Connect with us

Jaicós

Conselho se reúne e apresenta resultados do Projeto Dom Hélder em Jaicós; 42 famílias foram beneficiadas

Publicado

em

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável-CMDRS de Jaicós, se reuniu na manhã desta terça-feira, 16 de agosto, para socializar as metas e resultados alcançados pelo Projeto Dom Hélder Câmara desenvolvido com famílias agricultoras do município.

O Projeto tem por objetivo reduzir os níveis de pobreza e desigualdade no semiárido, qualificando os produtores para que desenvolvam uma produção sustentável, estimulando a replicação de boas práticas.

A reunião aconteceu na sede da Câmara Municipal, conduzida pelo técnico da Emater José do Carmo Oliveira e contou com a participação dos membros do Conselho, formado por 7 entidades, sendo a Prefeitura, Câmara Municipal, Igrejas Católica e Evangélica, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Associações e representantes da Maçonaria.

O projeto foi acompanhado pelo técnico da Emater José do Carmo, que apresentou os resultados do mesmo. Ele explicou que a reunião é para a socialização do projeto Dom Hélder Câmara implantado em Jaicós, onde no momento inicial do projeto, houve a apresentação para o Conselho e agora no encerramento está sendo apresentado os resultados alcançados.

Segundo ele, o projeto teve duração de 30 meses, sendo contempladas 42 famílias. “O projeto trabalhou o desenvolvimento de cadeias produtivas da avicultura, ovinocaprinocultura, suinocultura e a comercialização e agroecologia”, informou.

De acordo com o técnico da Emater, os beneficiados receberam o fomento, que é ajuda de custo de R$ 2.400 reais em duas parcelas, onde eles investiram na compra de animais e na estrutura para aumentar a produção dos mesmos.

Publicidade

Um dos resultados alcançados, apresentado pelo técnico, foi sobre a beneficiária do projeto Romaria, da localidade Baixa do Manoel Velho, que utilizou o dinheiro para comprar um reprodutor de ovino, além de mais quatro matrizes, plantou o capim agropolo e construiu uma cobertura para os animais.

O diretor do Departamento Ambiental, Ivo Farias, destacou a importância do projeto. “É um importante incentivo, principalmente, para agricultura familiar, para pessoas de baixa renda. A agricultura familiar é quem dar a maior sustentação, rentabilidade em nosso município. Temos como exemplo disso, a cajucultura, que é quem está movimentando a economia da cidade atualmente. Em uma semana, mais de R$ 800 mil está circulando só com a castanha, quando vem com pedúnculo, esse valor é ainda maior, e 90% dessa produção vem dos pequenos produtores de Jaicós. Então está de parabéns a agricultura familiar e isso é resultado de projetos e de anos de incentivo aos pequenos agricultores”, afirmou.   

A vereadora Sirlene Lopes, que faz parte do Conselho, disse que o projeto veio para beneficiar famílias carentes do município. “Esse é um projeto muito importante, que foi desenvolvido com famílias carentes de Jaicós, incentivando-as para trabalhar as cadeias produtivas, principalmente de ovinos, suínos, avinos, visando melhorar a renda familiar e a economia de nosso município, trazendo assim muitos resultados positivos”, disse.

Foram beneficiadas com o projeto 42 famílias das comunidades Angical dos Magros, Baixa do Manoel Velho, Baliza, Boa Vista, Lagoa do Sabino, Saco da Serra, Santana, Serrota e Tanque dos Batistas.

Mais fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS