Connect with us

DESTAQUES

Com aparato de segurança, Cartório de Jaicós faz distribuição das urnas para locais de votação

Publicado

em

Com todo um aparato de segurança, com apoio da Polícia Militar e Guarda Municipal, o Cartório da 19ª Zona Eleitoral de Jaicós, realiza nesta manhã (01/10) a distribuição das urnas eletrônicas nos locais de votação.

Um total de 131 urnas estão saindo da sede do Cartório Eleitoral e sendo destinadas às seções das cidades de Jaicós, Massapê, Campo Grande e Patos do Piauí, para as eleições deste domingo (02).

As urnas distribuídas hoje passaram pela fase de preparação, em que foram alimentadas com os dados, sendo feito também o processo de checagem. São 53 urnas em Jaicós, 18 em Campo Grande, 21 em Patos e 23 em Massapê do Piauí, distribuídas em 48 locais de votação.

Antes do início do transporte das urnas, houve um momento em que foram passadas as últimas orientações ao efetivo policial que atua na segurança no período eleitoral. O juiz Antônio Genival Pereira, o promotor Antônio Rodrigues de Moura, o comandante da 3ª CIA de Jaicós, Edivan Martins, o Tenente Coronel, Henrique, o chefe do cartório, Valmar Lopes Carvalho, estiveram presentes acompanhando todo o processo.

Dr. Antônio Genival, destacou a importância de ser mantida a imparcialidade. “Destacar que sei que vocês são eleitores, como eu sou também, temos nossos candidatos, mas nesse final de semana estamos acima disso, pois além de eleitores, somos os responsáveis, sem vocês as eleições não aconteceriam. Então, não podemos ser parcial. Na segunda podemos comemorar, dizer em quem votamos, mas até as eleições terminarem não podemos tomar lado de A ou B”.

Ele também orientou quanto a atuação e agradeceu o apoio dos militares. “No dia da eleição, caso alguma pessoa esteja realmente perturbando o local de votação, vocês podem agir, autuar. Caso tenham alguma dúvida vocês se reportam aos oficiais de cada região e se a situação se agravar, e precisar da atuação do juiz ou promotor, a gente vai lá pessoalmente. Atuem dentro do que vocês já conhecem, pois trabalham todos os dias e o papel de vocês não é só hoje, mas sempre. E a gente agradece a presença de vocês, por nos ajudarem a estabelecer a ordem. Um bom trabalho a todos”.

O promotor Antônio Rodrigues, também destacou sobre a atuação na seção eleitoral. “O que digo pra vocês é um coisa bem simples, que serve também para nós: cautela, cautela no que iremos fazer. E dizer a vocês que a maior autoridade da seção eleitoral é o presidente, então, num primeiro momento, é ele que vai se deparar nessa questão do eleitor portando celular ou arma, e vai orientar que não pode ser autorizada a votação. Se a pessoa insistir, tumultuar a seção, nesse momento o presidente da seção vai se reportar a vocês”.

Ele ainda chamou atenção para casos envolvendo o derramamento de santinhos ou algum problema com relação aos políticos e candidatos. “Outras duas coisas que quero que vocês fiquem atentos é que de hoje para amanhã, é comum que tentem fazer derramamento de santinhos na frente dos locais de votação, o que não é permitido. A segunda, é quando alguém que tem um mandato eletivo ou é candidato, chega cheio de autoridade na seção. Se houver algum problema, e não for possível resolver, chame a mim ou o Dr. Genival que a gente vai se deslocar pra lá para resolver. Uma boa eleição para todos nós, que tudo corra em paz”.

O Tenente Coronel Henrique, de Teresina, de onde veio parte do efetivo, instruiu quanto a segurança da urna. “Com relação a esse momento da distribuição da urnas, vocês não podem se ausentar em hipótese alguma, do local onde estão fazendo a segurança das urnas hoje. Qualquer problema que tiver no seu colégio, até amanhã 7 da manhã para entregar as urnas para o presidente da mesa, deve ser relatado para o oficial, que vai de pronto lá dar o apoio ao que quer que seja, alguém querendo invadir o colégio, faltou energia, água, mas não se ausentem do local de votação e não abandonem a urna, a orientação é essa. E intervir em qualquer situação, somente se o presidente da mesa solicitar. No mais, desejar pra vocês um bom trabalho e que Deus nos ajude que até pós votação transcorra tudo bem”.

Em entrevista, ele disse que o efetivo está preparado para atuar garantindo a segurança do pleito. “O trabalho é justamente garantir segurança no pleito eleitoral de 2022 na 19ª Zona Eleitoral. Os policiais e este oficial estão a disposição do juiz Dr. Genival para que ajude a garantir a eleição da forma mais segura. Essa preleção aqui foi justamente no sentido das últimas orientações para os policiais de como proceder antes, durante e após a eleição. A equipe está pronta e a disposição para atuar durante todo esse período. Inclusive, ontem já foi feito um policiamento nos quatro municípios”.

Após as falas, o Comandante da 3 ª CIA de Jaicós, capitão Edivan Martins, conduziu a divisão dos PMs para a segurança das urnas e locais de votação.

Em Jaicós, as urnas distribuídas nas 53 seções principais, são destinadas a atender um eleitorado total de 13.411. Segundo o TSE, no total, são 8.497 eleitores aptos a votar na sede da cidade e 4.914 na zona rural.

A Escola Municipal Líria Maria da Cruz Alencar, localizada na rua Dr. José Retrão de Oliveira, Bairro Nova Olinda, será o local de votação no município de Jaicós que mais receberá eleitores. A escola terá 8 seções, para atender a 1.925 eleitores, sendo assim o principal local de votação na sede do município.

O CETI Anísio de Abreu, receberá o 2º maior número de eleitores, 1.919, possuindo 7 seções. A escola da Rede Municipal, Francisco Crisanto de Sousa, com 6 seções, será o terceiro maior local de votação, com 1.613 eleitores aptos.

Na zona rural, a Escola Municipal Joaquim Francisco de Paiva, situada na localidade Lagoa do Sabino, receberá o maior número de eleitores, correspondendo a 682, com 3 seções eleitorais.


Leia também:

Publicidade

JAICÓS | Escola Líria Alencar receberá maior número de eleitores; veja demais locais e mudanças!

Jaicós tem 13 mil eleitores aptos a votar no domingo; veja o que é proibido no dia da eleição

Mais de 5 mil pessoas devem ir às urnas em Massapê do Piauí no domingo; veja dados do eleitorado

Veja mais fotos:


Facebook

MAIS ACESSADAS