Connect with us

Belém do Piauí

Centro Integrado de Reabilitação realiza entrega de 1067 equipamentos e beneficia Jaicós e mais 9 municípios

Publicado

em

Cerca de 1067 equipamentos, entre órteses, próteses, coletes, botas, palmilhas, sapatos para pé diabético e pé congênito, e meios auxiliares de locomoção, como cadeiras de rodas e de banho, muletas, bengalas e andadores, foram entregues a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, nesta sexta-feira (20), na cidade de Jaicós.


Veja todas as imagens do evento: FOTOS | Entrega de equipamentos da Oficina Ortopédica do Centro Integrado de Reabilitação, em Jaicós


Os equipamentos entregues fazem parte da Oficina Ortopédica Itinerante do Centro Integrado de Reabilitação (CEIR), que integra o Programa Passo à Frente e é uma ação do Ministério da Saúde, através da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) e com administração da Associação Reabilitar.

A entrega dos equipamentos foi realizada na quadra Geraldo Matos Silveira, Centro da cidade. A solenidade de abertura do evento contou com a presença de diversas autoridades estaduais, regionais e locais, como a deputada federal Rejane Dias, Secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo Cardoso, Diretor de Programas Estratégicos da SESAPI, Raimundo Dutra, o superintendente multiprofissional do CEIR, Dr. Aderson Luz Carvalho, deputado estadual coronel Carlos Augusto, prefeito municipal Ogilvan da Silva Oliveira, o Neném de Edite, presidente da Câmara Municipal, Márcio Crisanto, vereadores e secretários municipais e gestores da saúde de Jaicós e demais municípios beneficiados.

Em seu pronunciamento, a deputada Rejane Dias, falou das ações realizadas através do CEIR. “Toda vez que chego em uma atividade como essa, a quantidade de pessoas que precisam de equipamentos, vejo a mão de Deus. Parabéns a todos, estou muito feliz de estar aqui e saber que contribui de alguma forma. O CEIR hoje está completando 12 anos de existência com um milhão e meio de atendimentos em todo estado do Piauí e 40 mil equipamentos entregues. O CEIR se tornou referência nacional por essa experiência, ousadia e a capacidade do Governo do Estado de levar ações voltadas a pessoa com deficiência” falou.

Rejane Dias também destacou os investimentos feitos no seu mandato e anunciou a entrega de novos centros de reabilitação no estado.  “Coloquei do início do meu mandato até aqui, mais 12 milhões de emendas para criarmos centros para atender quem mora nas regiões norte e sul. Os centros estão no fim da obra, e se Deus quiser, a partir do próximo ano, vamos entregar centros de reabilitação nas regiões de São João do Piauí e Parnaíba. Vendo a demanda que só cresce no estado, coloquei mais um milhão para comprar mais equipamentos ortopédicos. É um compromisso que assumi, tenho amor por essa causa e a gente está sempre colocando emendas para ajudar na descentralização e fazer com que esses equipamentos cheguem mais rápido a todos que precisam” disse.

O Secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo Cardoso, disse que o objetivo é levar o projeto aos 224 municípios do estado. “É uma alegria e emoção muito grande ver essa ação aqui. Desde o início desse projeto já percorremos mais de 100 municípios e a meta da nossa deputada Rejane e do governador, é que até o final desse mandato possamos chegar aos 224 municípios, para que nenhuma pessoa com deficiência deixe de se locomover porque falta um equipamento. Sabemos da dificuldade e necessidade de cada cidadão com deficiência e isso se soma ao trabalho da deputada Rejane Dias, que tem realmente compromisso. Que a cada dia possamos estar trabalhando por ações que possam melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência dos nossos 224 municípios. Tenho certeza que o estado do Piauí está fazendo a diferença, é referência nacional na área de inclusão e nós vamos continuar esse trabalho” disse.

O Diretor de Programas Estratégicos da SESAPI, Raimundo Dutra, que representou o secretário de Estado da Saúde, agradeceu ao prefeito Neném de Edite e a todos os gestores que aderiram ao programa. “Agradecemos de forma especial a todos os prefeitos e secretários de saúde dos municípios dessa região, que aderiram ao programa e foram parceiros para que hoje estivéssemos fazendo essa grande festa. Obrigado a Audeli, ao prefeito Neném, que desde o primeiro contato que fizemos com Jaicós, sempre foram bastante disponíveis a nos ajudar. Sem a ajuda da Secretaria de Saúde de Jaicós teria sido muito difícil estarmos aqui. A Secretaria de Saúde do estado do Piauí vai continuar dedicada a levar esse programa para frente” falou.

O prefeito Neném de Edite, agradeceu e disse que Jaicós está chegando ao número de mil equipamentos recebidos através do CEIR. “Quero agradecer a deputada Rejane Dias e ao Mauro o carinho que tem tido por Jaicós e olhar direcionado a nossa cidade. Desde o início do nosso mandato, sempre em busca de melhorar a qualidade de vida do nosso povo, já conseguimos através do CEIR, 355 cadeiras e só hoje o município de Jaicós está recebendo 573 cadeiras e equipamentos. Já estamos chegando a quase mil equipamentos adquiridos através da CEIR, o que é um avanço muito grande. Com o olhar de um gestor presente e que pensa na qualidade de vida do seu povo, Jaicós está se desenvolvendo” disse.

Ao Cidades na Net, o gestor disse que toda a demanda do município foi atendida. “Esses vários equipamentos vão melhorar a qualidade de vida dessas pessoas, facilitar a locomoção. Com essa entrega, acredito que toda a demanda do município, todo o levantamento que os agentes de saúde fizeram, está definitivamente atendido. Outro benefício é também essa obra de asfaltamento que fizemos no centro da cidade, que com certeza vai facilitar a locomoção para pessoas com deficiência e idosos que precisarem vir ao Centro” falou.

Publicidade

Além de Jaicós, foram beneficiadas também as cidades de Padre Marcos, Belém do Piauí, Vera Mendes, Geminiano, Campo Grande, Massapê do Piauí, Simplício Mendes, Isaias Coelho e Itainópolis.

A secretária de Saúde de Jaicós, Audeli Coutinho, falou da importância da ação para o município. “O benefício dessa ação é muito grande, pois as pessoas contempladas não tinham como ter esse acesso diretamente com o CEIR. Com o Passo a Frente nós realizamos a busca ativa, fomos atrás dessas pessoas que estavam necessitando. Vemos pessoas que não tinham uma órtese ou prótese e hoje estão aqui podendo receber sem grande esforço, sem tendo que se deslocar de Jaicós para Teresina” disse.

Audeli ainda falou da alegria e ver uma grande quantidade de pessoas sendo beneficiadas. “Diminuiu muito a demanda do município, a necessidade do cadastro, da longa espera. É muito gratificante ver todas essas pessoas de uma só vez sendo beneficiadas. Nossa satisfação é enorme, pois são pessoas que realmente precisam e não tem condição de estar adquirindo um equipamento desse. 573 pessoas foram atendidas no nosso município” destacou.

Maria Vera Lúcia, de Jaicós, que recebeu uma cadeira de rodas e uma de banho para a sua mãe, disse que os equipamentos vão facilitar no cuidado com a idosa. “Receber esses equipamentos foi muito importante para mim, pois minha mãe além de ser cega, já tem 97 anos. Se não fosse esse programa seria mais difícil a gente comprar, pois já gastamos muito com os vários medicamentos que ela toma. Deus mandou esse programa para Jaicós e agora vai facilitar o cuidado com ela, pois a casa é grande e agora vai melhor na locomoção dela” falou.

A secretária de Saúde de Padre Marcos, Maria Lúcia Silva, juntamente com a fisioterapeuta Conceição Bezerra, esteve no evento recebendo 156 equipamentos.

Publicidade

De acordo com Maria Lúcia, através do Passo a Frente, os pacientes puderam receber os equipamentos com mais facilidade e rapidez. “Essa ação foi de grande importância para a gente porque a demanda era grande. Quando a gente encaminhava para o CEIR os pedidos, demorava e as pessoas ficavam nos cobrando. Quando trouxemos as pessoas para cá, todos ficaram satisfeitos e puderam receber seu equipamento com mais facilidade. Agradecemos a todos os envolvidos nessa ação, ao governador, ficamos muito felizes com essa conquista” falou.

De Belém do Piauí, cerca de 50 pacientes foram beneficiados. O secretário de Saúde, Juscenildo Boeiro, disse que o programa é uma parceira fundamental para os municípios. “Estamos recebendo hoje diversos equipamentos, através dessa parceria fundamental entre o Governo do Estado e os municípios, que vem para ajudar a todos que precisam. Esse programa vir até nós foi de grande importância para os municípios. Sempre fazemos os pedidos no CEIR em Teresina e recebemos, mas em uma grande quantidade como essa, a primeira vez que recebemos foi através do programa Passo a Frente” disse.

Para o município de Massapê do Piauí, aproximadamente 180 equipamentos foram entregues e beneficiarão pacientes das zonas rural e urbana.

José da Costa, de Massapê do Piauí, um dos contemplados, disse que a ação é um grande benefício para quem não tem condição de comprar os equipamentos. “É uma ação muito importante, se não fosse ela não teria condição de comprar. Vou receber três equipamentos que nunca usei e espero que facilite minha vida. É muito bom o governo fazer isso, um benefício muito grande porque as pessoas da nossa cidade são pobres e não tem condição de comprar” destacou.

De Campo Grande do Piauí, onde cerca de 8% da população possui algum tipo de deficiência, cerca de 150 pacientes foram atendidos através da oficina. O secretário de Saúde, Wilson Marcelo de Sousa, foi quem esteve em Jaicós para receber os equipamentos.

O gestor da saúde disse que o programa facilitou a aquisição dos equipamentos. “O programa Passo a Frente trouxe a facilidade de disponibilizar equipamentos para pessoas com vários tipos de deficiência. Para conseguir um equipamento pelo CEIR diretamente em Teresina leva em média 6 meses a 1 ano, mas com esse programa, conseguimos em torno de 4 meses, muitos equipamentos que irão beneficiar cerca de 150 pessoas da nossa cidade, desde as órteses e próteses à cadeiras de rodas” destacou.

O pequeno Alessandro de Brito Medeiros, que tem 3 anos e é de Campo Grande, recebeu uma órtese. A mãe, Vera Lúcia, disse que o filho tem 4 aparelhos conseguidos através do CEIR. “É muito importante esse aparelho para ele para evitar a deformação nas pernas. Nesse mutirão foi muito rápido, realmente recebemos como eles haviam prometido. A doença do meu filho é muito rara, ele toma uma medicação estrangeira, mas apesar de muita luta, graças a Deus a gente vem conseguindo. Ele tem também as cadeiras de roda e banho e talas, tudo conseguido no CEIR” contou.

Ela também disse que recebe o apoio da Secretaria de Saúde do município. “Temos também o apoio da Secretaria de Saúde de Campo Grande, ajuda com o transporte para Teresina e a pensão lá. Sempre que precisamos eles tentam nos ajudar na medida do possível” destacou.

Publicidade

A secretária de Saúde de Vera Mendes, Gardênia Oliveira, também esteve no evento e recebeu 4 equipamentos, que segundo ela, irão promover melhor qualidade de vida. “O município já vem desenvolvendo essa ação de entrega de equipamentos ao longo da gestão e com a vinda do mutirão para Jaicós aderimos ao programa e vamos poder receber esses equipamentos que irão trazer grandes melhorias as pessoas que realmente precisam, como também os familiares que necessitam para facilitar a locomoção desses pacientes. E nessa ação, a gestão mostra mais uma vez o compromisso de trazer melhorias para a população, nesse caso, as mais especiais” falou.

Para o município de Geminiano, foram destinados cerca de 40 equipamentos. O prefeito Erculano Carvalho, falou da alegria ao ver a cidade sendo contemplada. “Esses aparelhos são de grande importância para essas pessoas que foram beneficiadas e irão melhorar na mobilidade deles. Agradecemos ao Governo do estado por estar promovendo essa ação para os municípios. Foi feito o levantamento das pessoas que necessitam e graças a Deus nossa cidade está sendo contemplada, nossas pessoas são carentes e ficamos muito gratos em ver isso acontecendo” falou.

O secretário municipal de Saúde, José Genival, o GG, disse que o material é de grande importância para os beneficiados. “O CEIR trouxe essa facilidade para nossa região e agora recebemos esse material de grande importância para nossos geminianeses, que precisam ter os equipamentos adequados, sem ser preciso ir a Picos ou Teresina. Nesse mutirão vamos receber aproximadamente 40 equipamentos. O Passo a Frente é um programa muito bonito, que devemos incentivar mais e trazer as pessoas para participar” disse.

Ao todo, foram entregues 1.067 equipamentos, sendo 42 andadores, 242 muletas, 201 cadeiras de rodas, 136 cadeiras de banho, 359 calçados ortopédicos, 81 órteses e 6 próteses. Durante a entrega, a população contou com o apoio da oficina ortopédica móvel, responsável por realizar os ajustes finais nas peças.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS