Connect with us

Jaicós

CGJ inaugura sala de Serviço Integrado Multidisciplinar de apoio à vítimas de violência na Comarca de Jaicós

Publicado

em

A Corregedoria Geral da Justiça (CGJ) do Piauí realizou nesta segunda-feira, 16 de maio, a solenidade de inauguração da sala de Serviço Integrado Multidisciplinar (SIM), de apoio à Criança, ao Idoso e à Mulher vítimas de violência, na cidade de Jaicós.

O SIM realiza atendimento multidisciplinar, no âmbito do Primeiro Grau de jurisdição do Poder Judiciário do Estado do Piauí, de apoio à criança, à mulher e aos idosos em situação de vulnerabilidade, por meio da atuação de profissionais especializados nas áreas psicossocial, jurídica e de saúde, no intuito de restaurar a integridade e a dignidade dessas pessoas.

A sala, foi instalada no Fórum Desembargador Fernando José Lopes, sede do Poder Judiciário na cidade de Jaicós, e vai desenvolver um atendimento humanizado e acolhedor, com medidas educativas e preventivas em relação ao referido público-alvo, vítimas de violência.

O espaço também vai ofertar orientação a população em relação às medidas protetivas, bem como realizar o monitoramento de casos selecionados, além de tentar reduzir o impacto da violência sofrida.

A cerimônia de inauguração contou com a participação de diversas autoridades do município de Jaicós e do Poder Judiciário.

O corregedor-geral da Justiça do Estado do Piauí, Desembargador Fernando Lopes e Silva Neto, que é filho de Jaicós, disse que a sala de atendimento especial é uma iniciativa que visa o compromisso da Justiça com a cidadania. “A sala é dedicada ao atendimento digno para crianças, idosos e mulheres, principalmente, para quem mais precisa. Um trabalho de suma importância que será prestado no Poder Judiciário para sociedade”, disse.

Segundo ele, o Estado do Piauí tem 64 Comarcas e o serviço será instalado em 8 Comarcas de transite final, 39 de transite intermediária e 17 em transite inicial. “Com o apoio dos prefeitos das cidades, com certeza alcançaremos nossos objetivos”, acrescentou ele, ao agradecer a parceria com o Poder Executivo Municipal de Jaicós, responsável pela cessão de profissionais de psicologia e assistência social para atuação no SIM.

Ele ainda falou sobre a satisfação de visitar a sua terra natal, trazendo benefício. “É um ambiente simples, mas o resultado é grandioso. Então é uma grande satisfação estar na minha terra trazendo melhorias e, espero voltar em breve, para tratar sobre a sede própria desta comarca, que iniciará sua construção ainda este ano”, finalizou.

O juiz da Comarca de Jaicós, Antônio Genival Pereira de Sousa, disse ser uma honra receber a visita do Desembargador Fernando, que é filho da terra e estar inaugurando esta sala que vai realizar um atendimento muito importante. “A implantação da sala tem outras funções, mas destaco, o atendimento às crianças que são vítimas de violência, assim como mulheres e, que vale ressaltar, que na pandemia esses casos de violência aumentaram bastante”, afirmou.

O juiz ainda falou sobre o trabalho desenvolvido na Comarca para dar andamento aos processos, citando uma boa relação com os advogados e a acessibilidade à população. E ainda elogiou a gestão pública, onde afirmou que quando precisa, o Poder Executivo tem respondido e atendido de forma rápida.

O prefeito de Jaicós, Ogilvan da Silva Oliveira, ressaltou a importância da sala de atendimento. “É um momento de alegria e satisfação, participar desse momento. Essa sala vai melhor atender esse público-alvo envolvido em processos de violência, dando dignidade para essas pessoas, bem como melhorando os serviços prestados. E dizer que como gestor, estou a disposição da Comarca de Jaicós, da Justiça, para desenvolver um trabalho de parceria entre os Poderes visando sempre melhorar a qualidade de vida do nosso povo”, disse.

Publicidade
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é batch_DSC_7460.jpg

O gestor ainda frisou que Jaicós está bem representado a nível de Comarca. “Dr. Genival tem realizado um trabalho de resultado, pelo seu compromisso, determinação, pela sua missão como juiz de promover a justiça de forma justa e sem olhar a quem. Com isso, todos nós ganhamos e por isso só temos agradecer pela atuação dessa Comarca. Então está de parabéns o judiciário e dizer que estamos de mãos dadas para fazer o melhor pelo nosso povo, pela nossa terra”, concluiu.

O advogado, Guilherme Bento, destacou que é um dia importante, marcado pela inauguração da sala de atendimento, que sem dúvida vai contribuir para o excelente desempenho, que tem a Comarca de Jaicós na celeridade dos processos. “Além disso, vai dar qualidade, celeridade e segurança nos depoimentos dessas crianças vítimas de abusos envolvidas em processos, que geralmente são delicados. Essa sala, também, é um avanço na questão estruturante do Fórum, um espaço equipado que está de acordo com as necessidades para este tipo de demanda”, explicou.

Durante a solenidade foi realizada a entrega do Selo 100% Digital à Vara Única da Comarca de Jaicós, como registro da conclusão dos trabalhos de virtualização e migração processual do Themis Web para o sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe) na Comarca.

Na ocasião, também, foi dado inicio a Correição na referida Comarca, que será realizada durante dois dias, onde será desenvolvido um trabalho voltado, principalmente, à orientação, bem como vistorias, análises de processos, arquivos e documentos em geral.

Além de Jaicós, a sala do Serviço Integrado Multidisciplinar (SIM), será implantada nas Comarcas das cidades de Padre Marcos e Picos.

Prestigiaram a cerimônia, o corregedor-geral da Justiça do Estado do Piauí, Desembargador Fernando Lopes e Silva Neto, o Juiz auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça do Estado Piauí, Carlos Augusto Arantes, Juiz da Vara Única da Comarca de Jaicós, Antônio Genival Pereira de Sousa, o prefeito de Jaicós, Ogilvan da Silva Oliveira, o ‘Neném de Edite’, o presidente da Câmara Municipal de Jaicós, João Bosco Evangelista, o ‘Bosquinho’, representando a advocacia militante da região, o advogado Guilherme Bento Soares, além do vice-prefeito, Weslly Bispo, a advogada, Marilene Vera, representando a OAB, os secretários Municipais, Deusmar Costa (Administração), Oziana Oliveira (Assistência Social), o contador Edcarlos Martins o ‘Kaká’, dentre outros.

Veja fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS