Connect with us

Jaicós

Culminância do projeto “Kairós Solidário” beneficia famílias carentes de Jaicós com doações e prestação de serviços

Publicado

em

O Instituto Kairós realizou na manhã do último sábado (19), a culminância do projeto “Kairós Solidário”, que já é desenvolvido pela instituição desde 2017, beneficiando diversas famílias carentes do município de Jaicós.

O projeto educacional foi desenvolvido pelo Instituto durante três meses, onde foram trabalhadas atividades dentro de sala de aula, com a arrecadação de alimentos e no campo, fazendo visitas às famílias carentes.

A culminância foi realizada no Centro Comercial e Cultural Alaíde Reis, contando com brincadeiras, apresentações, entrega de presentes, serviços prestados pelos alunos, como maquiagem, pintura no rosto, penteado com tranças e espaço para desenhos.

O evento também contou com a colaboração da turma do Curso Técnico em Saúde Bucal, do CEPROSP, que realizou a entrega de kits para escovação e fez apresentações lúdicas sobre os cuidados voltados para a higiene bucal, com foco na escovação correta e uso do fio dental; e do dançarino e coreógrafo Emanuel Soares, que realizou um momento recreativo com dança e exercícios físicos.

Ainda foi realizada a doação de roupas e calçados e servido um vasto café da manhã, preparado com alimentos doados pelos próprios alunos e toda a equipe escolar e entrega de cestas básicas para as famílias.

A professora Elizangela Oliveira, idealizadora do projeto, disse que o objetivo principal é fazer com que os alunos conheçam e se sensibilizem com a realidade das famílias carentes. “A ideia do projeto “Kairós Solidário” surgiu em 2017, ao ver muitos dos nossos alunos com comportamentos de muito orgulho, algo que não é aceitável nos dias de hoje. Então, o primeiro objetivo do projeto é levar essas crianças a conhecer a realidade de outras que tem tão pouco ou quase nada, e fazer com que eles se sensibilizem com essa situação e a possam tomar atitudes que venham a ajudar essas pessoas” explicou.

Este ano, a ação solidária teve como foco os bairros Ceramista Antônio de Júlio (Joaquim Preto) e COHAB. “Esse ano, pelo 3º ano, fizemos as coletas de alimentos a cada dia 10, nos meses de agosto, setembro e outubro, para realizar a culminância nas proximidades do dia das crianças, pois a criança é o público principal, mas cada uma tem sua família, então a gente faz essa distribuição. Na quinta-feira as crianças foram até a COHAB, no bairro de seu Joaquim Preto e fizeram a entrega, além de outras famílias aleatórias. E hoje eles se propuseram também a prestar serviços para essa comunidade presente” disse.

Saimon Granja, estudante da 6ª série, falou da alegria em participar do projeto. “O Kairós Solidário serve para animar e ajudar as famílias carentes, pessoas que tem dificuldade com o que comer e vestir. Gostei de participar, ajudar as pessoas, das brincadeiras, dança, pinturas de rosto e de todos os gestos de carinho” destacou.

Publicidade

Taissa Fernada de Oliveira, 14 anos, aluno do 9º ano, disse que o projeto é muito importante por mostrar a realidade de pessoas carentes. “Esse é um projeto que considero muito importante, porque a gente pode ver a realidade de pessoas carentes, que não tem um saneamento básico, uma higiene adequada, uma vida confortável. Então, o Kairós proporciona um dia de atividades que possam tirar essas famílias da rotina e proporcionar um momento de entretenimento” disse.

Veja mais fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS