Connect with us

Jaicós

Após mortes, motociclistas podem ser mais fiscalizados com rigor em Jaicós

Publicado

em

O juiz titular da Comarca de Jaicós, Franco Morette Felício de Azevedo, se mostrou favorável a uma fiscalização mais rigorosa sobre os motociclistas, como medida para reduzir o número de acidentes e mortes no trânsito.

Somente este ano, seis motociclistas morreram vítimas de acidentes de trânsito em Jaicós. Os acidentes, segundo o juiz, em sua maioria estão associados ao uso do álcool, excessos de velocidade, falta de habilitação e do capacete, apontado pelo mesmo como um importante item de segurança que salva vidas. “Esses fatores tem favorecido para o elevado índice de acidentes, e uma fiscalização mais rígida pode mudar essa realidade”, pontuou.

Dr. Franco informou que o Poder Judiciário e as Polícias Militar e Civil, da Comarca, tem dialogado para solucionar esses problemas. “Um etilômetro – aparelho que permite determinar a concentração de bebida alcóolica em uma pessoa – foi solicitado do Comando da PM no Piauí, através de um ofício conjunto, mas até o momento não recebemos resposta”, disse. O equipamento seria uma das ferramentas utilizadas pela polícia nas blitz.


Clique na foto para ampliar

Em entrevista, o magistrado informou que trabalho semelhante foi realizado em parceria com a Polícia Militar em Comarca que já atuou no Piauí. “Iniciamos com uma campanha de educação no trânsito, e num segundo momento, com o trabalho repressivo, ou seja, com a punição de quem não utilizava capacete”, disse.

Morette falou como seria o trabalho adotado na Comarca de Jaicós. “O não uso do capacete representa uma infração administrativa, onde a Polícia Militar ou a Prefeitura Municipal, com a implantação da guarda municipal de trânsito, podem punir os infratores administrativamente, ou seja, com a penalidade de multa e recolhimento da motocicleta até a presença de um habilitado. Nos casos extremos, em que a condução da motocicleta sem capacete represente, efetivamente, um perigo concreto, aí teríamos a prática do crime que a legislação do trânsito prevê, com a apreensão do veículo e também a punição correspondente a um Termo Circunstanciado de Ocorrência”, disse.

Publicidade

Para o juiz, uma fiscalização mais rígida se torna necessária diante do índice de mortes. “Se não houve repressão, nós vamos continuar recebendo notícias tristes de acidentes com vítimas fatais na Comarca”, pontuou.


Clique na foto para ampliar

Municipalização do trânsito – O vereador do município de Jaicós, Elias Pereira (PRB), líder da prefeita na Câmara, solicitou a organização e a municipalização do trânsito, através de um requerimento aprovado pelo plenário no dia 24 de março, poucos dias após o município registrar mais uma vítima do trânsito. Segundo o parlamentar, o trânsito no município de Jaicós está a beira do caos.

crisanto net

Dr. Crisanto, secretário municipal de Saúde

O secretário municipal de Saúde e esposo da prefeita Wandelina Crisanto, o médico Crisanto Neto, se manifestou favorável a municipalização do trânsito. “As autoridades jaicoenses, irmanadas, tomarão, com toda a certeza, as providências necessárias à municipalização do trânsito em Jaicós. Não devemos, de forma alguma, permanecer de olhos fechados a uma situação como essa. Os acidentes de motos têm causado muito choro, dor e lamentação às famílias jaicoenses. Temos que fazer valer a Lei e amenizar a situação, uma vez que não se pode evitar todos os acidentes. A prefeita Waldelina Crisanto está muito sensibilizada, e vai encabeçar o movimento”, disse.

Lombadas eletrônicas – Outro requerimento conjunto, de autoria dos vereadores Benedito Alencar (PMDB), Oziana Oliveira (PRP) e Jozete Carvalho (PP), aprovado na Câmara, solicita do DNIT no Piauí a instalação de redutores de velocidade na BR 407.

http://www.cidadesnanet.com/galeria/images/galeria/materias/407DSC_1077.JPG

BR 407, perímetro urbano de Jaicós

O mesmo pedido foi feito pela Associação Cristã Shalom, através do Pastor José Reis. Em resposta, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes informou que já foi aberto processo – de número 50600.025527/2014-60 – a fim de realizar estudos para colocação de radares eletrônicos na BR-407/PI – no município de Jaicós.

Publicidade

Frota de motocicletas – Segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito, em dezembro de 2013, a Comarca de Jaicós tinha uma frota de 2.700 motocicletas, a maioria delas no município de Jaicós, com 1.585 motocicletas. Campo Grande do Piauí aparece com 452, Patos do Piauí com 373, e Massapê do Piauí com 290 motos.

DSC_1739

Fila de motos estacionadas no Centro de Jaicós

 

Facebook

MAIS ACESSADAS