Connect with us

Jaicós

Caravana de Jaicós participa da inauguração da Central de Libras em Picos

Publicado

em

Uma verdadeira caravana formada pela secretária de Educação, Dalva Feitosa, Katiúcia Dantas, coordenadora do NASF, vereadora Josete Alves “Pretinha”, ex-vereador João de Edmundo, coordenadora da Educação,  Zefinha e mais 14 surdos-mudos do Povoado Várzea Queimada, foi enviada pela prefeita Waldelina Crisanto de Jaicós para participar da inauguração da Central de Interpretação de Libras (CIL) em Picos, nesta quarta-feira (19).

A Central de Libras foi implantada pelo governador Wilson Martins com o objetivo de promover a inclusão das pessoas com deficiência na região Centro-Sul do Piauí. Com o funcionamento do órgão na Casa da Juventude, Picos torna-se a primeira cidade do interior do Estado a receber uma Central de acessibilidade às pessoas com deficiência auditiva.

Segundo o secretário estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), Romildo Mafra, a Central de Libras é um  órgão de apoio às políticas públicas para os surdos-mudos, que facilita o acesso aos serviços municipais, estaduais e federais. “Aqui, o deficiente auditivo vai receber todo o apoio para dar mais independência ao cidadão com deficiência e fazer com que ele participe mais da vida ativa do Estado”, ressaltou.

A comunidade da Várzea Queimada, povoado de Jaicós, comemorou a chegada da CIL em Picos, pois beneficiará a população de toda macrorregião. “A Central vai ajudar nossa comunidade, porque nós temos muitos surdos-mudos lá, mas não temos pessoas capacitadas para trabalhar com eles. Mas, aqui, vai funcionar como um polo de capacitação do nosso pessoal para melhor lidar com todos de Várzea Queimada”, ressaltou a secretária Municipal de Educação de Jaicós, Maria Dalva de Sousa Feitosa.

O trabalho prioriza atendimento presencial, mas também envolve atendimentos virtuais em que o intérprete se comunica com o surdo a distância, através da internet.

Publicidade

Durante a solenidade, que foi toda interpretada em língua de sinais para inclusão de surdos-mudos, o governador assinou termo de doação de veículo para servir à Central de interpretação de Libras de Picos.

 

 

Fonte: Ascom/SaibaMais

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS