Connect with us

Jaicós

Através do projeto MPT na Escola, palestras conscientizam alunos sobre o trabalho infantil em Jaicós

Publicado

em

Como parte das ações do projeto MPT na Escola, a Secretaria Municipal de Educação de Jaicós, está promovendo nas unidades de ensino da sede do município, palestras abordando o tema “Trabalho Infantil”.

As palestras tiveram início nesta segunda-feira (18), e seguem até esta terça (19), contemplando as escolas Francisco Crisanto de Sousa, Padre David Ângelo Leal e Líria Maria da Cruz Alencar.

As palestras tem como público as turmas de 4º e 5º ano, onde o projeto do MPT está sendo desenvolvido. Os ministrantes são a Assistente Social, Josie Cristine e o psicopedagogo Adaljerry Ferreira.

Hoje (18), a palestra aconteceu na E.M. Francisco Crisanto. Além dos palestrantes, alunos e professores das turmas, estiveram presentes a coordenadora do projeto, Rosângela Santana, a diretora da escola, Josefa Reis, e a coordenadora, Noela Dias.

Entre outros pontos, em suas explanações os profissionais explicaram o que é o trabalho infantil, suas características e consequências, os órgãos de combate ao trabalho infantil. Os alunos também puderam participar e tirar dúvidas.

Nesta terça (19), as palestras acontecem nas escolas Padre David e Líria Alencar, nos períodos da manhã e tarde, e contarão também com a contribuição das conselheiras tutelares, Leonice Sousa e Lindalva Carvalho.

As atividades do projeto, em sala, começaram a ser desenvolvidas no início deste mês de abril, com a abordagem da temática com os alunos e produções sobre o trabalho infantil, através de poesia, música, conto e desenho.

Finalizadas as produções, os professores farão a seleção dos melhores trabalhos, e uma comissão local definirá as produções que mais se destacaram em cada categoria, e que serão enviadas para a etapa estadual. A seleção municipal ocorre no dia 10 de junho, e as inscrições na etapa estadual poderão ser feitas até 1º de agosto.

Publicidade

O resultado da etapa estadual será divulgado no dia 26 de agosto. Após, uma comissão julgadora decidirá quais foram os melhores trabalhos em cada categoria e inscreverá o primeiro colocado de cada uma delas na última etapa, a Nacional.

O objetivo do projeto, que é realizado pelo MPT em nível nacional, é fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção ao trabalho infantil.

Facebook

MAIS ACESSADAS