DESTAQUES

Apresentações culturais marcam encerramento da II Feira da Agricultura Familiar do povoado Esquesito em Jaicós

Publicado

em

Exposições, entrega de premiações e diversas apresentações culturais foram realizadas na noite do último sábado (21), durante a programação de encerramento da II Feira cultural da Agricultura Familiar, do povoado Esquesito e região, zona rural do município de Jaicós, que este ano, teve como tema “Apoiando e valorizando as diversas possibilidades da agricultura familiar”.

O evento, que reuniu um grande público de diversas comunidades e também da zona urbana, teve início com pronunciamentos das autoridades presentes. O prefeito Neném de Edite, parabenizou pela organização da festa e disse que o evento crescerá a cada ano. “Quero parabenizar a vereadora Sirlene pela iniciativa, quando ela nos procurou nós abraçamos a causa, e pode ter certeza, que já está registrado no calendário do Esquesito a Feira, que a cada ano só vai crescendo e confirmando que o evento deu certo, que é sucesso. Isso mostra o compromisso com a população, em ver Jaicós no rumo certo, em um caminho melhor” disse ele, que ainda completou “Tive o prazer de experimentar o que foi feito aqui, tudo muito bom, ainda levei para mandar para Teresina e outros lugares para o povo ter conhecimento que Jaicós tem potencial, que é capaz, que o povo de Jaicós tem poder de realizar” falou.

A Secretária Estadual da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Patrícia Vasconcelos, reforçou o compromisso da secretaria em apoiar a agricultura familiar e parabenizou pelo evento. “Há um compromisso firmado na Secretaria de Desenvolvimento Rural, que desde 2015 iniciou a gestão voltada para agricultura familiar. È muito importante a secretaria poder chegar até a zona rural dos municípios, é desafiador, mas é uma prioridade do Governo do Estado, esse olhar especial para a agricultura familiar. Parabenizo pela iniciativa, pelo trabalho de cada agricultor que está expondo e reafirmo o compromisso da secretaria com o município de Jaicós. São vários programas que diretamente chegam aqui ao município” disse ela.

A vereadora Dalvenisa, a Mocinha, agradeceu o apoio de todos e da Prefeitura Municipal. “Primeiramente, agradeço a Deus por estarmos aqui reunidos, a nossa feira está muito bonita, nosso povo colaborando. Agradeço a todos, desde a primeira reunião foi uma luta, mas é muito prazeroso quando a gente olha e ver que está dando certo, que todos estão produzindo algo, que as comunidades vizinhas estão vindo e apoiando. Agradeço também a Prefeitura Municipal, que abraçou a nossa causa desde o início, não seria possível realizar sem o apoio da prefeitura e sem o apoio da comunidade” disse.

Em entrevista ao Cidades na Net, a vereadora Sirlene Lopes, idealizadora do evento, falou do intuito da Feira. “O objetivo é valorizar nossos agricultores, buscávamos uma ideia que pudesse vir agregar valores, fazer com que as pessoas tenham auto estima, que pudessem produzir algo e ter uma renda. Trouxemos cursos desde o ano passado e graças a Deus, tem sido positivo. O intuito é capacitar esse povo e depois estarmos juntos deles para continuar. É uma região bastante rica na questão cultural, religiosa, com muitos produtos, que precisam aprimorar para ter mais proveito” falou.

Publicidade

Logo após os pronunciamentos, foi realizada a entrega de premiações aos vencedores do campeonato de futebol. O time campeão, Barreiro, recebeu troféu e o valor de 300 reais, e Pau do Enxuí, vice-campeão, foi premiado com troféu e 200 reais. Também participaram da competição Umburanal, Tanquinho, Botafogo da Baliza e Capim.

Em seguida, aconteceram as apresentações culturais, com a participação de Ana e Cida, Raquel e Beatriz, Hosana Arlinda, Zé Domingos, Calixto, Érica, Juvenal e Almir, preta e Dásio Lopes, Aureliano e Zé Geraldo, Luciano Mendes, Romão Silva Romeu Sousa, Alberto Silva, Henrique Repentista, Marcineide e Adão e Fabiano, Fabiano, Rei Hilário, Zé Galego, Irmão Adão, Ubuntu Bronx, Etevaldo Gerônimo, Zé Francisco, Artur Sanfoneiro, Matias, Ivete Vaqueira e Zé Matias. Todos os artistas receberam brindes.

Durante todo o dia e noite, agricultores de diversas comunidades expuseram vários itens culinários e artesanais, produzidos na região, como resultado dos cursos ofertados durante as duas edições da feira, como sequilhos, doces, bolos, sorvete, vinho, rapadura e licor do caju, desinfetantes, detergentes, entre outros.

A Feira é realizada com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio das secretarias de Cultura, Juventude, Esporte, Lazer e Turismo, dos Agricultores e Agricultoras Familiares de Jaicós, da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR-PI), EMATER-PI, Câmara Municipal de Jaicós, Paróquia de Nossa Senhora das Mercês e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Participaram também do evento os vereadores Antônio Robert, Márcio Crisanto, Divino Macedo e João Bosco, os secretários municipais Edinilson Carvalho, o Miudim, João Bosco, Lindon Johson, presidente do PT Municipal, Deoclécio Carvalho, presidente do Sindicato dos Trabalhadores, Aldenides de Sousa Carvalho, o Manim, Diretor Técnico Estadual do Emater, Clébio Coutinho, o Dedim, Maria Cazé, representante do MPA, conselheiras Edinéia Ribeiro Carvalho, Ielma  de Oliveira Sousa e Leonice de Sousa Nascimento, presidente do Conselho, suplentes de vereador Tamires Sousa e Jairo Dias.

Fotos:

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile