Connect with us

Acauã

Belém, Caridade, Jaicós, Marcolândia e Padre Marcos recebem certificado de inclusão no Mapa do Turismo Brasileiro

Publicado

em

Nesta quinta-feira, 26 de maio, os municípios piauienses do Polo Histórico e Cultural do Mapa do Turismo Brasileiro receberam seus respectivos certificados de inclusão no mapa. A entrega aconteceu durante um evento sobre o Programa de Regionalização de Turismo realizado na Câmara Municipal de Picos.

Na oportunidade, participaram do momento representantes dos municípios de Belém do Piauí, Caridade do Piauí, Jaicós, Francinópolis, Oeiras, Padre Marcos, Pimenteiras e Regeneração.

Presente no evento, o prefeito de Padre Marcos, José Valdinar da Silva, comentou sobre a importância do momento e destacou que o Piauí é estado rico em belezas naturais.

“Esse dia é muito importante para que possamos discutir o que temos de melhor no Piauí. A questão do turismo no estado não tem a publicidade devida, então o Piauí é um estado forte, um estado rico em belezas naturais, é um estado carente em investimentos, mas que por outro lado, tem a infraestrutura e a mobilidade para que o turismo possa acontecer”, afirmou.

O prefeito de Padre Marcos ainda destacou a importância da integração dos gestores municipais. “Nós reafirmamos o nosso compromisso, pois quando atraímos o turismo, também atraímos investimentos e mão de obra, ou seja, geramos emprego e renda dentro os nossos municípios, então é fundamental que os prefeitos abracem esta causa”, assegurou.

O secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Belém do Piauí e articulador do Polo Histórico Cultural do Turismo Piauiense, Edson Ribeiro, comentou sobre o Mapa do Turismo. “A tendência é que a administração se diversifique e o estado do Piauí venha apresentar para o Brasil o que tem de mais belo, de melhor, além de suas belezas naturais, a sua cultura, a sua gente”, frisou.

Edson Ribeiro também destacou o expressivo crescimento do Polo Histórico Cultural. “Vale ressaltar que o Piauí tem 32 municípios no Mapa do Turismo, destes, 12 são da nossa região, do nosso polo, que é o que mais cresceu e que aparece com maior contingente de municípios integrantes”, ressaltou.

Segundo o articulador do Polo Histórico Cultural do Turismo Piauiense, é muito importante que o município esteja inserido no mapa. “Qualquer tipo de emenda parlamentar, qualquer projeto na área do turismo, para que seja ao menos avaliada é necessário que o município esteja inserido dentro do Mapa do Turismo e tenha esse certificado que garante que ele está regular com todas as instâncias”, pontuou.

Publicidade

Para a interlocutora do Programa de Regionalização de Turismo, Alberita Nunes, o momento é importante para que o turismo seja trabalhado de forma regionalizada.

“O evento busca sensibilizar todos os municípios que fazem parte do Polo Histórico Cultural e que não fazem parte do Mapa Turístico Brasileiro, que eles se organizem para aderir ao mapa, pois é muito importante que a gente esteja trabalhando de forma regionalizada o desenvolvimento turístico regional e estadual. Essa reunião também serve para a fomentação de ideias, do que é o turismo, a partir da integração dos municípios”, explicou.

Ao todo, 12 cidades do Piauí estão incluídas no Polo Histórico e Cultural, sendo elas: Acauã, Amarante, Belém do Piauí, Caridade do Piauí, Jaicós, Francinópolis, Marcolândia, Oeiras, Padre Marcos, Pimenteiras, Regeneração e Valença do Piauí.

Veja mais fotos:

Facebook

MAIS ACESSADAS