Connect with us

Jaicós

CAPS inicia campanha Setembro Amarelo e realiza panfletagem na feira livre de Jaicós

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Saúde de Jaicós, já iniciou as ações voltadas à campanha Setembro Amarelo, dedicada à prevenção do suicídio e conscientização da importância que a vida tem. Em 2022, o lema da campanha é “A vida é a melhor escolha!”.

Como parte da campanha no município, o Centro de Atenção Psicosocial (CAPS), realizou na manhã desta segunda-feira (12), uma panfletagem, com o intuito de levar informações e conscientizar a população com relação à valorização da vida.

A ação, que foi desenvolvida no Centro da cidade, contou com a participação da equipe do CAPS, a coordenadora Mikaelle Teixeira, o Assistente Social, Sidney Eduardo, a psicopedagoga, Raissa Marise e Bruno Batista.

Durante a atividade, as equipes realizaram a entrega de panfletos na praça Getúlio Vargas e em diversos pontos da feira livre. Cerca de 500 panfletos com a mensagem da campanha foram distribuídos.

Ao Cidades Na Net, Mikaelle Teixeira falou sobre o objetivo da ação. “O intuito é alcançar as pessoas, fazer com que a população tenha a consciência da valorização da vida. Tivemos a ideia de fazer a panfletagem na feira porque pegamos um público grande. O panfleto vem com uma mensagem objetiva e o intuito é esse, mostrar que a nossa vida tem valor. Conseguimos entregar cerca de 500 panfletos e dentre esses, se conseguimos tocar uma vida, para nós já valeu”.

Ela também informou que outras ações serão realizadas na campanha. “Estamos planejando um palestra com profissionais da Saúde, Educação. Vai ser voltada ao público do CAPS, e também demanda espontânea, quem tiver a vontade de participar, ouvir os profissionais, vai ser muito bom. Vamos fazer algo interativo, com brincadeiras, vai ser uma ação muito legal. Em breve vamos divulgar a data e de já, deixamos o convite a população”.

Mikaele ainda destacou que a equipe do CAPS está a disposição para atender a quem precisar. “O CAPS está de portas abertas para receber quem precisar do atendimento psicosocial. Temos a psicóloga, psiquiatra, as oficinas e toda equipe diariamente a disposição para atender a população” finalizou.

Dados sobre suicídio

O suicídio é um importante problema de saúde pública, com impactos na sociedade como um todo. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde – OMS, todos os anos, mais pessoas morrem como resultado de suicídio do que HIV, malária ou câncer de mama – ou guerras e homicídios.

Publicidade

Entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio foi a quarta causa e morte depois de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal. Trata-se de um fenômeno complexo, que pode afetar indivíduos de diferentes origens, sexos, culturas, classes sociais e idades.

As taxas variam entre países, regiões e entre homens e mulheres. No Brasil, 12,6% por cada 100 mil homens em comparação com 5,4% por cada 100 mil mulheres, morrem devido ao suicídio. As taxas entre os homens são geralmente mais altas em países de alta renda (16,6% por 100 mil). Para as mulheres, as taxas de suicídio mais altas são encontradas em países de baixa-média renda (7,1% por 100 mil).


Facebook

MAIS ACESSADAS