Connect with us

DESTAQUES

Comandante de Policiamento do Semiárido visita CIA da PM de Jaicós e três cidades recebem reforço policial

Publicado

em

A 3ª Companhia de Polícia Militar de Jaicós, recebeu nesta semana a visita do comandante do Comando de Policiamento do Semiárido (CPSA), tenente-coronel Antoni, que esteve no município para acompanhar o planejamento voltado para atuação nas eleições municipais.

Além de visitar a sede da companhia, o comandante esteve também nos GPMs de Massapê do Piauí, Belém do Piauí, Padre Marcos e Francisco Macedo. Conforme o comandante da 3ª CIA de Jaicós, capitão Edivan Martins, durante a visita foram repassadas pelo comandante recomendações para atuação durante o período das eleições municipais.

Além da visita do comandante, a companhia também recebeu reforço policial para três cidades, onde foram registradas algumas irregularidades. “Uma das ações do comandante Geral da PMPI, Coronel Lindomar Castilho, através do comandante do CPSA TEN CEL ANTONI, e do comando da 3ªCia/4⁰Bpm, foi reforçar o policiamento das cidades em que estavam ocorrendo algumas irregularidades, com oficiais de Teresina. Então, foram enviados um Tenente para Francisco Macedo, um Capitão para Massapê do Piauí e um Capitão e mais dois militares para a cidade de Patos do Piauí, visando garantir a lei e a ordem durante todo o pleito eleitoral” explicou no capitão Edivan.

O comandante destacou que o reforço é composto por policiais que não tem vínculo com as cidades de atuação. “Nesse reforço estão vindo oficias de fora, que não tem vínculo com ninguém, até mesmo para evitar comentários de que o policiamento que está lá é de lado A ou B. Por isso o reforço está vindo de fora para ter essa segurança na imparcialidade. Além disso, a gente tem intensificado as visitas as cidades”.

Em Patos do Piauí, uma da cidades que recebeu reforço policial, a PM realizou também uma operação na noite desta sexta-feira (06), após candidatos do grupo político da situação no município, terem denunciado a prática de perseguição politica.

A operação aconteceu nas localidades Pintada e Cajueiro, contando com o apoio de duas viaturas e sete militares. Foram realizadas abordagens a veículos, e nenhuma ocorrência foi verificada.

“Ontem realizamos uma operação em Patos, nas duas localidades onde estava tendo problemas, que era Pintada e Cajueiro. O que o policiamento me passou é que a ação foi tranquila. Eles abordaram carros, motos, mas não identificaram nada com relação as denúncias que foram feitas. Nem obstrução de estrada, nem outro fato, não havia movimentação nenhuma”.

Publicidade

Veja matéria relacionada:  PATOS | Perseguições a candidatos vira caso de polícia


Principais ocorrências e planejamento para as eleições

Ao Cidades na Net, o comandante de Jaicós ainda falou sobre as ocorrências que tem sido registradas nos municípios e como será a atuação da Polícia Militar para o dia em que ocorrerão as eleições.

Segundo ele, até o momento as principais ocorrências são relacionadas a aglomeração de pessoas. “As ocorrências que mais tem sido registradas são de aglomerações de pessoas, o desrespeito as determinações do juiz eleitoral de não aglomeração por causa do covid. E em algumas cidades temos recebido denúncias de que tem uma espécie de motoqueiros fazendo esse negócio de ficar vigiando o candidato, obstruindo o candidato para evitar a compra de voto”.

O capitão disse que a polícia está fiscalizando para evitar ações em que os candidatos sejam impedidos de exercer seus direitos. “A Polícia Militar está atenta e fiscalizando para coibir a ação desses motoqueiros, para que eles dispersem e deixem os candidatos trabalharem. A gente vê que essas atitudes é aquela questão de um tentar fiscalizar o outro para a questão da não compra de votos, mas mesmo tendo essa finalidade, a gente está atento para não permitir que seja cerceado o direito do candidato de locomoção, de poder fazer suas campanhas”.

Publicidade

Edivan Martins também explicou que o direito de ir e vir do candidato não pode ser ferido e que as pessoas que agirem com esse intuito podem responder criminalmente. “Se comprovado que em suas ações as pessoas estão cerceando o direito de ir vir do candidato, eles podem responder. A maioria desses fatos ocorrem em via pública, e todo mundo tem o direito de se deslocar em via pública, então muitas vezes a situação é complicada, porque não se pode impedir as pessoas de estar em via pública. A gente não pode impedir a pessoa de estar andado atrás da outra, desde que ela não ameace, nem faça nada, então é uma situação delicada. Mas a gente tem fiscalizado e orientado as pessoas a pararem com essas atitudes”.

Sobre a atuação voltada para o dia das eleições, o comandante explicou que a partir do dia 12 as ações serão reforçadas. “A partir do dia 12 já tem uma previsão de reforço das tropas em todo o estado do Piauí. No dia 12 essas tropas vão estar vindo, com exceção dessas cidades ondem tem sido registrados problemas, que o reforço já está chegando. Mas no dia 12 a gente começa a intensificar operação com o combate à criminalidade na parte eleitoral. As cidades vão receber reforço pra poder operar com mais viaturas e efetivo nas ruas”.

No domingo 15, segundo o capitão, a atuação será como nas eleições anteriores, com as equipes de patrulhamento, e policiais nos locais de votação.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS