Connect with us

Jaicós

Artesanato de Jaicós e mais 15 municípios piauienses serão destaque na Mostra Casa Piauí

Publicado

em

A 11ª edição da Casa Piauí Design começa quarta-feira (19), no Teresina Shopping. A abertura oficial do evento ocorrerá às 19h00, com a presença de autoridades, artesãos, lideranças empresariais e da imprensa. A mostra seguirá até o dia 30 de agosto, com horário de funcionamento das 10h00 às 22h00, reunindo o melhor da produção artesanal piauiense.

Este ano, 30 grupos de produção de 16 municípios do Estado, estarão expondo e comercializando peças no Evento. Teresina, Nazária, Água Branca, Floriano, Coronel José Dias, Ipiranga do Piauí, Jaicós, Parnaíba, Luís Correia, Ilha Grande, Buriti dos Lopes, Castelo do Piauí, Pedro II, Campo Maior, Oeiras e União são as cidades representadas na mostra. Cada grupo apresentará uma coleção de cinco peças, entre decorativas e utilitárias.

“A Casa Piauí Design é um projeto do Sebrae que busca valorizar o artesanato piauiense. As consultorias focam a melhoria do design e da qualidade das peças. A cada ano, os resultados têm sido mais positivos. As peças, com alto valor agregado, conquistam o Brasil e o mundo. Várias unidades de produção figuram entre as melhores do país, no âmbito do Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato”, afirma o diretor técnico do Sebrae no Piauí, Delano Rocha.

As peças em ferro prometem chamar a atenção do público. A Associação dos Artesãos da Casa de Taipa do Piauí, Astaipi, criou esculturas com retalhos de chapa. São figuras humanas, candelabros e outros produtos esculpidos no ferro.

“Iremos mostrar o trabalho artesanal alinhado à responsabilidade ambiental. A matéria-prima das peças é ferro reaproveitado de sucata. Estou muito otimista quanto aos resultados desse evento. Esperamos uma grande aceitação por parte do público, já que além de inovadores, esses produtos têm preços bastante acessíveis. Todo o trabalho de concepção das peças foi acompanhado pela renomada designer Fabíola Bergman. Foi uma oportunidade que o Sebrae nos proporcionou de adquirir novos conhecimentos e trocar experiências”, afirma o artesão José Rodrigues, integrante da Astaipi.

Publicidade

A Astaipi foi criada há três anos e conta atualmente com 10 associados. Cada artesão trabalha com uma tipologia de artesanato, o que se constitui em um diferencial para a entidade, criada após consultoria do Sebrae.

 

Acesse Piauí

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS