Connect with us

Jaicós

Câmara aprova projeto que reajusta salário dos professores em Jaicós

Publicado

em

A Câmara Municipal de Jaicós aprovou, em sessão extraordinária realizada nesta segunda-feira (23), o projeto de lei do Executivo Municipal que reajusta a remuneração dos professores da rede municipal de ensino.

O reajuste proposto pelo Executivo Municipal foi de 13,01%, o mesmo percentual concedido pelo Governo Federal, implantando, portanto, o piso salarial nacional dos professores, que é de 1.917,78 reais, remuneração inicial para os docentes da rede pública com jornada de 40 horas de trabalho semanais.

Vereador Doutor (PT), autor da emenda modificativa

Vereador Doutor (PT), autor da emenda modificativa

Na tramitação do projeto nas Comissões da Casa, o vereador Flávio José de Macedo Silveira, o Doutor (PT), apresentou uma emenda modificativa, que mantém o benefício da regência – vantagem de ordem pecuniária concedida ao professor em efetivo exercício em sala de aula – no valor de 20%. O vereador definiu como “erro gritante” a exclusão da tabela de valores (anexo I do PL) que trata da regência.

Na votação, o plenário aprovou por unanimidade o reajuste proposto pelo governo municipal, de 13,01%, mas rejeitou, por maioria de 6 votos a 3, a tabela proposta pelo governo municipal, que não consta o benefício da regência. E, com a mesma maioria, aprovou a emenda modificativa.

Na tabela proposta pelo governo municipal, a remuneração inicial do professor com carga horária de 40 horas semanais era de R$ 1.917,78. Com a aprovação da emenda do vereador petista, a remuneração passa a ser de R$ 2.301,33, um aumento de 383,55 reais, valor referente à vantagem da regência.

Publicidade
Tabela aprovada na Câmara, com a regência

Tabela aprovada na Câmara, com a regência

A matéria segue agora para o Poder Executivo Municipal, podendo ser sancionada ou vetada pela prefeita Waldelina Crisanto (PRP).

Muitos professores da rede municipal participaram da sessão. A presidente do núcleo regional de Jaicós do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica Pública do Piauí, Fatanildes Carvalho, também acompanhou a votação.

Professores acompanham sessão na Câmara

Professores acompanham sessão na Câmara

Durante as discussões da matéria, professores reivindicaram a aprovação do projeto. Nos cartazes tinha frases “Não brinquem conosco” e “Piso, nossa saúde e alimentação”.

Professores reivindicam aprovação do piso salarial

Professores reivindicam aprovação do piso salarial

Veja mais fotos da sessão:

DSC_0004 DSC_0007 DSC_0009 DSC_0012 DSC_0013 DSC_0016 DSC_0018 DSC_0023 DSC_0025 DSC_0027 DSC_0034 DSC_0043 DSC_0045

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS