Connect with us

Jaicós

Culminância de Projeto desenvolvido pelo Instituto Kairós resgata a identidade cultural de Jaicós. Veja!

Publicado

em

O Instituto Kairós realizou na noite deste sábado, 05, no clube mania do forró, a Culminância do Projeto “Terra do Galo: Conhecer para Valorizar”, que teve como objetivo resgatar e vivenciar a identidade histórica e cultural do município de Jaicós.

O projeto começou a ser desenvolvido no dia 1ª de fevereiro, onde foram realizadas diversas ações, no intuito de conhecer as dimensões sociais, materiais e culturais do município, além de valorizar o resgate de tradições culturais da história.

Clique aqui e veja todas as fotos da Culminância!

Todas as atividades desenvolvidas contribuíram para o aprendizado dos alunos acerca da comunidade e da vida de figuras ilustres do município, bem como fortaleceu a identidade e a diversidade cultural, promovendo o desenvolvimento social.

DSC_1539

A abertura foi feita pela diretora administrativa e idealizadora do Projeto, Elizangela Oliveira, que deu as boas vindas a agradeceu a sociedade presente. “O projeto é um incentivo ao resgate, a documentação e o respeito à história de Jaicós, além da valorização a diversidade cultural. Quero a agradecer a cada um pela presença e colaboração”, ressaltou a idealizadora.

Publicidade

DSC_1470

A Diretora geral, do Instituto Kairós, Maria do Ramos Brito(Raminha), falou sobre a importância do Projeto. “Nós do Instituto Kairós, entendemos que para formar bons cidadãos é necessário também, que nossos alunos  conheçam sua identidade, preserve sua cultura, valorize sua história, foi nesse sentido que decidimos trabalhar esse Projeto, então a partir do inicio do ano letivo, os mesmos, começaram a pesquisar figuras ilustres, comidas típicas, as danças folclóricas e varias outras ações que eram realizadas e que estão sendo deixadas de lado pela nossa população, podendo assim resgatara nossa identidade”, disse Raminha.

DSC_1762

Sobre a Culminância, a diretora afirmou que as expectativas foram superadas. “Mais uma vez tivemos um recorde de público, significa dizer que nosso recado foi dado, e isso se dá a dedicação diária de todos que fazem o Instituto para manter um  ensino de qualidade, que buscamos melhor  cada dia mais, tivemos  ênfase no regaste a nossa cultura, a nossa história  e nos queremos a partir desse projeto resgatar e começar a vivenciar mais momentos, com intuito de estar lembrando e de não deixar morrer nossa cultura”,  encerou Raminha agradecendo o apoio da famílias, dos alunos, professores, dos patrocinadores  e da secretaria de Cultura.

DSC_1659

Durante o evento foral realizados diversas apresentações culturais, como apresentação da Companhia de Dança Icós, do Ponto de Cultura; poema, coreografia do hino de Jaicós, acrósticos, dramatização contando a história dos Morro dos Três Irmãos, além de amostras em murais sobre história da centenária cidade de Jaicós, amostras de comidas típicas e apresentação de São Gonçalo, quadrilha junina, entre outros.

DSC_1425

Dentro de cada apresentação feita pelos alunos, foi apresentado à biografia de pessoas ilustres de Jaicós, contribuíram de forma significativa para o desenvolvimento do município. Dentre estes João Antônio de Oliveiras (João Melé), Carolina Lélis de Aragão(Dona Calu), Camilo Lélis Feitosa, Gilberto Feitosa Coelho,  José Nicolau De Sousa, Raimundo Mendes de Carvalho, José  Esmério de Sousa (Raimundo Esmerio), José Soares Bento e José Retrão de Oliveira.

DSC_1457

DSC_1394

DSC_1429

DSC_1522

DSC_1620

DSC_1689

DSC_1525

DSC_1666

DSC_1765

DSC_1751

DSC_1683

Biografias

Publicidade

 

 

Publicidade

 

Publicidade

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS