Connect with us

DESTAQUES

Celebrando 299 anos de devoção, Festa da Padroeira de Jaicós reúne multidão na primeira noite de novena

Publicado

em

A tradicional e considerada uma das maiores festividades religiosas do interior do Piauí, chega este ano à sua 299ª edição. É a festa de Nossa Senhora das Mercês, padroeira da centenária cidade de Jaicós, que é celebrada anualmente durante o mês de setembro.

A preparação para o evento religioso iniciou ainda no mês de agosto, e nesta quinta-feira (15), a festa foi oficialmente aberta com a Alvorada Festiva, toque do sino, o hino de Nossa Senhora das Mercês, hasteamento da bandeira e procissão, e a celebração da primeira noite de Missa\Novena, que reuniu um grande número de fiéis.

O festejo, que será celebrado até o dia 24 de setembro, reflete sobre o tema “Mãe do cuidado e da esperança”, e lema “… E sua misericórdia se estende de geração em geração”.

Na primeira noite do novenário, a Missa foi celebrada pelo pároco local, padre Miguel Feitosa, e o padre José Pio, contando com a expressiva presença dos fiéis, que há quase 300 anos, celebram sua fé e veneração a Nossa Senhora das Mercês.

A novena foi marcada pelo retorno das imagens que peregrinaram durante 30 dias. Na abertura da missa, as imagens foram conduzidas até o altar por representantes dos setores. Os Grupos de Peregrinação, Pastoral do Dízimo, Funerária Vida Nova e Setor Nossa Senhora das Mercês (Bairro Centro), foram os noitários.

O pároco Miguel Feitosa, disse que a festa da padroeira tem contado com a expressiva participação do povo. “Desde o dia 14 de agosto estamos em peregrinação, tínhamos as tendas onde Nossa Senhora ficava exposta e noite era celebrada a Eucaristia, e sempre foi multidão. Ontem encerramos a visita as tendas e com carreata pelas principais ruas de Jaicós. Hoje pela manhã tivemos a alvorada, vinhemos em procissão da imagem de Nossa Senhora, no Balão, até aqui, teve o ofício, e em todos esses momentos, graças a Deus contamos com a presença de muita gente”.

Ele destacou que espera que o festejo seja um tempo de conhecimento e graça para o povo. “Hoje a celebração foi com muita gente, o povo muito animado, e o que nós esperamos é isso, que essa festa venha trazer muito conhecimento ao povo de Deus, da palavra, da Eucaristia, e da devoção popular a Nossa Senhora. Essa é nossa expectativa e esperamos que esse tempo seja realmente de graça e de louvor”.

O Padre Pio, falou da felicidade por participar da festa. “O sentimento é de muita alegria, alegria muito grande de reencontrar com o povo de Jaicós, com o Padre Miguel, e perceber que a fé do nosso povo continua sempre viva. E sobretudo, me impressionou a quantidade de fiéis na primeira noite de novena, a praça superlotada. Antes era as últimas noites que reunia muita gente, mas este ano, já na primeira noite, um público grande esteve presente. Com certeza vai ser uma super festa em honra a Nossa Senhoras das Mercês”.

Ele também disse que a fé do povo tem aumentado a cada dia. “Foram dois anos sem poder participar de forma presencial, mas neste ano, a fé do nosso povo tem aumentado, o povo está participando com gosto, com zelo, da festa de Nossa Senhora. Há quase 3 séculos, graças a Deus cada vez mais o povo vindo participar. Percebi crianças, jovens envolvidos, carregando cadeiras, na liturgia, nas pastorais, cantando, vibrando, casais, idosos. Então, para nós, é uma alegria muito grande, voltamos pra Picos com o coração transbordando de alegria, em perceber que o povo de Jaicós cada vez mais vem demonstrando sua fé e confiança na Virgem das Mercês, mãe cuidadora, mãe da esperança. Que ela cuide e abençoe a cada um de nós”.

Programação

O novenário segue até o dia 23 de setembro com uma programação religiosa que envolve toda a comunidade católica da Paróquia. Diariamente serão celebrados o Ofício, o Terço e a Novena Missa, seguida da quermesse, um momento de confraternização da comunidade.

Publicidade

No dia 24 de setembro, às 8h, acontecerá a Missa Solene da Festa de Nossa Senhora das Mercês, que será presidida pelo bispo diocesano Dom Plínio, e os padres Fernando e Chiquinho, das Paróquias de Paulistana e Patos, respectivamente, além de padre Miguel, pároco local.

No mesmo dia, a tarde, a partir das 16h, acontece grande carreata com a Venerada Virgem das Mercês Pelas ruas da cidade, finalizando com a Bênção do Santíssimo Sacramento e Arreamento da Bandeira. Logo após será realizado o sorteio dos prêmios da Rifa entre Amigos.


Veja fotos:

Facebook

MAIS ACESSADAS