Connect with us

Jaicós

Cooperativa Kairós promove 1ª Feira de Empreendedorismo e Educação Financeira

Publicado

em

Falar de empreendedorismo também faz parte do calendário de ensino da Cooperativa Educacional Kairós, do município de Jaicós. Por isso, a instituição realizou na manhã desta terça-feira (27), a primeira Feira de Empreendedorismo e Educação Financeira.

O intuito da ação é estimular, desde cedo, comportamentos empreendedores, contribuindo para que os alunos possam se tornar jovens e adultos mais capacitados a abrir e conduzir novos negócios, além de pessoas com atitudes que podem fazer a diferença.

A feira, aconteceu na sede da escola, envolvendo a participação dos alunos do 5º ao 9º ano. Cada turma montou uma barraca para a comercialização de produtos. O 5º ano levou os “Cofrinhos Recicláveis”; o 6º a “Brinkedolandia”; o 7º, variedades (roupas, bolsas, cintos); o 8º ano, a barraca da pipoca; e o 9º, a tenda “Nine Books”.

Para a feira, foi feita a impressão de notas de dinheiro e os alunos escolheram o valor que seus produtos poderiam valer, a forma de negociar e repassar troco. Além disso, itens “comprados” pelos alunos na feira foram destinados para o projeto Kairós Solidário.

Aluna do 5º ano, Anna Clézia Carvalho, apresentou junto com a turma os “Cofrinhos Recicláveis”. Ela falou sobre a ideia e disse que gostou da iniciativa da feira. “Achei a feira ótima. Estávamos estudando sobre moedas na matéria de Educação Financeira, então decidimos fazer uma barraquinha com cofrinhos, e eu gostei muito. Desde pequena já economizo e agora com essa feira aprendi ainda mais. Eu também dei dois livros meus para a barraca do 9º ano e fiquei muito feliz porque uma pessoa comprou um livro meu, ela disse que gostou e vai ler”.

Para Itallo Ryan, estudante do 7º ano, a feira proporcionou diversão e aprendizado. “Foi muito bom, porque a gente consegue vender e revender as coisas, além de ter sido muito divertido. A minha turma trouxe as roupas e nossa barraca foi bem movimentada. Aprendi com essa feira sobre o valor financeiro, economizar, achei muito importante a feira. Comprei uma calculadora, uma bolsa, boneca e livros”.

Jessielly de Sousa, que é professora de Matemática e Educação Financeira, nas turmas de 5º e 7º ano, foi a idealizadora da feira. Em entrevista, ela explicou o objetivo do projeto.

“O intuito em primeiro momento é a integração do empreendedorismo e da educação financeira, realmente utilizado na prática, para eles terem essa ideia, saber aplicar todos os ensinamentos repassados em sala de aula. A ideia não é que seja uma questão econômica, de gerar o dinheiro, mas que eles consigam se educar financeiramente, lidar com o dinheiro no geral e ajudar as famílias”.

A educadora também esclareceu que cada barraca foi montada com um critério, conforme o que foi abordado em sala. “E hoje com a culminância vemos os resultados positivos. Aqui cada um tem o critério, como por exemplo o 5º ano, que trouxe o cofre dos porquinhos, a gente estava trabalhando o que pode ou não ser comprado; do 7º ano, eles estão com a lojinha falida, por isso lá tem promoções, a variação de preços, porque eles precisam alavancar o negócio. Cada barraquinha tem um contexto”.

Ela ainda destacou que a feira tem também cunho social. “E estamos trazendo também a questão de solidariedade, o empreendedorismo social, que é com essa visão de que a gente também pode ajudar outras pessoas e implantar uma política cooperação. Aqui eles vão comprar, mas não para eles, e sim para doar para outras pessoas” finalizou.


Facebook

MAIS ACESSADAS