Connect with us

DESTAQUES

CIA de Polícia Militar de Jaicós completa 12 anos; comandante fala sobre trabalho desenvolvido e orienta população

Publicado

em

Inaugurada no dia 13 de junho de 2010, a 3ª Companhia de Polícia Militar de Jaicós, pertencente ao 20º BPM de Paulistana, completou nesta segunda-feira (13), 12 anos de atuação, prestando relevantes serviços à população de Jaicós e dos municípios de Massapê, Patos, Belém, Padre Marcos e Francisco Macedo, que integram sua área.

A Companhia atualmente está sob o comando do Capitão PM Edivan Martins, que na época da inauguração da unidade, ocupava o cargo de subcomandante, tendo sido um dos responsáveis na organização do trabalho da CIA. Ele permaneceu na função pelo período de 1 ano e meio na companhia, e em 2019, retornou a cidade para atuar como comandante.

Em entrevista concedida ao Cidades Na Net nesta manhã, o comandante falou sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido pela CIA desde sua instalação, dos avanços alcançados, e ainda fez orientações à população.

O comandante lembrou da atuação da CIA em seu início e grandes trabalhos já feitos. “A Polícia Militar há 12 anos sediou aqui a 3ª CIA, começando seus primeiros trabalhos, onde tive também o prazer de participar, em 2010, quando se iniciou a atuação aqui em Jaicós. O trabalho era voltado pela questão da criminalidade que tinha nessas rodovias, furtos de mercadorias, e a companhia foi criada com o intuito de barrar essa criminalidade nas estradas. De lá pra cá ela tem feito grandes trabalhos, apreensões. Me lembro de uma apreensão grande que fizemos na região de Francisco Macedo, um desmanche de D20s, onde foram recuperados veículos do Ceará. Grandes prisões também, lembrando como a mais recente a dos “cartãozeiros” na saída para Patos, onde o prejuízo que eles causaram chegava a milhões”.

O Capitão Edivan Martins disse que a CIA tem feito um trabalho positivo. “Nossa companhia tem poucos anos, mas tem bastante história e já fez grandes trabalhos. Retornei a Companhia em 2019, da qual estou a frente há quase 3 anos, desenvolvendo esse trabalho novamente. Um trabalho que é corrido, pois a região não é pequena, temos 6 cidades para tomar conta, mas vem dando certo. Agora a CIA passou a pertencer ao Batalhão de Paulistana, a gente vem continuando esse trabalho e dizer que a gente está muito feliz em estar à frente, e que os trabalhos estão dando certo. A sociedade está tranquila, pois os trabalhos estão sendo feitos do jeito certo”.

Melhorias alcançadas ao longo dos anos, também foram destacadas pelo comandante. “No começo a gente tinha algumas dificuldades de infraestrutura, mas foram sanadas. Foi feita uma reforma na entrada, outras na unidade, e agora já durante a minha gestão, conseguimos instalar um poço profundo aqui, e também conseguimos novos equipamentos para melhorar a questão do policiamento. Hoje temos motos, duas viaturas, e um efetivo que vem dando conta e oferecendo uma segurança maior da população de Jaicós e macroregião. No início tivemos essa dificuldade relacionada a efetivo, mas ela vem melhorando, e estamos aguardando esse novo concurso, para que Jaicós possa ser beneficiado com novos policiais, melhorando a segurança da região”.

O comandante também destacou que com a CIA integrando o 20º BPM, a experiência que o Major Félix possui na área vem para facilitar o trabalho. “O Major Félix à frente do Batalhão de Paulistana, ele já conhece a região, então o trabalho fica mais fácil, pois são pessoas que conhecem a região, as dificuldades, as modalidades criminosas que acontecem, e isso facilita sim o trabalho. Temos uma parceria, um trabalho conjunto, e a gente vem todo dia buscando dar o melhor para a sociedade”.

Eventos e orientações à população

Publicidade

Na entrevista, o capitão Edivan também falou sobre o retorno dos grandes eventos festivos e repassou algumas orientações à população voltadas à segurança de cada pessoa que estará participando de festas.

“Voltamos à onda de festa pública, temos uma hoje grande em Padre Marcos, e aproveito essa oportunidade para falar às pessoas que participam desse eventos, que tenham cuidado com seus pertences, principalmente celulares, que são os maiores alvos em eventos de grandes proporções. Quem vai para essas festas, procure guardar esses equipamentos num local mais seguro, numa bolsa fechada, enfim, ter cuidado com essa movimentação de pessoas para poder assim se divertir sem ter prejuízo”.

O comandante disse que a PM estará fazendo a seguranças nos eventos das cidades de sua área, estando atenta para ocorrências de qualquer natureza. “Mas a Polícia Militar vai estar atenta, vamos estar por perto observando o movimento, e também no dia 15 nas festas de Jaicós e Francisco Macedo. Vamos participar, orientar, e mais uma vez, reforçar à população, às pessoas que vão se divertir, ter cuidado com seus pertences, seja veículo, celular ou outro. Sabemos que vem esses grupos de fora que começam a pegar os aparelhos daquelas pessoas que deixam de uma forma mais fácil de ser subtraído. Dizer que a CIA de Jaicós está atenta à segurança dentro da sua área, vai estar por perto dando todo suporte à população que vai estar se divertindo e a quem vier precisar da Polícia Militar”.

Edivan Martins também reforçou os contatos da CIA que estão disponíveis à sociedade. “Estamos à disposição da população em toda a macroregião. Todas as unidades tem seus contatos telefônicos, e aqui na Companhia de Jaicós, tem dois números para que as pessoas possam entrar em contato, tanto via whatsapp, como por ligação. O número com o whatsapp é (89) 99458-2184, que também recebe ligação; e o da tim, que é (89) 9 9992 8857. Os dois telefones são da CIA. Se as pessoas das cidades circunvizinhas entrarem em contato com as unidades e não conseguirem, podem ligar para a CIA, que a mesma fará contato com a cidade”.

Ele destacou que a polícia está disponível em todo tempo. “Mas nesses grandes eventos, sempre vai ter um ponto da polícia, as viaturas, e fica fácil as pessoas, se precisarem, chegar até um ponto desse e acionar a Polícia Militar que vai estar lá presente, como está presente em todas as unidades e cidades do estado do Piauí, de norte a sul, 24 horas por dia. Uma das principais ferramentas de segurança pública é a Polícia Militar, que se faz presente 24 horas, nos 365 dias do ano, atendendo a população, dando todo o suporte e seu melhor policiamento”.

O Capitão ainda orientou também quanto ao cuidado com o consumo de bebida alcoolica e direção, para que acidentes sejam evitados.

“As pessoas que irão participar de festas, sempre busquem levar alguém que não consuma bebida alcoólica, que possa ser o motorista, transportar eles com segurança, tanto na ida quanto na volta, com cuidado, evitar excesso de velocidade. E quem for beber, o próprio código prevê que é crime, quem for beber não dirija. Quem quer se divertir, brincar, faça isso com segurança. A PM vai estar atenta a essa situação, de pessoas que não estejam em condições de transportar ou andar em vias, para evitar que aconteça alguma acidente”.

Publicidade

Por fim, o comandante destacou: “E a Polícia Militar está de portas abertas nesses 12 anos do seu aniversário, e dizer que a Polícia Militar é uma grande instituição, e que esses 12 anos serão com certeza postergados por muitos mais anos de grandes vitórias e felicidades, e assim deixando a sociedade tranquila como se encontra hoje” concluiu.

Facebook

MAIS ACESSADAS