Connect with us

DESTAQUES

Caminhada com Maria inicia 296ª Festa de Nossa Senhora das Mercês em Jaicós

Publicado

em

Antes do dia amanhecer, o som dos sinos e cânticos vindos da Igreja Matriz já anunciava o início de mais um período especial, de muita fé e adoração. A centenária cidade de Jaicós, vivencia a partir deste dia 15 de setembro, a 296ª Festa de Nossa Senhora das Mercês, padroeira da Terra do Galo.

No início da manhã deste domingo, o Marco dos 200 anos da Paróquia de Nossa Senhora das Mercês, localizado na entrada da cidade, recebeu dezenas de fiéis, que reuniram-se para participar da “Caminhada com Maria”, que abriu a grande festa religiosa.

Após um momento de louvor e uma palavra inicial ministrada pelo pároco local, Antônio Mendes, os católicos saíram em caminhada.

Ao som de louvores entoados pelos fiéis, a caminhada seguiu pela Avenida Engenheiro Ribeiro Gonçalves, até a Igreja Matriz, onde foi realizado um momento de oração e reflexão, o hasteamento da bandeira da padroeira, anunciando o início do tradicional festejo religioso em homenagem a Nossa Senhora das Mercês e servido o café da manhã comunitário.

Entre os diversos fiéis participantes, o senhor Mário José da Silva, de 66 anos, chamava atenção. Mesmo com dificuldade para andar, auxiliado por um bastão, ele acompanhou toda a caminhada junto da esposa.

Em entrevista ao Cidades na Net, ele disse que apesar da doença, que acompanhar toda a festa. “Para mim foi bom, porque apesar de tudo eu consegui vir. Estou doente, caminhando com dificuldade, mas estou fazendo a força para vir e acompanhar. Eu vim hoje e quero assistir o festejo até o fim, se Deus quiser. Todos os anos eu participo, pela fé” disse.

 

Publicidade

A esposa Josefa Brasilina da Silva, disse que participa todos os anos e ajuda o marido. “Todos os anos a gente participa, começamos da procissão até o fim. Admiro a força dele em participar e ajudo ele. Na caminhada todo mundo passou e eu fiquei atrás com ele ajudando, porque ele está com a perna doente. Esse ano quero assistir todas as novenas também, mas quem sabe é Deus” falou.

A jovem Jaqueline Lima, que acompanhou a caminhada junto com a família, disse que é gratificante participar e que gostaria de ver mais jovens presentes. “É gratificante você vir e ver tanta gente, a gente fica feliz. E como jovem temos que participar, para incentivar outros também. A fé me leva a participar, todos os anos venho pela manhã e  vejo que a cada ano vai aumentando a participação. Queria agora ver mais jovens, por isso deixo esse incentivo para eles participarem, e com fé em Deus daqui a uns anos vamos ver isso” disse.

Programação

Iniciando hoje (15) e seguindo até o dia 23 de setembro, serão realizados o Ofício da Imaculada Conceição, às 12h, a Recitação do Terço, às 18h30, e às 19h, a Novena e Missa.

Hoje, a celebração da novena e missa será feita pelo pároco local, Antônio Mendes Neto e terá como noitários os Grupos de Peregrinação e Pastoral do Dízimo. Logo após acontece a quermesse sob a responsabilidade do Terço dos Homens, Pastoral Familiar, Secretaria Municipal de Assistência Social.

Publicidade

Este ano, a tradicional festa da padroeira apresenta o tema “Maria, modelo perfeito de discípula”, e lema “… fazei tudo que ele vos disser.” (Jo. 2,5).

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS