Carreta Sesc Saúde da Mulher chega a Jaicós e vai ofertar mais de 1 mil mamografias gratuitas 
Publicado por: Odaliana Carvalho Veloso | Data: 02/07/19

Carreta Sesc Saúde da Mulher chega a Jaicós e vai ofertar mais de 1 mil mamografias gratuitas 

Uma solenidade realizada na manhã desta terça-feira, 02,  deu início aos atendimentos  do Projeto Carreta Sesc Saúde da Mulher Jaicós. O veículo está estacionado na praça da Prefeitura e vai realizar mais de mil mamografias durante 30 dias.

A unidade móvel realiza exames de prevenção do câncer de mama, câncer de colo do útero e promove ações educativas direcionadas à saúde da mulher, e todas as atividades são gratuitas. A Carreta Sesc tem como objetivo contribuir com a promoção da saúde da mulher, por meio da implantação de unidades móveis, direcionadas ao rastreamento do colo do câncer do útero e de mama.

Na abertura, a assistente social do Sesc Mulher, Maria José, agradeceu a recepção e disse ser uma satisfação atender no município de Jaicós. ” Fomos muito bem recebidos em Jaicós e quero agradecer a parceria, pois o câncer é uma causa urgente, é a segunda maior causa de morte de mulheres no país, então a prevenção é necessária. E dizer que estamos aqui para bem atender a todas”, ressaltou.

O coordenador da Atenção Básica, Kainã Mendes, também agradeceu a parceria com o Sesc, por estar trazendo o atendimento para Jaicós. “Temos uma grande quantidade de pacientes que, eventualmente, fazem tratamento do câncer mama e colo do útero e não conhece a real situação,  por isso,  é tão importante essa sensibilização,  tanto para a prevenção dessas doenças, como mobilizar as mulheres sobre esses canceres. Que tenhamos um bom trabalho e possamos colher bons frutos”, frisou.

O prefeito de Jaicós, Ogilvan da Silva Oliveira, o Neném de Edite,  agradeceu a parceria  com Sesc para prevenção desses canceres, que tanto atingem as mulheres. “Nosso município está de portas abertas para receber essa equipe e para que possam  fazer o melhor pelo nosso povo”, disse.

Após o desenlace da fita, autoridades presentes no evento conheceram as instalações da Carreta, e em seguida, os atendimentos tiveram início.  Os serviços serão  ofertados de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 14h às 17h, onde serão atendidas uma média de 36 pessoas por dia.

A Unidade Móvel é equipada com mamógrafo digital, estação de trabalho e negatoscópio, banheiro e uma tenda externa com espaço para as ações educativas. O exame de câncer de mama é gratuito e destinado a mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos ou maiores de 35 anos com histórico familiar de câncer de mama, assim como o exame citopatológico, do câncer de colo do útero, que pode ser realizado por mulheres de 25 a 64 anos que já tiveram ou tem atividade sexual.

Em entrevista, a secretária de Saúde, Audeli Coutinho, disse que o objetivo geral da carreta do Sesc é reforçar a prevenção das doenças. “A gente já trabalha essa prevenção no município, mas, a demanda é grande e a oferta pouca, além de demorar um pouco para chegar o resultado, por conta de ser feito pelo SUS, por isso,  como forma de reforçar as ações de prevenção, buscamos a parceria com o  Sesc, onde o resultado é imediato, é tudo informatizado,  e se houver casos graves, eles já nos acionam para iniciar o processo de tratamento”, explicou.

Kainã Mendes, informou que o Sesc mulher vai disponibilizar só para Jaicós aproximadamente, 750 mamografias.  Ainda segundo ele,  foi realizada uma parceria com a Secretaria de Saúde de Belém do Piauí, onde serão atendidas pessoas do município entre os dia 15 e 19 de julho. Ao todo, quase 1.500 procedimentos devem ser realizados.

Veja fotos:

sobre o autor

POSTS RELACIONADOS

DESTAQUES

Piauí já contabiliza 14 ataques a instituições financeiras só em 2018

Pelo menos 14 instituições financeiras já foram alvo da ação de quadrilhas especializadas somente este ano no Piauí. 20 pessoas já foram presas nas ações da polícia para combate a

DESTAQUES

Projeto do MP mapeia o tráfico de drogas e quer reduzir crimes em cidades do Piauí

O tráfico de drogas se tornou o maior problema do Brasil. É um negócio ilegal que propaga violência, assassinatos, roubos e movimenta R$ 1,4 bilhão em todo o país. O

DESTAQUES

Prefeito Neném de Edite inaugura nova praça em Jaicós

Foi oficialmente inaugurada, em evento realizado na noite desta quinta-feira, 12, na centenária cidade de Jaicós, a primeira praça pública do bairro Nova Olinda. O terreno, antes baldio, ganhou um