Jaicós

Cinco requerimentos solicitando melhorias para Jaicós são aprovados na Câmara. Veja!

Publicado

em

Cinco requerimentos solicitando melhorias para o município de Jaicós foram aprovados na primeira sessão ordinária do segundo período legislativo, realizada na noite desta segunda-feira (11) no plenário deputado Humberto Reis da Silveira.

O vereador Elias Pereira (PRB), líder da prefeita na Câmara, solicitou do Ministro da Saúde, Arthur Chioro, o aumento da quantidade de exames ofertados pelo Sistema Único de Saúde – SUS, no município de Jaicós.

Segundo o autor, o volume de exames ofertados pelo SUS para o município está muito abaixo do necessário. “Jaicós tem aproximadamente vinte mil habitantes e, por serem poucas as vagas, os pacientes tem que esperar meses para marcar exames, dormir em filas para se conseguir marcar exames por mais simples que for. Pedimos a urgência no atendimento a esta solicitação. O aumento de exames possibilitará um melhoramento na saúde do município, com a diminuição de filas e consequente teremos rápidos diagnósticos de pacientes que necessitam de rapidez em seus tratamentos”, justificou o vereador.

Outro requerimento aprovado foi apresentado pelo vereador Flávio José de Macedo Silveira, o Doutor (PT). O parlamentar solicitou do Governo Municipal a pavimentação da Avenida Coronel Constâncio Carvalho e da Rua Olegário Luz, na sede do município.

A Avenida Constâncio Carvalho dá acesso à Igreja de São Judas Tadeu e ao Estádio Municipal. Já a Rua Olegário Luz é muito importante, pois nela está localizada o templo da Igreja Pentecostal O Brasil Para Cristo, sendo, portanto, muito utilizadas. No período de chuvas, ambas ficam com acesso dificultado em virtude do acúmulo de água, gerando transtorno aos que moram ou transitam pelas mesmas. E em outros períodos, a poeira provoca doenças, além de sujar as residências”, argumentou o autor.

Publicidade

A vereadora Jozete Alves Carvalho, a Pretinha (PP), foi autora de dois requerimentos. No primeiro, direcionado ao Governo Municipal, a parlamentar solicitou a instalação escovódromo nas Escolas do Município Jaicós.

O objetivo, segundo a vereadora, que também é odontóloga, é estimular hábitos saudáveis de escovação entre os alunos. “A presença dos escovódromo tem por desígnio alertar e orientar os alunos das escolas do município de Jaicós, de todas as faixas etárias, sobre a importância da higiene bucal e dos cuidados que devemos ter com os dentes.  A escovação, aliada a outros cuidados, é a primeira forma para se ter saúde bucal. Os alunos passam uma boa parte do dia na escola, necessitando assim da remoção mecânica da placa bacteriana, causadora das doenças bucais. E também a após o lanche, estimular a todos, para a escovação”, disse.

Outra vantagem colocada pela vereadora é que o escovódromo vai auxiliar ao dentista e professores para a execução do PSE – Programa de Saúde na Escola, possibilitando aos dentistas da rede municipal de Saúde ir até a comunidade e demonstrar sobre os procedimentos corretos de escovação e aplicação de flúor. “A grande vantagem do Escovódromo é que podemos sair dos consultórios e ir até as escolas, para promover ações educativas e de prevenção, e com isso, muitos dos casos atendidos nos consultórios odontológicos poderiam ser evitados com uma simples escovação diária e uso de fio dental. Infelizmente, muitas pessoas não dão importância para a saúde bucal e só procuram o dentista quando estão com problemas sérios nos dentes ou na boca”, finalizou.

Em outro requerimento, a vereadora Jozete da presidência da Câmara Municipal a disponibilização de acesso para pessoa com deficiência nas dependências da sede do Poder Legislativo Municipal. “O acesso aos banheiros e gabinetes desta casa, não possibilita a passagem de um cadeirante, ou com necessidades para sua locomoção. Necessitando de rampas, espaços mais amplos, áreas de as circulação sinalizada com símbolo internacional de acesso, banheiros adaptados, área para suficiente para manobras”, colocou a autora.

O último requerimento apreciado pelo plenário foi apresentado pelo vereador presidente da mesa diretora da Câmara, vereador Antônio Roberto Silveira Reis, o Robim (PSB), solicitando do Governo Municipal e do DETRAN-PI, a colocação de faixas de pedestres nas ruas e avenidas do município de Jaicós.

Publicidade

Objetivo, disse Robim, é coibir abusos no trânsito, oferecendo mais segurança para os munícipes, e facilitar a passagem de pedestres, em áreas de grandes concentrações. “As faixas obrigarão os motoristas a reduzirem a velocidade, evitando assim acidentes e dando mais segurança aos transeuntes. A implantação deve ocorrer em frente aos colégios, postos de saúde, igrejas, hospitais, abrigo dos velhos e nas principais e ruas e avenidas da cidade”, sugeriu.

Moções de Pesar

Na sessão foram apresentadas, ainda, moções de pesar pelos falecimentos de Amanda de Carvalho Feitosa Maia e da senhora Amélia Teles Sousa, proposto pelo vereador Elias Pereira; e pelo falecimento da senhora Antônia Ana de Carvalho, proposto pelo vereador Flávio Silveira.

Apresentação

Ainda no primeiro expediente, foram apresentadas matérias do Executivo Municipal e de vereadores. Veja:

Publicidade

– Projeto de Lei n° 09/2014 – Alteração à Lei de n° 943/2013 – Lei Orçamentária Anual – LOA, vigente para o exercício financeiro de 2014, aprovada em 16 de dezembro de 2013, se dará no limite de percentual para a realização de créditos adicionais suplementar de 10% para 40% aprovado no Art. 6° da referida lei em vigor.

– Emenda Modificativa n° 01/2014 ao Projeto de lei n° 30/2013, substitua a numeração ordinal por cardinal a partir do Art. 10 até o Art. 59. Autor: Benedito Alencar

– Emenda Modificativa n° 02/2014 ao Projeto de Lei n° 30/2013, modifica-se a redação do artigo 59. Autor: Benedito Alencar

– Emenda Modificativa n° 03/2014 ao Projeto de Lei n° 30/2013, modifica-se a redação do parágrafo único e parágrafo segundo do artigo 19. Autor: Benedito Alencar

Publicidade

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile