Connect with us

Jaicós

Educação de Jaicós apresenta o Pro Alfabetização e promove formação do programa

Publicado

em

Em mais uma importante iniciativa com o intuito de colaborar para o desenvolvimento da educação, Jaicós foi o primeiro município do Estado do Piauí a aderir ao Programa PRO Alfabetização na Idade Certa, que chega com o objetivo de melhorar os resultados da aprendizagem.

Para o gestor da Secretaria Municipal de Educação, Antônio de Pádua, o Tontonho, esse e outros programas representam um recomeço para que a educação possa voltar ao patamar anterior a pandemia da Covid-19 e melhorar ainda mais a qualidade do ensino.

As ações do programa junto aos educadores e gestores, foram iniciadas em Jaicós nesta sexta-feira (29), quando a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, promoveu um evento de apresentação e a primeira formação do Pro-Alfabetização.

O evento, que aconteceu durante todo o dia, no auditório da Assistência Social, foi voltado para os professores dos anos iniciais (1º e 2º), coordenadores e diretores das escolas municipais.

No início da programação, foi realizada a apresentação da equipe do programa, que é composta pelo Secretário de Educação, Antônio de Pádua, a Coordenadora do programa, Neri Feitosa, e as formadoras Irenilda de Carvalho e Eliene de Sousa.

Logo após, teve início a formação, que em seu primeiro momento, teve o objetivo de apresentar o programa aos cursistas, conhecer a estrutura do mesmo e dialogar sobre algumas orientações relativas ao processo formativo.

Em entrevista, o secretário Antônio de Pádua definiu mais uma vez o programa como um importante aliado na retomada da educação. “O programa tem uma importância tão grande em virtude da pandemia que passamos nesses últimos dois anos, que na verdade nós vamos retomar a educação, nas séries 1ª e 2ª do fundamental II e educação infantil. Vamos trabalhar a base para que os alunos desse programa ao chegarem no 3º ano estejam aptos ao letramento, a matemática, de acordo com a necessidade de aprendizagem deles no 3º ano, pois o que vimos nesse momento de pandemia é que isso está um pouco defasado”.

Tontonho informou que de início, a previsão é que o programa seja trabalhado durante dois anos. “Nesse primeiro momento é a apresentação de como o projeto vai ser trabalhado no município e no início do ano de 2022 vai ter uma formação novamente para o trabalho em si dentro da sala de aula para os professores e também para os diretores e coordenadores de todas as escolas”.

Ele disse que devem ser realizadas três formações no ano de 2022, voltadas ao Ensino Fundamental e posteriormente, uma formação para os professores da Educação Infantil.

Mais sobre o programa

Publicidade

O Programa de Alfabetização na Idade Certa é uma iniciativa do Governo do Estado do Piauí para implementar, em regime de colaboração com os municípios, uma política de Estado para assegurar as condições necessárias para que todos os alunos piauienses cheguem ao final do 2º ano do Ensino Fundamental com o domínio das competências de leitura, escrita, letramento matemático e, consequentemente, com habilidades para avançar nos estudos de forma autônoma.

O PRO Alfabetização conta com cinco eixos, são eles: (I) Fortalecimento da Aprendizagem; (II) Fortalecimento da Gestão Municipal e Escolar; (III) Cooperação, articulação e incentivo; (IV) Comunicação e Engajamento; e (V) Avaliação Externa e Monitoramento.

Veja todas as fotos da formação:

Facebook

MAIS ACESSADAS