na categoria música, a qual a mesma foi composta por Vitória sob orientação do seu professor Félix Ferreira.

A solenidade de entrega da premiação aconteceu na sede da referida escola. A aluna foi premiada com um tablet, mochila, kit escolar e medalha, além da escola ter recebido um notebook e o professor, também, recebeu medalha. Além disso, a estudante representará a cidade de Jaicós concorrendo a nível nacional.

Vitória também recebeu brindes ofertados pela Escola Francisco Crisanto e pela Secretaria Municipal de Educação de Jaicós, que presenteou a família da estudante.

A Procuradora do Trabalho, Natália e Silva Azevedo, participou da solenidade de premiação, quando falou sobre o projeto e destacou que a premiação serve como incentivo para os demais estudantes participarem.

“É uma alegria estarmos em Jaicós para premiar a Vitória, e dizer que esse é um projeto importante que acontece em todo o Brasil, que tem como foco discutir a problemática do trabalho infantil a partir da escola, que têm papel fundamental nesse processo. Além disso, a premiação incentiva a participação, e através da participação, é que atingimos nosso objetivo que é levar para comunidade escolar essa temática que para o Ministério Público do Trabalho, é muito relevante, pois para combater, erradicar o trabalho infantil é preciso a gente informar, sensibilizar, para que todos conheçam o que é o trabalho infantil”, afirmou.

Ela ainda explicou que a temática deve estar presente na pauta escolar. “São temas que precisam ser discutidas no âmbito da comunidade escolar, pois é onde as crianças estão e onde podemos verificar casos de trabalho infantil e fazermos os encaminhamentos necessários, ou seja, a escola como grande protagonista no combate ao trabalho infantil”, pontou.

Por fim, a procuradora parabenizou Vitória e a agradeceu pela participação e empenho no projeto. “Agradeço muito pela participação da Vitória e da escola como um todo. Parabéns a menina Vitória pela canção, fiquei muito feliz e emocionada, a comissão organizadora ficou encantada com seu talento, beleza, a sua forma de cantar, a letra da música, a dança, foi maravilhoso te ver participando de nosso projeto e, é uma alegria grande fazer sua premiação”, finalizou.

O secretário de educação, Antônio de Pádua, o Totonho, enfatizou que em novembro de 2021, quando a pasta foi contatada, através de ofício, para participar do MPT na Escola, imediatamente, o projeto foi abraçado, tendo em vista a sua tamanha importância.

“A erradicação do trabalho infantil é uma causa de grande importância no Brasil. E para que o combate a essa prática seja feita, acredito que estamos começando no local correto, dentro da escola. Então queria aproveitar a oportunidade para parabenizar a todos da escola, que abraçaram o projeto e dizer que nós que estamos no dia a dia dentro da educação, todos aqueles projetos que chegam, abraçamos e procuramos trabalhar de maneira que venham sempre a melhorar a qualidade do ensino, principalmente, quando se trata de uma temática tão importante como essa”, disse o gestor, que encerrou parabenizando a aluna Vitória.

A diretora da escola, Josefa Reis, frisou a grande relevância do projeto para a escola e a Educação do município, viabilizando o trabalho de conscientização, de forma contextualizada, acerca da prevenção do trabalho infantil, quando agradeceu a toda a comunidade escolar pela colaboração e a aluna Vitória pelo excelente desempenho.

Vitória Guerra falou sobre sua satisfação em participar do projeto e ser premiada. “Essa conquista é importante para mim, fico muito feliz e grata, à minha família, a coordenadora Noela, a diretora Zefinha, meu professor Félis e a coordenadora Rosângela, por muito contribuírem para essa conquista. O projeto MPT me ensinou muito, aprendi diferenciar o que é realmente o trabalho infantil, pois tem muitos mitos sobre essa temática e ele nos permitiu agregar conhecimento” disse.

A mãe de Vitória, Flaviana de Macedo Sousa, falou sobre o orgulho que ela e seu esposo Marcos Leandro Guerra de Sousa, tem da filha. “Sentimos muito orgulho da nossa filha e somos a grata a Deus pelo dom que ela tem de cantar e por ser uma menina estudiosa, inteligente e muito dedicada ao que se propõe a fazer”.

Conteúdo relacionado: Aluna de Jaicós vence etapa estadual do projeto MPT na Escola e vai concorrer a nível nacional

Fotos:

Publicidade

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile