Connect with us

DESTAQUES

Comandante da 3ª CIA de PM reúne efetivo e traça metas para atuação na segurança de Jaicós e região

Publicado

em

A 3ª Companhia de Polícia Militar de Jaicós, que recentemente passou a ter como comandante o 1º tenente Anderson Pinheiro Aguiar, tem intensificado as discussões sobre a segurança pública na cidade sede da CIA e municípios que fazem parte da circunscrição da unidade.

Como parte das ações, o tenente Anderson realizou na manhã desta quarta-feira (04), uma reunião com todo o efetivo que integra a companhia, com o objetivo de instruir os militares quanto a forma de atuação e traçar metas para o trabalho de segurança pública em Jaicós e nas cidades de Massapê do Piauí, Padre Marcos, Belém, Patos e Francisco Macedo, que são atendidas pela unidade.

Segundo o comandante, o intuito é trabalhar de forma ordenada, seguindo todas as recomendações legais. “A gente faz essa reunião periódica a fim de alinhar a forma de trabalhar dos PMs de todas as cidades que compõem a circunscrição da 3ª CIA do 20º BPM. A gente procura alinhar essa forma de trabalhar, seguindo as recomendações legais, recomendações do Ministério Público, do Poder Judiciário, para assim melhorar a prestação de serviços à população” disse ele em entrevista ao Cidades Na Net.

Uma das principais orientações repassadas na reunião foi sobre a importância do contato e proximidade com a população. “Podemos destacar que vamos fazer um serviço mais aproximado da população, como sempre salientei que esse é o nosso principal objetivo. Recomendei aos policiais que eles se aproximem mais da população, estejam sempre a disposição de ouvir e melhorar esse atendimento ao público. Precisamos saber quais os anseios da comunidade, para que pontualmente possamos atender”.

O tenente salientou que a Polícia Militar trabalha seguindo as diretivas do Ministério Público.”As recomendações que repassamos para todos os policiais da companhia seguem as diretrizes do Ministério Público, que é o responsável pelo controle da atividade policial e titular das ações penais que levamos ao conhecimento do Poder Judiciário, via TCOs ou inquéritos. Então, tem algumas demandas que a gente tem que alinhar com o policial que está lá na ponta da lança. É interessante informar que algumas proibições seguem as recomendações do Ministério Público, para atender ao anseio coletivo” disse ele, exemplificando:

“A exemplo, a utilização de som automotivo, que acaba sendo proibida, em ambiente urbano principalmente, pois sua liberdade vai até onde a liberdade do outro alcança. A partir do momento que incomodo outra pessoa, essa tem o direito de acionar o poder público e pedir que o indivíduo cesse aquela ação. O indivíduo pode ter o direito de usufruir daquele som, mas não de incomodar outro com o som, pois um dos direitos fundamentais da pessoa é a tranquilidade. Se a ação infringi o direito e intimidade de outro, a Polícia Militar se vê como um braço do poder público, de avisar aquela situação e se necessário, tomar alguma atitude legal, quer seja a lavratura do TCO por perturbação de sossego, com a consequente apreensão do som, ou mesmo apreensão de todo o veículo, e encaminhamento ao pátio do Detran”.

O comandante também informou que um plano de segurança para Jaicós será apresentado à população.”Posteriormente vamos divulgar o plano de segurança, fazer uma audiência pública para apresentar ele para toda população de Jaicós. Nosso plano de segurança para Jaicós é um plano no qual, ainda que nosso efetivo seja pequeno, vamos tornar ele mais aproximado, para que possa, pontualmente e de forma cirúrgica, atender aquela demanda de segurança da população. Vamos fazer um trabalho mais pontual, atendendo exatamente onde precisa”.

Questionado sobre a atuação no interior da cidade de Jaicós, que possui uma grande população rural, o comandante disse que a proposta é implantar no município o Patrulhamento Rural.

Publicidade

“Uma das vertentes que vou abordar no plano de segurança, é levar o advento do projeto que está tão bem implementado no batalhão de Paulistana e de Picos, que é a Patrulha Rural, que é composta de três policiais com um treinamento adequado, no qual porta uma arma de longo alcance, e que vai atender aquela população e fiscalizar a zona rural para qualquer cometimento de delitos. É o Patrulhamento Rural, isso já vem amplamente sendo implementado com muito êxito em todo o Piauí e outros estados, que tem tropas imensas voltadas a esse sentindo, como BEPI no Pernambuco, o COTAR no Ceará. Então, nosso principal intuito, saliento sempre, é levar a polícia até a sociedade, para que não seja necessário a sociedade vir até a polícia”.

Com relação a pequenos furtos que são registrados na cidade, o tenente destacou que o policiamento será reforçado nas áreas comerciais e pediu o apoio da população. “Os pequenos furtos são pontuais em áreas comerciais, então a gente vai intensificar o patrulhamento e presença policial nas principais zonas comerciais. E principalmente, a gente conta com o apoio da população, pois ela é nossos olhos e ouvidos. A gente conta que a população venha nos comunicar sobre qualquer eventualidade que venha acontecer, para a gente poder atuar in loco. ‘Ah, o indivíduo é contumaz na prática de um determinado delito’, pois comunique à polícia, a guarnição, ou venha até o nosso gabinete, que a gente vai tomar a medida cabível”.

O comandante também chamou atenção para duas condutas e pediu a conscientização da população. “Quero agradecer a população, pedir a compreensão, principalmente no que concerne à utilização de som automotivo e kadrons. Venho percebendo que isso é uma problemática, tenho recebido muitas denúncias de jovens que às vezes pegam as motocicletas dos pais e tomam atitudes às vezes sem os responsáveis saberem. E a gente quer essa conscientização da população para que levemos a tranquilidade para toda a comunidade, prevenindo um mal maior, quer seja um acidente ou algo mais grave”.

O tenente ainda disse que a populaça terá mais voz. “Vamos aumentar o patrulhamento, a partir desse momento a população vai estar mais presente, ser mais vista, e mais referência para a comunidade, pois quando a polícia está presente, o cidadão de bem se sente mais seguro, ele fica mais feliz com a presença policial, e isso que é o mais importante. E desde já a gente agradece a toda população por essa boa recepção que estamos tendo”.

Sobre os eventos que se aproximam, como o aniversário da cidade em fevereiro, ele destacou que todo um planejamento é feito para cada grande evento. “No que concerne a esses grandes eventos a gente precisa de uma atuação mais pontual. Então, fazemos um plano de realização dos eventos, no qual serão convocados policiais militares de folga, para que eles possam vir trabalhar, aumentar o efetivo e estar condizente com o tamanho do evento. O plano de contingência de cada um dos eventos é feito a parte e definido previamente ao evento, alinhado sempre com o Ministério Público, Poder Judiciário, Polícia Civil e nós da Polícia Militar” concluiu.


Facebook

MAIS ACESSADAS