Connect with us

Jaicós

Chambinho do Acordeon é homenageado com o Título de Cidadão Honorário de Jaicós

Publicado

em

O músico Nivaldo Expedito de Carvalho, o Chambinho do Acordeon, foi homenageado pela Câmara Municipal de Jaicós em sessão solene realizada na noite desta quarta-feira (9), presidida pelo vereador Antônio Robert Silveira Reis. O artista de renome nacional recebeu o Título de Cidadão Honorário do Município de Jaicós.

Clique aqui e veja todas as fotos da solenidade!

O Projeto de Resolução concedendo a honraria foi proposto pelo vereador Flávio José de Macedo Silveira, Doutor (PT), e aprovado por unanimidade pelo plenário da Casa em dezembro de 2012. Segundo o autor, Chambinho enaltece o nome do município de Jaicós por todo o Brasil. O vereador destacou a composição da música intitulada de “Terra do Galo”, composta por Chambinho, em parceria com Ivo Farias, em uma homenagem à cidade de Jaicós.

http://cidadesnanet.com/news/wp-content/uploads/2014/07/DSC_12651.jpg

Vereador Doutor, autor do Projeto

A solenidade foi prestigiada por diversas autoridades, familiares, músicos e pela a sociedade em geral. Os vereadores Mávio Silviera e Jozete Carvalho, o juiz da Comarca de Jaicós, Franco Morette, os músicos e compositores Ivo Farias e Solon Reis, a ex-vereadora e radialista Penha Wanderley, ocuparam a tribuna para parabenizar o homenageado.

http://cidadesnanet.com/news/wp-content/uploads/2014/07/DSC_1323.jpg

Emocionado, Chambinho agradeceu pela homenagem e falou do seu sentimento por Jaicós. “Tenho por Jaicós o mesmo sentimento que tenho por São Paulo, ou talvez ainda maior, pois aqui tenho praticamente toda a minha família de sangue, e sinceros laços de amizade”, pontuou.

Publicidade

http://cidadesnanet.com/news/wp-content/uploads/2014/07/DSC_13321.jpg

Como prova desse carinho, Chambinho colocou o chapéus de couro, o acordeom, e cantou plenário da Câmara a música “Terra do Galo”. “A letra desta música fala de mim, assim como outros muitos jaicoenses lutadores e fortes, que cantam em outros terreiros, mas choram de saudade da sua terra natal”, disse ele.

O músico cantou também a música “A morte do vaqueiro”, de Luiz Gonzaga, o rei do baião, ícone da música nordestina a quem o mesmo interpretou  no filme ‘Gonzaga – de pai para filho’, tornando-o conhecido nacionalmente; e fez a doação de um pequeno acordem para o Ponto de Cultura da Fundação São Francisco de Assis, em Jaicós.

http://cidadesnanet.com/news/wp-content/uploads/2014/07/DSC_13491.jpg

Após a cerimônia, Chambinho posou para fotos, distribuiu Cds e DVDs e autografou.

http://cidadesnanet.com/news/wp-content/uploads/2014/07/DSC_13161.jpg

http://cidadesnanet.com/news/wp-content/uploads/2014/07/DSC_13541.jpg

http://cidadesnanet.com/news/wp-content/uploads/2014/07/DSC_13851.jpg

Conheça um pouco sobre Chambinho do Acordeom

Nivaldo Expedito de Carvalho, mais conhecido por Chambinho do Acordeon é cantor, compositor, sanfoneiro e ator. Nasceu em 07 de julho de 1980, filho de Espedito João de Carvalho e Maria auxiliadora de carvalho. É casado com Daniela piccino, pai de Mateus carvalho e Fernanda Piccino.

Publicidade

Quando criança, mudou-se com a família de São Paulo para Jaicós, no Piauí. Lá iniciou seus estudos em acordeom com seu avô, Zezinho Barbosa, passando, assim, a desenvolver o gosto pelo forró e a admiração pelos grandes sanfoneiros nordestinos.

