Connect with us

Jaicós

Caminhada em Jaicós alerta para o combate ao abuso e exploração de crianças e adolescentes

Publicado

em

Com o objetivo de dar visibilidade e conscientizar a população sobre o combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes, o município de Jaicós realizou durante este mês, a campanha “Maio Laranja”.

Discutindo a temática, compartilhando importantes informações com a população e promovendo a conscientização sobre a importância do enfrentamento e prevenção ao abuso e à exploração sexual, foram realizadas ações como roda de conversa, visitas e panfletagem nas escolas e entrevistas no rádio.

Nesta quinta, 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e também Dia Nacional da Luta Antimanicomial, uma caminhada marcou o encerramento da campanha.

Unidos em uma só causa, participaram da caminhada gestores municipais, secretários, vereadores, profissionais da Assistência Social, Saúde, Educação e alunos das redes municipal, estadual e privada.

O trajeto iniciou na principal avenida da cidade, Engenheiro Ribeiro Gonçalves, de onde os diversos participantes da ação, munidos de cartazes e faixas exibindo frases de conscientização e alerta, saíram em passeata.

A caminhada percorreu várias ruas, seguindo pelo Centro da cidade e foi encerrada em frente à Igreja Matriz de Nossa Senhora das Mercês. No local, a adolescente Dalila, integrante do NUCA, fez a leitura do poema “Não me toque aqui”, de autoria do poeta Lauro Sousa. Houve também os pronunciamentos.

A secretária de Assistência Social, Oziana Oliveira, agradeceu o apoio na realização da campanha. “Gostaria de agradecer a Deus por ter permitido por mais um ano estarmos juntos nessa caminhada, nessa luta, que é de grande importância. Agradecer a todas as escolas, alunos, professores, diretores, as equipes da Assistência Social, CREAS, CRAS, NUCA, SCFV, Conselho Tutelar, Polícia Militar e Guarda Civil. Se não fosse vocês jamais teria acontecido essa linda caminhada. Só tenho que agradecer a vocês e pedir que continuemos juntos somando forças para proteger nossas crianças e adolescentes”.

A psicóloga do CREAS, Milena Moura, agradeceu e falou da importância da prevenção contínua e da denúncia. “Em nome da coordenadora Larysse e da secretária de Assistência Social, Oziana, gostaríamos de agradecer a participação de cada um de vocês, que contribuiu para que esse evento acontecesse. Hoje, dia 18, é uma data simbólica, mas a luta continua durante todos os dias. Este mês estivemos nas escolas e vamos continuar repassando todas informações, porque informando a gente consegue combater. E nós adultos somos os principais responsáveis por proteger nossas crianças e adolescentes. Então, em caso de suspeita, não se cale, denuncie. Nas escolas distribuímos caixinhas, que servem de canal de denúncia, nela, todos vocês, caso se sintam a vontade, podem estar formulando a denúncia. Será totalmente sigiloso” disse.

O comandante da 3ª CIA de PM de Jaicós, tenente Anderson Pinheiro, destacou a importância de um trabalho em parceria. “Primeiramente agradecer a vocês, a todo corpo de alunos por estarem presentes nessa caminhada que é tão importante. Parabenizo a gestão municipal, a Secretaria de Assistência e todas as instituições envolvidas nessa ação. É necessário um esforço conjunto entre as instituições. A Secretaria de Assistência Social, o Conselho Tutelar, a Polícia Militar e Civil, o Ministério Público, o Poder Judiciário, todos precisam estar em conjunto, engajados para o combate desse crime que tanto maltrata a nossa instituição família. Precisamos da atuação mais presentes dos profissionais, de saúde, de educação, da psicologia. Todos que possam dar voz a essa nossa juventude, que às vezes só precisa ser ouvida. E essa não é uma luta pontual de uma data simbólica, mas uma luta constante, que só vem gerar frutos a partir da conscientização e informação”.

O advogado Pedro Henrique Teixeira Gonçalves, Assessor Jurídico do CREAS, ressaltou que o município já dispõe da escuta especializada, e que o CREAS está a disposição para receber informações e \ou denúncias sobre qualquer suspeita relacionada ao abuso e exploração.

A conselheira tutelar Lindalva Carvalho, disse que o CT está a disposição para ajudar e encorajou a denúncia.”Estamos aqui todos de mãos dadas para ajudar em qualquer momento da vida de vocês. Qualquer problema tem os meios de denunciar, o disque 100, CREAS, delegacia de polícia, Ministério Público, e também o telefone do Conselho Tutelar, que está ligado todos os dias para receber ligações e também mensagem no whatsapp. Estamos aqui para defender e garantir os direitos de vocês. Não tenham medo, denunciem. E agradeço a participação de vocês hoje, a Oziana, Larysse, as diretoras das escolas e todos que contribuíram”.

A campanha foi realizada pela Prefeitura de Jaicós e Secretaria Municipal de Assistência Social, através do Centro de Referência de Assistência Social (CREAS) e com apoio do Conselho Tutelar e Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA).


Veja todas as fotos:

Facebook

MAIS ACESSADAS