Connect with us

Jaicós

Câmara vai homenagear Mariano da Farmácia e Fabrício Pintor com Título de Cidadania Jaicoense

Publicado

em

Através de projetos propostos pelo vereador José Reis de Sousa, e aprovados por unanimidade pelo Legislativo, a Câmara Municipal de Jaicós, vai homenagear Fabrício Pereira da Silva (Fabrício Pintor) e Mariano de Carvalho Paiva (Mariano da Farmácia), com a concessão do Título Honorífico de Cidadania Jaicoense.

Os projetos foram aprovados na Sessão Ordinária realizada na manhã desta sexta-feira (10). A homenagem considera os relevantes serviços prestados pelos mesmos à sociedade jaicoense.

Conforme o Projeto Nº 1. Mariano de Carvalho Paiva (Mariano da Farmácia), nasceu em 18/05/1970 em Jacobina, na época pertencente a cidade de Paulistana Piauí. Filho de José Raimundo de Paiva, conhecido como Seu Reque e Dinair Mendes de Carvalho, conhecida como Dona Nair (in memoriam). Possui uma irmã.

Viveu até os onze anos de idade na localidade Barro Branco, hoje localidade de Jacobina Piauí, onde acompanhava a família na atividade rural. Mariano mudou-se para Jaicós em 1981 para estudar e trabalhar, e na cidade, exerceu diversas atividades. Em 24 de dezembro de 1991, casou-se com Marinalia Teresinha de Carvalho (Maiá), do fruto de seu casamento teve dois filhos, Maiele e Lenner.

Vereador propositor

“Em 1985 conseguiu seu primeiro emprego como atendente de bar, lá trabalhou cerca de um ano. Em 1986 trabalhou na Cerâmica uma das poucas oportunidades de emprego da época, lá trabalhou aproximadamente dois anos. Passados esses dois anos, em 1988 conseguiu um emprego de vendedor autônomo no Paraíba, exerceu essa profissão durante aproximadamente um ano e meio. Em 1990 conseguiu uma oportunidade de um emprego como balconista na Farmácia Nossa Senhora das Mercês de propriedade de Carlos Antônio, lá permaneceu durante 20 anos”.

Já em janeiro de 2010, juntamente com sua família, Mariano decidiu montar seu próprio negócio, no mesmo ramo no qual trabalhou por cerca de vinte anos. “Decidiu abrir uma Farmácia de nome JAIFARMA, sendo JAI em homenagem a Jaicós. Hoje 13 anos depois de aberta a empresa é referência na comercialização de produtos farmacêuticos, de higiene e de perfumaria na cidade Jaicós”, destaca o vereador propositor.

Publicidade

Ele ainda disse que o empresário é merecedor da homenagem. “Hoje Mariano é um dos empresários mais respeitados da cidade de Jaicós-Pi, sendo residente e domiciliado na cidade a mais de 40 anos. Pai de dois filhos e avô de 3 netos jaicoenses. Por essa razão que Mariano de Carvalho Paiva (Mariano da Farmácia) merece receber essa homenagem desta Casa Legislativa, por serviços prestados em nosso município”.

O segundo homenageado, Fabrício Pereira da Silva (Fabrício Pintor), é nascido em Petrolina-PE em 15 de maio de 1977, filho de Francisco Pereira da Silva (in memoriam) e Terezinha Maria de Jesus Silva (in memoriam) e possui 5 irmãos. Seu pai faleceu quando o mesmo possuía 8 anos, vítima de homicídio com arma branca, já a mãe veio a óbito devido a um choque elétrico, 3 anos depois. Com 11 anos de idade, logo após dolorosa perda, pra ajudar a sua irmã mais velha nas despesas de casa, começou a trabalhar como auxiliar em uma padaria.

O projeto destaca que em 1991, com 14 anos, Fabrício começou a trabalhar como vendedor ambulante e assim veio para Jaicós. “Eram 3 dias por semana na terra do galo, e os demais em outras cidades circunvizinhas, salvo os finais de semana. Aqui ele criou raízes, cultivou amizades e em 1997, casou-se com Francisca Terezinha de Carvalho, com quem teve um filho, Wendeo de Carvalho Silva, passando a trabalhar como vendedor no antigo comércio do seu ex-sogro e a morar definitivamente nessa cidade que tanto o acolheu”.

Entre os anos de 2000 a 2008, com uma trajetória gradativa, prestou serviço, respectivamente, como servente, motorista e, por fim, auxiliar na contabilidade da prefeitura, durante o dia e pizzaiolo durante a noite na pizzaria Vera de “Zé Galego”.

“Após 2008, trabalhou por cerca de 2 anos para César (in memoriam), pintor já renomado no munícipio e fundamental para a escolha da sua profissão atual. Hoje ele segue como profissional de pintura, sendo referência nesse ramo, profissionalizando e empregando até os dias atuais. Por essa razão que Fabrício Pintor merece receber essa homenagem desta Casa Legislativa, por serviços prestados em nosso município” finaliza.

Publicidade

Projeto do Executivo

Na sessão desta sexta-feira (10), também foi apresentado o Projeto de Lei n° 04/2023, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre autorização para abertura de crédito adicional suplementar e dá outras providências.


Assista à sessão e veja fotos:


Facebook

MAIS ACESSADAS