Em 1991, aos 11 anos de idade, Chambinho retornou para São Paulo, trazendo uma bonita sanfona “Mundiale”, mas o ambiente não estava muito favorável para xotes e baiões. Acabou investindo num teclado e atuando em grupos de samba e pagode. Após alguns anos tocando na noite de São Paulo, surgiu um convite muito especial: integrar a Banda Caiana, formada por mais 4 jovens que, assim como ele, buscavam um caminho de retomada da tradição nordestina. Com a Banda Caiana, que logo se destacou no nascente “forró universitário”, teve a oportunidade de se apresentar em algumas das mais importantes casas de forró de São Paulo, como KVA, Remelexo Brasil, Canto da Ema, Estância do Alto da Serra e Cooperativa Brasil. Pode ainda viajar pelo Brasil inteiro, divulgando os dois CDs lançados pela gravadora Warner Music.

Aos poucos, Chambinho se tornou um sanfoneiro requisitado no competitivo universo musical paulistano. Logo veio o convite para acompanhar a célebre Banda de Pífanos de Caruaru, com a qual fez muitos shows e gravou o CD “No século XXI, no Pátio do Forró” (Trama, 2002), premiado pelo Prêmio Tim e pelo Grammy Latino, na categoria “musica regional”. No mesmo período, viajou para o Nordeste com Dantas do Forró, onde começou a cantar, e com o cantor Luciano DaGata. Participou ainda, de uma divulgação internacional do Forró com o grupo Forró na Pressão em Açores, Portugal. Integrou o Trio Zabumbão, por 2 anos. Acompanhou grandes nomes do Forró como Família Gonzaga, Anastácia e o grande humorista João Claudio Moreno.

Hoje, trabalha em sua carreira solo, e tem em seu repertório músicas autênticas do Nordeste como o baião, xote, xaxado, côco e arrastapé. Músicas de Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Alceu Valença, Zé Ramalho, Trio Nordestino estão sempre em suas apresentações.

Participou de programas da Globo como a novela “A Favorita”, acompanhando o personagem Cassiano Copola, e o Fantástico, no Aniversário de São Paulo; Participou ainda de grandes programas musicais como Sr Brasil, ao lado de Ito Moreno e Metrópolis já em sua carreira solo.

Publicidade

Por ser seguidor de Luiz Gonzaga e se identificar muito com o Rei do Baião, Chambinho resolveu participar do processo de seleção da Conspiração Filmes (parceria da Globo) para representar Luiz Gonzaga no Cinema e após vencer 5 mil candidatos, recebeu a honrosa missão de interpretar o Luiz Gonzaga filme ‘Gonzaga – de pai para filho’, de Breno Silveira. Este, justificou sua escolha para o personagem ser Chambinho “pelo seu sorriso e o jeito de bater o pé”.

Protagonista do Filme, Chambinho estudou a fundo a vida e a musica do Rei do Baião e aperfeiçoou um pouco mais seu jeito nordestino de puxar o seu fole e cantar o seu Forró.

http://cidadesnanet.com/news/wp-content/uploads/2014/07/DSC_1389.jpg

http://cidadesnanet.com/news/wp-content/uploads/2014/07/DSC_12142.jpg

http://cidadesnanet.com/news/wp-content/uploads/2014/07/DSC_12241.jpg

http://cidadesnanet.com/news/wp-content/uploads/2014/07/DSC_12491.jpg

http://cidadesnanet.com/news/wp-content/uploads/2014/07/DSC_12541.jpg

http://cidadesnanet.com/news/wp-content/uploads/2014/07/DSC_12772.jpg

http://cidadesnanet.com/news/wp-content/uploads/2014/07/DSC_12812.jpg

http://cidadesnanet.com/news/wp-content/uploads/2014/07/DSC_12922.jpg

http://cidadesnanet.com/news/wp-content/uploads/2014/07/DSC_13142.jpg

http://cidadesnanet.com/news/wp-content/uploads/2014/07/DSC_13191.jpg

http://cidadesnanet.com/news/wp-content/uploads/2014/07/DSC_13371.jpg

http://cidadesnanet.com/news/wp-content/uploads/2014/07/DSC_14031.jpg

http://cidadesnanet.com/news/wp-content/uploads/2014/07/DSC_14061.jpg

http://cidadesnanet.com/news/wp-content/uploads/2014/07/DSC_14171.jpg

http://cidadesnanet.com/news/wp-content/uploads/2014/07/DSC_1427.jpg

http://cidadesnanet.com/news/wp-content/uploads/2014/07/DSC_1448.jpg

http://cidadesnanet.com/news/wp-content/uploads/2014/07/DSC_12132.jpg

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS