Connect with us

DESTAQUES

Desfile cívico resgata a história de Jaicós e celebra Dia da Independência do Brasil

Publicado

em

Milhares de pessoas foram às ruas da centenária cidade de Jaicós no último sábado, dia 7 de setembro, para participarem das comemorações aos 197 anos de independência do Brasil. Um grande desfile cívico foi organizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, com a participação de escolas públicas das redes municipal e estadual, da rede privada, além da Secretaria Municipal de Saúde e veículos do município.

CLIQUE AQUI E VEJA TODAS AS FOTOS!

A concentração aconteceu na Avenida Engenheiro Ribeiro Gonçalves, no bairro Serranópolis, percorreu ruas e avenidas e encerrou em frente a um dos cartões postais da cidade, e Igreja Matriz, onde aconteceu uma cerimônia cívica.

Este ano, o desfile abordou a temática “A história de Jaicós”, desde a sua origem na tribo indígena, como também, a história religiosa, política, educacional, cultural, a economia, agricultura e pecuária, a feira de Jaicós, considerada uma das mais importantes do Estado, a comunidades rurais, além do patrimônio histórico cultural e suas riquezas.

Da rede privada, a Escolinha Pequeno Polegar apresentou a história política do município de Jaicós e trouxe para a avenida um pelotão com os atuais vereadores, além de registros dos ex-prefeitos no período de 1947 até os dias atuais, ex-presidentes da Câmara Municipal, a presença feminina na política jaicoense com as mulheres que já exerceram cargos eletivos, como as ex-prefeitas Sônia Ribeiro e Waldelina Crisanto, e a primeira mulher vereadora, Maria das Mercês de Oliveira Dias Barros.

Publicidade

A Escola Municipal Padre David Ângelo Leal também chamou a atenção do público ao contar a história da Escola Normal Alberto Luz, desde a sua primeira turma, em 1987. Ex-alunas desfilaram uniformizadas. À frente do pelotão, Maria Auzenir, que conduzia um porta-retratos com uma foto histórica de quando era aluna da ESNAL e participou de um desfile cívico em Jaicós.

A riqueza de detalhes surpreendeu e encantou os espectadores. Ao longo do percurso, um grande número de pessoas se aglomerou para assistir ao desfile cívico. “O desfile cívico em Jaicós foi realizado como nos velhos tempos. Trouxe para as ruas grandes multidões que aplaudia a história da cidade de Jaicós. Meus parabéns aos realizadores.”, disse a professora Mercês Barros, a primeira mulher a ocupar assento na Câmara de Jaicós.

Na cerimônia de encerramento, foram executados os hinos, dentre estes, o de Jaicós, que foi cantado pela sua autora, a ex-vereadora Penha Wanderley, e tocado pelo jornalista e músico, Ivo Farias.

Penha falou sobre a alegria de ter seu nome eternizado da história de Jaicós. “Quero agradecer a direção da Escolinha Pequeno Polegar, por ter sido homenageada no pelotão das mulheres que fizeram parte da história política de Jaicós. Fiquei muito feliz também por ter cantado no palanque oficial do desfile de 07 de setembro o Hino Oficial do Município de Jaicós, sendo letra, música e voz de minha autoria, tendo a participação especial do músico Ivo Farias.”, disse.

O prefeito de Jaicós, Ogilvan da Silva Oliveira, o Neném de Edite, participou do desfile conduzindo a bandeira do seu município. Depois, subiu ao palanque, de onde assistiu a passagem de todos os pelotões ao lado de outras autoridades do município.

Em entrevista, ele falou da alegria da sua gestão, pelo segundo ano consecutivo, promover mais um grande desfile cívico em comemoração à independência do Brasil, despertando e mantendo vivo o sentimento patriótico entre as gerações. “Foi tudo muito bonito. Estão de parabéns a Secretaria de Educação pela organização e todas as escolas das redes pública e privada pelo que aqui apresentaram. Foi muito bonito ver a história de Jaicós sendo contada com tantos detalhes, homenageando seus filhos. Tantas pessoas que contribuem e fazem parte da história de Jaicós foram lembradas. Só temos a agradecer a Deus por permitir a gente realizar mais esse evento de valorização do Dia da Independência do nosso Brasil e da nossa história.”, disse.

Publicidade

A secretária de Educação, Sônia Ribeiro, falou que era um sonho resgatar e contar a história do Jaicós para que as gerações conhecessem. “A história de Jaicós é rica, mas não é conhecida pelos nossos adolescentes, pelas nossas crianças e até mesmo por muitos adultos. Então apresentamos o tema e a ideia foi abraçada. As escolas estão de parabéns, pois se dedicaram muito, trabalharam diuturnamente, pesquisando sobre as origens e a história de Jaicós. Acredito que todas as pessoas que amam Jaicós estão se sentindo realizados, planificados.”, disse.

De acordo com a gestora da Educação, o trabalho não encerrou com o desfile. “Esse estudo sobre Jaicós não vai encerrar aqui com o desfile, porque são nossas raízes, nossas origens. Nós queremos levar para nossas escolas e fazer desse tema um enriquecimento nas nossas disciplinas, nas nossas aulas e palestras, para que nossas crianças realmente aprendam e saibam contar a história de Jaicós os seus vários aspectos.”, finalizou.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS