Connect with us

Jaicós

CETI Anísio de Abreu conscientiza sobre educação no trânsito e promove palestra com a PRF

Publicado

em

O Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Anísio de Abreu, do município de Jaicós, promoveu mais um importante projeto junto à comunidade escolar. Desta vez, a escola colocou em pauta a educação no trânsito, com o intuito de ressaltar a importância da mesma para a prevenção de acidentes e preservação de vidas.

Entre as ações, o CETI promoveu uma panfletagem e caminhada educativa no Centro da cidade e também uma palestra com a colaboração da PRF. As atividades aconteceram na manhã desta sexta-feira (25).

A palestra de educação e conscientização para o trânsito, foi realizada na sede da escola e reuniu mais de 50 estudantes, além de professores, diretor e toda equipe escolar.

A palestra foi ministrada pelos policiais Ailson Luis Duarte e Vitor Messias Silva. Os agentes apresentaram dados relacionados aos acidentes e mortes no trânsito; e destacaram atitudes e cuidados que podem colaborar para um trânsito mais seguro.

Ao final da explanação, também houve um momento de interação com os estudantes, onde eles puderam fazer perguntas e tirar dúvidas sobre a temática abordada.

Ao Cidades Na Net, Ailson Luis Duarte disse que quando se promove uma ação de prevenção, a sociedade como um todo é beneficiada. “A importância desse momento se dá por ser uma ação preventiva, que vai trazer benefícios para a sociedade como um todo. A educação acaba transformando algo que ainda está no futuro, e um dos grandes pontos que a gente destaca nisso é que você vai estar fazendo o bem, sem saber qual o resultado. Ele vai se mostrar em números, porém cada número é uma pessoa, cada número é uma vida que é protegida, um parente que deixa de ser perdido, uma pessoa que deixa de ser inválida, vai ter a sua saúde estabelecida. Então, os benefícios disso aparece na sociedade como um todo, e a educação é a melhor maneira de transformar”.

Ele ainda avaliou como positivo o contato com os alunos. “A ação hoje foi proveitosa, a interação, as perguntas, toda a participação foi positiva, os alunos foram bem interativos, a gente gostou bastante e sente feliz e honrado. É uma alegria muito grande poder participar dessa interação PRF e sociedade através da escola. Em nome da professora Meyre e do diretor Valdinar, a gente agradece a escola pelo convite”.

Vitor Messias Silva, que atua na PRF há 2 anos, destacou a educação como primordial a conscientização. “A educação continua sendo essencial, pois é nas atitudes no trânsito que ocorre a transformação. A escola é um espaço onde pode ser feito esse contato direto com as crianças, os jovens, e é um privilégio ter um tempo de fazer esse ensinamento, passar o que é correto no trânsito. Muitas vezes a pessoa tira sua habilitação, mas não sabe o que é certo e o que é errado, e nessa interação diretamente com o policial, se faz uma oportunidade de instruir, colaborar”.

Ele também disse que a PRF tem uma atuação constante voltada a educação no trânsito. “A ação hoje foi positiva, a gente está terminando agora o ciclo de 2022 do GETRAN, onde atingimos todas as metas. Foram feitas palestras em empresas de energia eólica, de bedida, nas escolas, em auto escolas também, principalmente para prevenir quando essas pessoas entram nas rodovias e evitar acidentes, e principalmente preservar vidas, que é o bem mais precioso para o ser humano. A gente sempre está disponível para levar essas ações. É necessário entrar em contato com a delegacia, a 4ª DEL, por meio de ofício ou por email, e de acordo com o planejamento da delegacia, ela passa o feedback e se faz o planejamento para um GETRAN, que é o Grupo de Educação para o Trânsito”.

As ações voltadas a educação no trânsito, foram desenvolvidas na escola como parte da disciplina Projeto de Vida, juntamente com as disciplinas Seminário Integrador e Estudo Orientado, ministradas pelos professores Edmilson Júnior, Prof.Ocília Bezerra e Conceição, respectivamente.

Em entrevista, a professora Ocília Maria Bezerra, falou sobre o intuito das ações. “A gente observou em Jaicós uma grande incidência de acidente de trânsito. É tanto que nós perdemos um colega, um ex-aluno de uma escola do município, e a gente despertou para essa questão de educá-los em relação às ações no trânsito. A gente percebe também que muitos dos nossos alunos, por questões necessárias, utilizam transporte, e muitas vezes, sem capacete, sem as medidas de segurança, e aí a gente tenta conscientizá-los a respeito da importância de um trânsito mais seguro na nossa cidade”.

Ela ainda disse que foi um projeto positivo e agradeceu a colaboração dos envolvidos. “Foi uma palestra muito construtitva no sentido de orientar, de fazer com que eles entedam que não é porque todo mundo faz, é uma coisa corriqueira, que é correto, como dirigir alcoolizado, sem CNH, andar sem capacete. Essas ações são perigosas e podem tornar o trânsito mais violento. A rua é um espaço de convivência social, de livre acesso a toda comunidade, e é importante que todos nós sejamos conscientes, a educação precisa ocupar e zelar por todos os espaços sociais. Educação, como o nome já diz, é educar a ação. E gostaria de agradecer a participação de toda a escola, dos PRFs que se fizeram presentes, ao Cidades Na Net, que sempre apoia nossos projetos”.


Veja todas as fotos:

Facebook

MAIS ACESSADAS