Connect with us

DESTAQUES

Educação de Jaicós elabora plano de trabalho e retomará aulas de forma remota dia 13 de julho

Publicado

em

“Em tempo de pandemia, as nossas escolas e o projeto Borboletas entram na sua casa”. Este é o tema adotado pela Secretaria de Educação de Jaicós para vivenciar a atual realidade. Com as aulas presenciais suspensas desde o mês de março, a equipe educacional do município se prepara para retomar as atividades.

Durante todo este período em que as aulas estiveram suspensas, a equipe pedagógica esteve planejando, avaliando, discutindo as melhores estratégias a serem adotadas com o intuito de possibilitar o atendimento a todos os alunos da rede municipal.

Considerando que a maioria dos alunos reside na zona rural e não possui todo o aparato necessário para aulas de forma online, a secretaria, com o objetivo de garantir a continuidade da aprendizagem, assegurando que a educação seja retomada e continue da forma mais harmoniosa possível após a interrupção, optou por elaborar um material impresso, que será distribuído aos alunos.

Conforme a Coordenadora de Ensino, Rosângela Santana, foram elaboradas apostilas diferentes para cada turma. “Este material exibido aqui é o das turmas de borboletas, que são formadas por alunos não leitores, mas temos o material para cada turma, de andorinha, ganso, águia. O material foi preparado de acordo com o nível de leitura. E em cada apostila, colocamos as habilidades, o que vai dar um norte ao professor para saber o que o aluno tem que desenvolver com esse material, e o que ele aprendeu ou não”.

Na última sexta-feira (04), a secretária de Educação Sônia Ribeiro, concedeu entrevista ao Cidades na Net e falou sobre como a secretaria tem se articulado para o retorno das atividades. A gestora informou que foi montado um plano de trabalho, que prevê o retorno das aulas, de forma remota, no dia 13 de julho.

Sônia disse que durante os meses em que as aulas estiveram suspensas, a equipe da secretaria trabalhou incansavelmente para que esse retorno pudesse acontecer.  “O município de Jaicós, ao longo desse período tem construído suas propostas e ações pedagógicas no sentido de garantir o direito da educação e aprendizagem aos nossos educandos.  A equipe da educação não ficou em casa parada, ficamos em casa nos precavendo porque todos tem que ficar em virtude da pandemia, mas nunca paramos de trabalhar. De forma virtual, através de videoconferências, se reunindo algumas pessoas tomando as devidas precauções, estivemos trabalhando para a retomada das aulas”.

Ela disse que caso as aulas tivessem sido retomadas online, menos de 20% dos alunos seriam contemplados. “Estamos há mais de 3 meses com nossas atividades presenciais paradas, sabemos da obrigatoriedade do cumprimento da carga horária, mas tivemos que esperar todas as normativas, medidas provisórias, regulamentos e medidas legais, para que pudéssemos tomar uma iniciativa. Há cerca de 45 dias pensamos muito e fizemos uma análise de como retomaríamos as aulas online, mas vimos que não tínhamos como começar nossas aulas online, porque lamentavelmente nós conhecemos a nossa realidade, do nosso sistema de ensino, da nossa rede educacional que atende as zonas rural e urbana. Então chegamos à conclusão que nossos alunos não dispõem de ferramentas para aulas online. Se fizéssemos aulas dessa maneira, menos de 20% dos alunos seriam contemplados e estaríamos ferindo o direito universal e igualitário da educação”.

Publicidade

Sônia também explicou que o material impresso foi elaborado cuidadosamente para que o processo de aprendizagem não seja quebrado. “Foi um período de muito estudo, analise, discussão, assistimos muitas videoconferências com educadores de outros estados, o presidente da UNDIME, secretários de educação de outros estados, para que pudéssemos preparar um material que realmente não quebrasse o elo do nosso alunado com a escola. Preparamos um material muito rico. Foi feito um estudo pegando de onde o professor parou em março e um levantamento do que o aluno aprendeu e daquilo que o aluno ainda não tinha atingido seu objetivo e foi feito um elo obedecendo os objetivos do conhecimento adquirido naquele período, para quando eles pegarem esse material, eles darem continuidade a aprendizagem”.

A gestora destacou também que as apostilas foram elaboradas seguindo as normas da BNCC. “Esse não é material feito aleatoriamente apenas para dizer que vamos ter aulas remotas, mas ele foi produzido com base nas habilidades contidas na BNCC, feito com muito trabalho, responsabilidade, carinho e muito amor envolvido. Com compromisso e vontade de ver o nosso município crescer, porque o município, estado e país só crescem através da educação”.

Sônia pediu o apoio da população e dos educadores para a retomada das atividades. “Faço um apelo a todos os jaicoenses para que nos ajudem, se envolvam de coração, de braços abertos no processo de ensino aprendizagem do nosso município nessa retomada das aulas de maneira remota. Peço também aos nossos colegas professores, aos quais eu tenho uma grande estima, que estejamos nos preparando, nos organizando para começarmos nossas atividades de forma responsável. O que esperamos é que possamos transformar vidas, nossa educação, para que a nossa Jaicós ainda volte a ser berço da educação piauiense como já foi um dia”.

Ela disse também que o cronograma da entrega do material, que será distribuído nas escolas, será divulgado. “Faço um apelo as famílias que nos ajudem com as atividades que serão distribuídas nas escolas. Em breve vou divulgar onde o material vai estar para que os pais possam vir buscar, sem aglomeração, receberem e assinarem um documento comprovando que estão levando o material para casa para que as crianças façam as atividades e devolvam para que os professores façam a correção e avaliem o nível de aprendizagem dos nosso alunos”.

A secretária disse ainda que as escolas estão fechadas prezando pelo bem estar de todos, mas que o material elaborado chegará a casa de cada estudante.  “As escolas estão fechadas por conta da pandemia, prevenindo, zelando, prezando o bem estar de todos vocês, mas no nosso material temos aqui o nosso lema “Em tempo de pandemia, as nossas escolas e o projeto Borboletas entram na sua casa”. Vocês não poderão vir a escola, mas nós estamos com todo carinho, amor, compromisso, enviando até a casa de vocês o nosso material para que os filhos de vocês continuem no processo de ensino aprendizagem. A todos os nossos professores, zeladores, vigias, merendeiras, todos os colaboradores da Educação e aos pais, comunidade, nossos queridos alunos, sintam-se abraçados nesse momento de pandemia pela Secretaria de Educação”.

Publicidade

Aulas presenciais

Conforme decreto do Governo do Estado, as aulas presenciais no Piauí seguem suspensas até 31 de julho.  Ainda há possibilidade de que o prazo de suspensão das aulas seja estendido, mas mesmo assim, a Secretaria de Educação de Jaicós já tem se preparado também para o retorno das atividades presenciais.

Portanto, o plano de trabalho elaborado, compreende também o retorno dos alunos a sala de aula, trazendo como sugestão para início das aulas, o dia 1º de agosto. “Estamos vivendo em meio a uma pandemia, é uma situação indefinida. Então, o que estamos fazendo é porque temos que estar organizados, mas não sabemos decerto quando tudo isso vai passar” destacou a secretária.

Conforme Sônia Ribeiro, para garantir um retorno de forma segura, a Gestão Municipal tem preparado todo o aparato necessário. “Como medida de segurança, a Secretaria de Educação, através da gestão do nosso prefeito Neném de Edite, que tem tido todo o interesse em reestruturar as escolas no sentido de colocar toda uma estrutura, que disponibilize um aparato de higiene, pois nós precisamos de segurança dentro das escolas e nos ônibus, vai garantir a distribuição de máscaras para todos os alunos, de álcool em gel em vários lugares supervisionado com uma pessoa ao lado para estar orientando nossas crianças, além de lavatórios em vários lugares nas escolas, desde a entrada, a refeitórios, corredores, estão sendo instalados lavatórios par que haja uma higienização. Já solicitamos também EPIs para os nossos profissionais que irão trabalhar fazendo a limpeza, a merenda, para que haja todo um processo de higienização” informou.

Entre as estratégias e dinâmicas elencadas pela secretaria no plano para retomada das aulas, estão : mais articulação juntamente ao Conselho Municipal de Educação, como forma de garantir a qualidade do ensino; momento de acolhimento ao professor e demais funcionários do sistema de ensino; reorganização do calendário escolar; aulas presenciais e aulas no modo Homeschooling (atividades não presenciais);  uso da pedagogia da alternância; sábados letivos; intervalos com atividades pedagógicas monitoradas e dirigidas e mais diálogos pedagógicos durante a semana.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS