Connect with us

Jaicós

Com aumento de casos de dengue no Piauí, Saúde de Jaicós reforça combate ao Aedes Aegypti e realiza mutirão

Publicado

em

Diante do aumento significativo do número de casos dengue no Piauí, e também uma epidemia de Chikungunya que o estado tem enfrentado, o Governo Municipal, na cidade de Jaicós, está reforçando as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti.

Poucos dias após ter sido realizado o recolhimento de pneus em oficinas da cidade, com o objetivo de eliminar possíveis focos de reprodução do mosquito, foi promovido nesta quarta (06), um mutirão contra a dengue.

A ação faz parte do trabalho que vem sendo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Sanitária, com o intuito de barrar a proliferação do Aedes Aegypti no município e combater a dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito.

Ressaltando a importância da união no combate ao mosquito, o mutirão adotou o lema “Juntos somos mais fortes”, e reuniu diversos profissionais da saúde, além da gestora da pasta, Audeli Coutinho, o vice-prefeito, Weslly Bispo, e a coordenadora da Vigilância sanitária, Lusimária de Moura Sousa.

A concentração aconteceu na Secretaria de Saúde, de onde os profissionais, divididos em cerca de 5 equipes, saíram para percorrer os bairros Serranópolis, João Melé, Nossa Senhora das Mercês, Nova Olinda, Matadouro e Armínio José de Sousa.

A ação teve cunho educativo, e foi realizada através de panfletagem e orientações aos moradores nas residências sobre os cuidados para se evitar a reprodução do mosquito e proliferação de doenças transmitidas pelo mesmo.

A coordenadora da Vigilância sanitária, Lusimária de Moura Sousa disse que o objetivo é conscientizar a população e combater o mosquito da Dengue. “O intuito dessa ação é prevenir a proliferação do mosquito que transmite a dengue zika vírus, chikungunya e febre amarela. Já realizamos outras ações com intuito de combater o mosquito e hoje acontece o mutirão com as equipes de Estratégia de Saúde da Família, juntamente com ACS, ACE, Vigilância. Está toda a secretaria unida em prol dessa ação, e de tentar conscientizar a população”.

Um dos cuidados que está sendo alertado aos moradores, é com relação à limpeza nos quintais das residências. “O objetivo é orientar sobre a importância da limpeza dos quintais, das casas, não deixar água parada em pneus, vasilhas, vasos de plantas, tudo isso para tentar barrar a proliferação do mosquito. Em cada bairro as equipes farão orientações, entrega de panfletos e colocação de cartazes nos lugares mais visíveis. Em nome da Secretaria de Saúde e Vigilância agradeço a todas as equipes que participaram”.

Mara Sousa também destacou a necessidade da limpeza em terrenos. “Aos donos de terrenos, queria pedir mais uma vez a ajuda e compreensão para que limpem seus terrenos. Não é uma atribuição da prefeitura fazer essa limpeza, mas de cada proprietário. A gente recebe na Vigilância Sanitária muita reclamação sobre isso, que nos terrenos o mato toma de conta, o pessoal joga lixo, e sabemos que até um copo descartável pode acumular água e virar criadouro do mosquito. Então, peço encarecidamente que os donos façam a limpeza de seus terrenos”.

A coordenadora ainda falou sobre os registros no município de doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti. Segundo ela, Jaicós já contabiliza 23 notificações, e que ainda há casos a serem notificados.

Mara pediu que a população procure atendimento em caso de aparecimento de algum sintoma. “Queremos orientar que se alguém sentir sintomas de alguma das doenças, que procure as equipes de PSF, os Postos de saúde, pois precisamos notificar esses casos e é muito importante para o município ter esses dados, pois é através disso que podemos fazer algo mais pelo município, como a solicitação do carro fumacê” concluiu.

Publicidade

Leia também : Vigilância Sanitária recolhe pneus em borracharias de Jaicós, em ação preventiva contra o mosquito da dengue

Veja todas as fotos:

Facebook

MAIS ACESSADAS