Connect with us

Jaicós

Cooperativa Pequeno Polegar promove palestra sobre Educação Emocional

Publicado

em

Educação emocional na escola é, hoje, um fator indispensável para formar cidadãos e profissionais preparados para o mundo. Ajudar crianças e jovens a entenderem suas próprias emoções não apenas facilita o convívio social, mas também profissional e familiar.

É considerando esse contexto, que a Cooperativa Educacional Pequeno Polegar (COEPP), do município de Jaicós, está investindo na educação emocional, ou socioemocional, que vem sendo cada vez mais discutida nas escolas como ferramenta para melhorar o aprendizado das crianças e auxiliá-las na sua formação como indivíduo.

Como parte desse trabalho, a COEPP promoveu na manhã desta quinta-feira (24), uma palestra, ministrada pela Psicóloga e ex aluna da escola, Layla Reis, abordando como tema principal, a “Educação Emocional”.

A ação, que aconteceu no auditório da Secretaria de Assistência Social, foi realizada com as turmas de 5º ao 9º ano, e reuniu mais de 60 estudantes, além de professores e a diretora da cooperativa, Rosângela Silveira.

Na palestra, a psicóloga Layla Reis, disse que é preciso trabalhar as emoções. “Quando a gente cresce vai aprendendo várias coisas, a andar, correr, se alimentar, vamos aprendendo essas coisas naturalmente ao logo da vida, mas, muitas vezes a gente não para pra aprender a lidar com nossas emoções, a tristeza, a raiva, o nojo. O que acontece é ao contrário, as pessoas dizem ‘não chora não, menino grande não chora”. Então, a gente não vai aprendendo a lidar com as emoções, conhecer, e isso é algo que no futuro acaba trazendo alguns problemas, como a gente sabe que hoje, principalmente em adolescentes, o que mais tem tido é ansiedade. A ansiedade é basicamente a dificuldade de lidar com aquelas emoções que estão muito intensas.Quando a gente cuida das emoções, aprende a lidar com elas, a gente vai evitando alguns outros adoecimentos mentais”.

Ela abordou também questões como as fragilidades, demonstrações e externalização dos sentimentos, a emoção, e como cada pessoa reage diante dela. Layla Reis destacou que as emoções são naturais (todos sentem), passageiras, são contraditórias e são diferentes do comportamento, pois sentir a emoção é natural, mas o indivíduo pode decidir o que fazer com aquele sentimento.

Ela ainda destacou algumas formas de lidar com as emoções: se distanciar daquilo estressa; direcionar a atenção para outras coisas; cuidar da reação corporal; e mudança do pensamento.

A diretora Rosângela Silveira, que o intuito é abordar mais sobre a saúde mental com os alunos. “A gente sabe a importância da saúde mental, então é um tema que deve ser trabalhado com os adolescentes, crianças, e pais. Estamos começando agora no final desse ano, pois a partir de 2023 vai ser uma preocupação nossa trabalhar sempre a saúde mental dos nossos alunos. E hoje para nós é uma satisfação muito grande, realizar essa ação com a contribuição da psicóloga Layla, que é ex aluna da escola” disse.


Facebook

MAIS ACESSADAS