Jaicós

Desembargadores Hilo de Almeida e José Ribamar são homenageados com Título de Cidadania Jaicoense

Publicado

em

Duas importantes personalidades foram homenageadas pela Câmara Municipal de Jaicós, com a outorga do Título Honorífico de Cidadania Jaicoense, a mais relevante honraria do município.

Uma Sessão Solene para a entrega dos títulos foi realizada na tarde desta segunda-feira, 12 de agosto, no Plenário Deputado Humberto Reis da Silveira, sede do Legislativo Jaicoense.

A Câmara homenageou com a honraria, os desembargadores José Ribamar Oliveira e Dr. Hilo de Almeida Sousa, presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), agora Cidadãos Jaicoenses.

A Sessão Solene, presidida pelo vereador Ednaldo de Carvalho Santana, o Ednaldo da Farmácia, presidente da Mesa Diretora, foi bastante prestigiada, reunindo além dos homenageados, seus familiares e autoridades municipais. Entre os presentes, o prefeito Neném de Edite, o vice, Weslly Bispo, os vereadores do município, os prefeitos Rivaldo Carvalho (Massapê), Valdinar Silva(Padre Marcos) e Eudes Agripino (Fronteiras).

Além dos homenageados outros desembargadores prestigiaram a solenidade, como presentes no evento os desembargadores Maria do Rosário de Fátima, Antônio Nolleto, Agrimar Rodrigues, Pedro Macedo, Francisco Gomes, Lucicleide Belo, Dioclecio Sousa,  Costa Neto e Fernando Lopes e Silva Neto, que é jaicoense. 

O Título de Cidadania é concedido àqueles que não nasceram em Jaicós, mas que de alguma maneira, em suas áreas de atuação, contribuem com o desenvolvimento do município.

A entrega das honrarias aos desembargadores foi proposta pelo vereador Benedito Alencar da Silveira, através de Projetos de Resolução aprovados pela Câmara de Jaicós em março deste ano.

Na sessão, foi apresentado o histórico de vida dos homenageados, realizada a entrega dos diplomas, e em seguida, os novos cidadãos jaicoenses se pronunciaram em tom de agradecimento.

O homenageado José Ribamar Oliveira, relatou sobre o período em que trabalhou em Jaicós, agradeceu a concessão do Título de Cidadania e afirmou que para ele é motivo de orgulho receber a honraria.  “Dizer a esta egressa Câmara que estou muito feliz e grato por essa honraria que hoje recebo, para mim é motivo de muito orgulho ser cidadão jaicoense. Quero ainda agradecer a vereador Benedito, aos demais vereadores pela concessão desse Título que tem um significado muito grande para mim”.  

O outro homenageado, desembargador Dr. Hilo de Almeida,  presidente do TJ-PI, afirmou que recebe a honraria com responsabilidade e carinho.

“Recebo essa honraria com muita responsabilidade e carinho, e vou me esforçar bastante para não decepciona-los. Temos um compromisso com nossos conterrâneos, nossos irmãos a partir de agora, não podemos nos desgarrar, mas estar presente nessa comunidade, e temos outro grande motivo, um propósito, ceder o prédio da Comarca para fazer um museu, fazer um resgaste histórico da justiça que se confunde muito com a história política. Então quero agradecer por essa oportunidade, dizer que estou emocionado com a presença de tantos desembargadores nessa solenidade, que alegria”, pontou.   

Como forma de demostrar satisfação e orgulho pela honraria, ele encerrou seu discurso, com a estrofe final do hino de Jaicós. “De tua gente, de teu futuro Jaicós, eu me orgulho Jaicós, presente, passado e futuro entrelaça em nossas vidas”.  

Publicidade

O vereador Benedito Alencar, autor das proposições, enfatizou que a honraria aos desembargadores é merecida. “A homenagem é pouca diante do que esses, agora filhos de Jaicós, fizeram por nossa terra. Esperamos que a partir de hoje como jaiceoenses possam fazer ainda mais por Jaicós”, disse. 

O desembargador Fernando Lopes e Silva Neto, que é jaicoense, expressou sua satisfação pela honraria aos dois colegas. “Me sinto feliz pela homenagem aos dois colegas, fiz essa sugestão a Câmara, tendo em vista o excelente serviço prestado pelos dois a nossa querida Jaicós.  Então me sinto deveras honrado com esses dois eminentes desembargadores recebendo a homenagem”, frisou.

O deputado Georgiano Neto, que também já recebeu Título de Cidadania Jaicoense, afirmou horaria é dado para quem tem serviço prestado no município, sendo mais que justa ao homenagem aos desembargadores.

“Falar da minha satisfação de já ter recebido do Título de Cidadão de Jaicós, pois só recebe esse Título quem presta serviços a comunidade, quem desempenha ações que melhoraram a vida das pessoas, como é caso. Então falo publicamente da importância desse momento, nada mais justo que essa homenagem aos dois desembargadores, numa das solenidades mais prestigiadas que já participei, com a presença de onze desembargadores, isso mostra o prestígio, o respeito que o Tribunal de Justiça tem pelos senhores, e também por essa terra. Parabéns aos homenageados”, pontuou.

O prefeito Neném de Edite, expressou sua alegria e gratidão pelo dia marcante, com inauguração do novo Fórum e a solenidade de concessão da Título de Cidadania Jaicoense aos desembargadores.  “Momentos importante e muito prestigiados com a presença de onze desembargadores em Jaicós, sendo a primeira vez que recebemos tantos desembargadores, demostrando o prestígio de nossa cidade. Então parabéns aos homenageados sintam-se filhos dessa terra”.  

Fotos:

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile