Connect with us

Jaicós

Com projeto inovador, filho de jaicoense irá participar da mais importante competição de robótica do mundo

Publicado

em

Felipe Celso Reis Pinheiro tem 20 anos e é presidente do ITAndroids, do Instituto Tecnológico da Aeronáutica, e acaba de conseguir apoio internacional inédito para pesquisa no ITA. Felipe apresentou para a Altium, empresa norte-americana líder mundial em tecnologia, um projeto inovador para desenvolvimento de robôs e conseguiu 260 mil dólares em licenças dos programas da Altium Designer.

Essa foi a maior doação recebida para projetos na instituição. O patrocínio vai permitir que o ITAndroids participe da Robocup, a mais importante petição de robótica do mundo, que vai acontecer no Japão, de 27 a 30 de julho deste ano.

A equipe brasileira do ITA terá concorrentes internacionais como o Massachusetts Institute of Technology(MIT) e Universidade Carnegie Mellon(CMU). Na mala, Felipe e equipe vão levar robôs humanoides. “O desenvolvimento dos robôs humanoides é um desafio feroz. Um dos recursos necessários para o projeto é um programa que integra a eletrônica e a mecânica de forma prática. Agora o ITAndroids pode encontrar soluções no estado da arte da engenharia, e, com isso, construir, do zero, nosso primeiro robô humanoide”, diz Felipe.

Outra etapa precisa ser vencida para nossos heroicos pesquisadores, ainda faltam recursos para custear as passagens e estadia para a competição. O Brasil tem dessas coisas. Felipe está apenas no quarto ano de faculdade e é apaixonado por Engenharia Mecânica, Eletrônica e Computação.

Felipe é filho da jaicoense Georgiana Reis e neto do comerciante George Reis (in memorian) e da professora Jujú (in memorian).

Publicidade

POR: Maia Veloso (Jornal Meio Norte)

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS